Questões de Concurso Público ALERJ 2017 para Especialista Legislativo - Arquitetura

Foram encontradas 29 questões

Q790312 Arquitetura
O Museu do Amanhã, inaugurado em 17 de dezembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. A obra construída e os projetos visionários de Calatrava caracterizam-se por:
Alternativas
Q790313 Arquitetura
O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22. A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:
Alternativas
Q790314 Arquitetura
O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos. Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:
Alternativas
Q790315 Arquitetura
Com o desenvolvimento da economia colonial, a arquitetura religiosa passou, no século XVII, a apresentar melhor qualidade técnica e formal. Nesse período, uma das principais características arquitetônicas dos templos consistia no emprego de:
Alternativas
Q790316 Arquitetura
No processo de organização funcional de seu escritório de arquitetura, o arquiteto apresentou à equipe as etapas sequenciais de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura, conforme abaixo, identificando-as com algarismos crescentes de 1 a 8:
( ) estudo de viabilidade técnica (EV-ARQ); ( ) anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ); ( ) projeto básico de arquitetura (PB-ARQ); ( ) levantamentos de dados para arquitetura (LV-ARQ); ( ) projeto legal de arquitetura (PL-ARQ); ( ) programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ); ( ) projeto para execução de arquitetura (PE-ARQ); ( ) estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ).
A sequência correta dessas etapas é:
Alternativas
Q790317 Arquitetura
No projeto, para o acréscimo de um pavimento de garagem aos dois pavimentos de garagem já existentes em um edifício, o arquiteto elaborará outra rampa de ligação entre o novo pavimento e os existentes, cujos acessos já são feitos por rampa. Utilizando-se a inclinação máxima para esse caso, estabelecida pelo Código de Obras do Município do Rio de Janeiro, e sabendo-se que a altura de piso a piso é de 3,00 m, a projeção horizontal dessa rampa será de:
Alternativas
Q790318 Arquitetura
O arquiteto foi incumbido de preparar as superfícies de trabalho em plano horizontal, para o desenvolvimento de tarefas manuais, de uma sala que receberá portadores de necessidades especiais que utilizam cadeira de rodas. Em atendimento à NBR 9050:2015, que dispõe sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, um dos parâmetros a ser observado nessas superfícies é:
Alternativas
Q790319 Arquitetura
No projeto de reforma para adaptar uma edificação aos parâmetros estabelecidos pela NBR 9050:2015, o arquiteto deverá adequar o desnível de 75 mm, existente numa rota acessível. O procedimento correto, nesse caso, será:
Alternativas
Q790320 Arquitetura
De modo a garantir a visualização da atividade desenvolvida no palco de um teatro, para P.C.R. (pessoa em cadeira de rodas) e para P.M.R. (pessoa com mobilidade reduzida), estabelecida pela NBR 9050:2015, o arquiteto calculará a localização dos espaços, traçando um ângulo visual a partir do limite superior da boca de cena até a linha do horizonte visual, com altura de 1,15 m do piso. Esse ângulo deverá ser de:
Alternativas
Q790321 Arquitetura
Na execução de um telhado com estrutura pontaletada em madeira, recomenda-se ao arquiteto:
Alternativas
Q790322 Arquitetura
Ao analisar as propriedades do gesso para utilizá-lo como revestimento num de seus projetos, o arquiteto verificou que o material:
Alternativas
Q790323 Arquitetura
Ao utilizar canalização aparente numa edificação industrial, o arquiteto identificou, corretamente, as cores fundamentais com que devem ser pintadas cada tipo de instalação.
(1. vermelha; 2. verde; 3. cinza-escuro; 4. amarela)
( ) água exclusiva de combate a incêndio; ( ) gás combustível; ( ) eletroduto; ( ) água fria.
A identificação corresponde a essas instalações, de cima para baixo é:
Alternativas
Q790324 Arquitetura
Como no projeto de instalação elétrica de uma cozinha industrial, o arquiteto teve que prever pontos de tomada de uso específico, sem ter conhecimento da potência do equipamento a ser alimentado, precisou atribuir a esses pontos de tomada a potência:
Alternativas
Q790325 Arquitetura
O proprietário de uma galeria de arte solicitou ao arquiteto que substituísse as lâmpadas quartzo-halógenas (dicroicas) empregadas no local, porque embora elas constituam um tipo aperfeiçoado das lâmpadas incandescentes, apresentam como desvantagem em relação às incandescentes comuns:
Alternativas
Q790326 Arquitetura
No projeto de um auditório destinado a múltiplos usos, tendo como fonte sonora tanto a palavra falada como a música, o arquiteto, para alcançar a qualidade acústica no ambiente, independentemente do custo, deve optar por superfícies:
Alternativas
Q790327 Arquitetura
Ao empregar enormes superfícies envidraçadas nos compartimentos de uma edificação, o arquiteto teve como objetivo principal:
Alternativas
Q790328 Arquitetura
Ao definir a implantação dos blocos de um agrupamento de edifícios, o arquiteto optou por localizá-los, intercaladamente, em direção ao vento dominante. Sua decisão foi:
Alternativas
Q790329 Arquitetura
Apesar das formas dos taludes de corte e de aterro só poderem ser determinadas após a realização dos estudos geológicos do solo do sítio, alguns critérios formais generalistas podem ser antevistos pelo arquiteto. Um desses critérios a ser empregado em terrenos não rochosos é o uso de:
Alternativas
Q790330 Arquitetura
Uma nova percepção da cidade vem sendo construída a partir do desejo coletivo de que ela seja socialmente integrada: “a cidade de todos”. Nesse contexto, surge o Princípio da Contiguidade, que:
Alternativas
Q790331 Arquitetura
No âmbito da morfologia urbana, o lote-parcela fundiária é um elemento morfológico do espaço urbano considerado como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: D
5: D
6: C
7: C
8: E
9: B
10: C
11: E
12: A
13: C
14: C
15: A
16: E
17: A
18: D
19: C
20: B