Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2017 para Técnico de Nível Superior II - Engenharia Civil

Foram encontradas 30 questões

Q868791 Engenharia Civil

Um viga biengastada de 10 m de vão suporta em equilíbrio uma carga triangular, cujo valor cresce de zero no apoio da esquerda até 6 kN/m no apoio da direita.


Sabendo que a viga possui seção reta constante, o valor do momento fletor em módulo no apoio da direira é, em kNm, igual a

Alternativas
Q868792 Engenharia Civil

A cortina de concreto armado de uma ponte de 2 m de altura e 10 m de comprimento foi projetada para suportar um solo de coesão nula, ângulo de atrito igual a 30° e peso específico de 18 kN/m3.


O valor da força resultante do empuxo de terra sobre a área da cortina é, em kN, igual a

Alternativas
Q868793 Engenharia Civil
O núcleo central de inércia de uma coroa circular de 200 mm de diâmetro interno e de 400 mm de diâmetro externo é um círculo concêntrico à coroa circular, cujo diâmetro, em mm, é igual a
Alternativas
Q868794 Engenharia Civil
A amostra de um solo possui densidade real igual a 2,50. Sabendo que a densidade real da parte sólida do solo é 2,00, a porosidade do solo, em %, é igual a
Alternativas
Q868795 Engenharia Civil

O coeficiente de permeabilidade de uma amostra de areia fina é igual a 10-5 m/s, que foi obtido com o uso de um permeâmetro de carga constante. Foram utilizados um reservatório superior com água e um reservatório inferior com a amostra de areia. O tempo do ensaio durou 10 min e consumiu 6 L de água.

Sabendo que a área da seção transversal e o comprimento medido no sentido do fluxo de água da amostra de areia foram 4000 cm2 e 20 cm, respectivamente, a diferença do nível entre os reservatórios superior e inferior, em cm, é igual a

Alternativas
Q868796 Engenharia Civil

Um terreno de 9 m de profundidade é formado por duas camadas de solo. A partir do nível do terreno, de cima para baixo, a primeira camada de solo de 4 m de profundidade é formada por argila com peso específico de 15 kN/m3, enquanto a segunda camada de solo de 5 m de profundidade é composta por areia com peso específico de 18 kN/m3. Nos últimos 4 m de profundidade da segunda camada de solo, há um lençol freático.


Sabendo que o peso específico da água é 10 kN/m3, o valor da tensão efetiva em um ponto situado a 1 m acima do fim da segunda camada de solo de areia é, em kN/m2, igual a

Alternativas
Q868797 Engenharia Civil

Extravasamento por canal lateral sem declividade e rampa extravasora é um tipo de solução para o dimensionamento do sistema extravasor de uma barragem de terra.


Sabendo que:


H1 é o desnível geométrico entre o fundo do canal extravasor e a extremidade final da rampa extravasora;

H2 é a altura da água no canal extravasor;

V0 é a velocidade de escoamento no canal extravasor;

H3 é a altura da água no final da rampa extravasora; e

G é a aceleração da gravidade,


a velocidade teórica no pé da rampa extravasora, de forma simplificada, é dada por

Alternativas
Q868798 Engenharia Civil

Uma sapata de concreto armado de 560 mm de altura útil está submetida a um momento fletor em serviço de 289 kNm ao longo de uma das suas dimensões. A armadura de flexão é formada por barras de aço do tipo CA-50.


Sabendo que o coeficiente de majoração de carga e o coeficiente de minoração da resistência do aço são iguais a 1,40 e 1,15, respectivamente, e, adotando que o braço de alavanca seja 85% da altura útil da sapata, a área da armadura de flexão deve ser, em mm2, igual a

Alternativas
Q868799 Engenharia Civil

Um bloco de fundação com dimensões de 2,5 x 2,0 x 0,8 metros deverá ser executado com concreto de traço 1:1, 5:2, 5 e com consumo de cimento de 350,0 kg/m³. No canteiro da obra existem 20 sacos de 50 kg de cimento, 2.500 kg de areia seca e 3.000 kg de agregado graúdo seco.


Para a execução do volume de concreto do bloco, será necessário comprar a seguinte quantidade mínima de material:

Alternativas
Q868800 Engenharia Civil

Um fornecedor entregou na obra um volume de 20 m³ de areia. Ensaios realizados com o material indicaram massa unitária do material seco de 1500 kg/m³, inchamento médio de 25 % e umidade crítica de 5,0 %.


Admitindo-se que toda a areia entregue na obra se encontra com umidade aproximadamente igual à crítica, a massa de areia seca disponível é, aproximadamente, de

Alternativas
Q868801 Engenharia Civil

Com relação ao projeto e à execução de sapatas de concreto, analise as afirmativas a seguir.


I. Devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura.

II. A camada de solo de, no mínimo, 30 cm acima da cota de assentamento prevista, deve ser removida manualmente.

III. Em planta, não devem ter dimensões inferiores a 100 cm.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q868802 Engenharia Civil

Relacione os tipos de estacas moldadas in loco às suas respectivas características gerais.


1. Estacas Strauss

2. Estacas hélice contínua monitorada

3. Estacas raiz

4. Estacas Franki


( ) A perfuração é executada por meio de um perfuratriz rotativa ou rotopercussiva com o uso de circulação direta de água. A perfuração é então armada, preenchida com argamassa e submetida a uma pressão interna.

( ) A perfuração é executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo, sendo a injeção de concreto realizada pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada.

( ) A perfuração é executada mediante o emprego de uma sonda, com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados. A concretagem é realizada por apiloamento do concreto, enquanto retira-se gradativamente o revestimento.

( ) A perfuração é executada por meio da cravação de um tubo por meio de sucessivos golpes de um pilão em uma bucha de pedra e areia aderida ao tubo. Atingida a cota de apoio procede-se à expulsão da bucha, à instalação da armadura e à execução do concreto.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q868803 Engenharia Civil

Com relação aos detalhes construtivos que devem constar de um projeto executivo de impermeabilização, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A inclinação do substrato das áreas horizontais externas deve ser de no mínimo 0,5% em direção aos coletores de água.

( ) A impermeabilização dos pisos deve ser estendida nas paredes até uma altura mínima de 20 cm acima do nível do piso acabado ou 10 cm do nível máximo que a água pode atingir.

( ) As tubulações hidráulica, elétrica, de gás e outras que passam paralelamente sobre a laje devem ser executadas sob a impermeabilização e nunca sobre ela.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q868804 Engenharia Civil

Com relação às causas da pulverulência (fenômeno patológico dos revestimentos de argamassas inorgânicas), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) É causada por traço pobre em aglomerante;

( ) É causada por carbonatação insuficiente da cal, no caso de argamassas de cal;

( ) É causada por ausência de finos no agregado.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q868805 Engenharia Civil
A aceitação do concreto auto-adensável no estado fresco, para todas as aplicações, tem como requisitos mínimos obrigatórios, os seguintes ensaios:
Alternativas
Q868806 Engenharia Civil

Leia o fragmento a seguir.


“Vidro ____ é o vidro plano, transparente, incolor, obtido por fundição e ____ onde se incorpora, durante o processo de fabricação, uma malha de _____ .”


Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Q868807 Engenharia Civil
Observe o canal triangular com declividade So = 0,004 m/m e com coeficiente de rugosidade n = 0,012, que escoa uma vazão Q = 2 m3/s. 
               Imagem associada para resolução da questão
Inicialmente é estabelecido um movimento uniforme com altura de lâmina de água H = 0,90 m. Posteriormente, é colocada no canal uma comporta que define, à sua montante, uma altura de água superior a H e, à sua jusante, um escoamento bem raso, com altura inferior a H.
Dados: 
Equação de Manning: Imagem associada para resolução da questão, onde: A é a área molhada, Rh é o raio hidráulico e So é a declividade.
Equação de Froude: Imagem associada para resolução da questão , onde: V é a velocidade, g = 9,81 é a gravidade e y é a profundidade hidráulica.
Os regimes de escoamento antes da colocação da comporta e imediatamente à jusante da comporta, após a colocação desta, são, respectivamente, 
Alternativas
Q868808 Engenharia Civil

Em uma tubulação de diâmetro D = 400 mm, a água escoa em regime permanente por uma extensão L de 500 m, ligando um ponto M, com cota topográfica de 85 m, no qual a pressão interna no líquido é de 294 kN/m2, a um ponto N, com cota topográfica de 70 m, no qual a pressão interna no líquido é de 343 kN/m2.

Dados: gravidade=9,8 m/s2;


Bernoulli: Imagem associada para resolução da questão; onde: Hi é a carga hidráulica no ponto i, Pi é a pressão no ponto i, zi é a cota topográfica do ponto i e Vi é a velocidade do fluido no ponto i;


Equação Universal: Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que o peso específico da água é de 9,8 kN/m3 e que a vazão é de 0,13823 m3/s, assinale a opção que indica o fator de atrito da tubulação.

Alternativas
Q868809 Engenharia Civil

A figura a seguir mostra uma tubulação horizontal, rigidamente fixada em todo seu comprimento, que possui uma contração de um diâmetro de 0,4 m para um diâmetro de 0,1 m. Nas laterais da tubulação foram colocados pistões e o espaço entre eles foi preenchido com água. 


                  Imagem associada para resolução da questão


Desprezando o atrito, o valor da força F1 a ser aplicada ao pistão da tubulação mais larga, com o objetivo de equilibrar uma força F2 de 80 N aplicada ao pistão mais estreito, é de  

Alternativas
Q868810 Engenharia Civil

A figura a seguir mostra as cotas, relacionadas a um Datum local, de alguns pontos do projeto de uma estação de bombeamento.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que as perdas na sucção são de 0,6 m e que as perdas no recalque são de 2,2 m, a altura manométrica total, em m, para dimensionamento da bomba é de

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: E
5: C
6: A
7: D
8: E
9: D
10: A
11: D
12: B
13: A
14: D
15: E
16: E
17: E
18: D
19: E
20: B