Questões de Concurso Público SEPOG - RO 2017 para Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Foram encontradas 11 questões

Q847789 Direito Administrativo

Com relação aos processos de licitação pública, analise as afirmativas a seguir.


I. Não se admite tratamento diferenciado entre empresas brasileiras e estrangeiras, salvo quando envolverem financiamentos por agências internacionais.

II. Constitui critério de desempate, em licitações públicas, serem os bens ou serviços produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

III. O processo licitatório será público, em todas as suas fases, para que desta forma se atenda ao princípio da transparência na Administração Pública.

IV. É possível se estabelecer margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam às normas técnicas brasileiras.


Assinale a opção que contempla apenas afirmativas corretas.

Alternativas
Q849821 Direito Administrativo

Os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal”.


De acordo com os princípios constitucionais que regem a Administração Pública, assinale a opção que apresenta o princípio constitucional a que se refere a conduta acima.

Alternativas
Q849822 Direito Administrativo
Segundo a Constituição da República, a Administração Pública Indireta compreende as categorias de entidades dotadas de personalidade jurídica própria, listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q849823 Direito Administrativo

Os contratos administrativos estão disciplinados na Lei nº 8.666/93, e podem ser considerados os ajustes firmados entre a administração pública, agindo nesta qualidade, e outras partes, desde que em conformidade com o interesse público, sob a regência do direito público e nos termos estabelecidos pela própria contratante.


Sobre as características dos contratos administrativos, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q849826 Direito Administrativo
As opções a seguir apresentam princípios constitucionais que regem a Administração Pública, tanto a direta quanto a indireta, em todos os níveis da administração (municipal, estadual e federal), à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q849827 Direito Administrativo
Os agentes públicos – agentes administrativos – representam a grande maioria dos agentes e subdividem-se em no mínimo três categorias, a saber:
Alternativas
Q849828 Direito Administrativo
As opções a seguir apresentam características das concessões de serviços públicos, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q849831 Direito Administrativo

A respeito da revogação de atos administrativos que no entendimento da Administração Pública, embora não apresentem ilegalidade, não são mais convenientes ao interesse público, ou seja, tornaram-se inconvenientes e inoportunos.


A partir do fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Tal revogação tem por base o poder discricionário do administrador e só pode ser aplicada sobre atos discricionários.

( ) Já que não houve ilegalidade no ato administrativo, os eventuais direitos adquiridos, que dele se originaram, serão mantidos.

( ) A revogação de um ato opera efeitos que não retroagem à sua origem - efeitos ex nunc.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q849832 Direito Administrativo

A anulação de atos administrativos decorre de sua ilegalidade e pode ser originada de dois modos distintos: a própria Administração Pública uma vez que tome ciência do vício de legalidade do ato, deverá anulá-lo, (é o chamado controle interno) e, ainda, a possibilidade de se recorrer ao Judiciário para que determinado ato administrativo, eivado de vício de legalidade, seja anulado.


Sobre a anulação de um ato administrativo, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A anulação de um ato administrativo, em tese, deve implicar o desfazimento de todas as relações que dele resultaram.

( ) A anulação de um ato opera efeitos que não retroagem à sua origem – efeitos ex tunc.

( ) Os efeitos ex tunc podem ser flexibilizados.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q849834 Direito Administrativo
Sobre conduta do servidor público, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q849837 Direito Administrativo

Relacione as instituições listadas a seguir às suas respectivas definições.


1. Autarquia

2. Empresa Pública

3. Sociedade de Economia Mista


( ) serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

( ) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em Direito.

( ) entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou à entidade da administração indireta.


Assinale a opção que indica a correlação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: D
5: D
6: B
7: C
8: D
9: C
10: A
11: B