Questões de Concurso Público AL-RO 2018 para Analista Legislativo - Arquivologia

Foram encontradas 40 questões

Q931627 Arquivologia
Após a Revolução Francesa estabeleceu-se o quadro de uma administração de arquivos públicos de âmbito nacional. Pela primeira vez uma administração orgânica de arquivos cobriu toda a rede de depósitos de documentos criados por outras repartições públicas.
Na Arquivologia, essa perspectiva é considerada uma visão
Alternativas
Q931628 Arquivologia
A função que objetiva conferir racionalidade à criação ou origem dos documentos de arquivo, de forma a padronizá-los, segundo o objetivo para o qual foi criado, é denominada
Alternativas
Q931629 Arquivologia
Na dinâmica seletiva para formar a parte da massa documental que apresente valores, o arquivista atribui valor a um documento.
Quando o arquivista vê no documento uma utilidade diferente daquela para a qual foi originalmente produzido, trata-se do valor
Alternativas
Q931630 Arquivologia
A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR (CPF) – está baseada na forma normalizada do nome, combinada com outros elementos informativos que permitem identificar e descrever a entidade mencionada e que podem também remeter a outros registros de autoridade relacionados.
Assinale a opção que sintetiza o escopo de descrição da ISAAR (CPF).
Alternativas
Q931631 Arquivologia
Sobre o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, órgão colegiado que tem divulgado publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico, analise as afirmativas a seguir.
I. É um órgão subordinado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). II. É presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional, além de integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas. III. Propõe ao Presidente da República, por intermédio do Ministro de Estado da Justiça, a declaração de interesse público e social de arquivos privados.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q931632 Arquivologia
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Seu objetivo é garantir descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas.
O campo em que o profissional deve indicar o local de produção da unidade de descrição para a identificação da localidade, denomina-se
Alternativas
Q931633 Arquivologia
Relacione os exemplos de campos de descrição arquivística, de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, às suas respectivas identificações.
1. Dossiê (4) 2. textuais 0,65m e 2 fotografias 3. BR CPDOC JG 4. Rio de Janeiro, Distrito Federal
( ) 1.1 Código de referência ( ) 1.3 Data(s) ( ) 1.4 Nível de descrição ( ) 1.5 Dimensão e suporte
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q931634 Arquivologia
No processamento técnico do arquivo de uma instituição em que se busca aplicar o princípio da proveniência, mesmo considerando que os documentos foram recolhidos diretamente do produtor pela instituição arquivística pública, é indispensável que se leve em consideração
Alternativas
Q931635 Arquivologia
Na organização adequada dos acervos arquivísticos, o profissional de arquivo, quando realiza o trabalho de arranjo, seguintes princípios:
Alternativas
Q931636 Arquivologia
No contexto da realização das funções arquivísticas, o profissional que atua na identificação de fundo dentro de um arquivo permanente precisa aplicar o Princípio da Proveniência como critério que impõe uma classificação arquivística aos documentos.
Nessa situação, o arquivista deve identificar o produtor de um arquivo quando reconhecer
Alternativas
Q931637 Arquivologia
A gestão de documentos no Poder Executivo Federal brasileiro, incluindo a orientação técnica e a aprovação dos instrumentos de avaliação e classificação, é uma competência do
Alternativas
Q931638 Arquivologia
Sobre as atividades das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação. II. Deverá analisar, avaliar e selecionar os documentos relativos às atividades-meio, obedecendo aos prazos estabelecidos na tabela de temporalidade e de destinação expedida pela própria instituição. III. Deverá avaliar os documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela instituída, estabelecendo os prazos de guarda e destinação daí decorrentes, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q931639 Arquivologia
O arquivista da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia percebe a necessidade de aperfeiçoar os meios que permitem aos usuários identificar e localizar documentos ou informações. Demanda-se um instrumento de pesquisa panorâmico sobre o conjunto de fundos de arquivo custodiados, que permite aos usuários avaliar o potencial de se informar e resolver suas necessidades de informação.
Assinale a opção que indica o instrumento de pesquisa mais adequado nessa situação.
Alternativas
Q931640 Arquivologia
Em atenção às recomendações do Conselho Nacional de Arquivos para digitalização de documentos arquivísticos permanentes, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação. II. Deve incrementar a preservação e segurança dos documentos arquivísticos originais que estão em outros suportes não digitais, por restringir seu manuseio. III. Deve eliminar os acervos arquivísticos não digitais, na medida em que reproduz formatos e apresentações diferenciados do formato original.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q931641 Arquivologia
A implantação de um repositório digital confiável é fundamental para assegurar a preservação, o acesso e a autenticidade de longo prazo dos materiais digitais.
Considerando a instrução sobre Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq do CNA, esse repositório deve adotar os procedimentos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q931642 Arquivologia
A instrução do Conselho Nacional de Arquivos sobre Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq identifica três conjuntos de requisitos para um repositório digital confiável: infraestrutura organizacional, gerenciamento do documento digital e tecnologia, infraestrutura técnica e segurança.
Assinale a opção que apresenta os aspectos de tecnologia, infraestrutura técnica e segurança.
Alternativas
Q931643 Arquivologia
A unidade arquivística responsável pelo processamento técnico de documentos com uso pouco frequente, aguardando pelo cumprimento do valor primário estabelecido pelo instrumento de avaliação, no âmbito da gestão de documentos, é denominada
Alternativas
Q931644 Arquivologia
Assinale a opção que indica a denominação do serviço arquivístico encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos, dentro de um programa de gestão de documentos.
Alternativas
Q931645 Arquivologia
A microfilmagem para preservação implica na produção de três gerações de filme, incluindo o filme que se encontra dentro da câmara, uma duplicação e cópias para pesquisa.
Assinale a opção que apresenta suas denominações, respectivamente.
Alternativas
Q931646 Arquivologia
Com relação ao Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Abarca todas as fontes de informação existentes no órgão ou entidade, incluindo o sistema de gestão arquivística de documentos, biblioteca, centro de documentação, serviço de comunicação, entre outros. ( ) Conjunto de tecnologias utilizadas para organizar a informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas seguintes funcionalidades: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição ( ) Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e, como tal, sua concepção tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: D
6: C
7: B
8: D
9: E
10: A
11: D
12: D
13: B
14: D
15: B
16: E
17: C
18: B
19: C
20: C