Questões de Concurso Público MPE-AL 2018 para Analista do Ministério Público - Administrador de Rede
Foram encontradas 11 questões
O processo de gestão de riscos de segurança da informação consiste em diversas atividades que podem ter um enfoque iterativo visando seu aprofundamento e detalhamento.
De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27005:2011, assinale a opção que indica a atividade que pode ter um enfoque iterativo.
Uma das seções de controle de segurança da informação é a Segurança em Recursos Humanos. Ela busca assegurar, dentre outros objetivos, que os funcionários e as partes externas estejam conscientes e cumpram suas responsabilidades pela segurança da informação.
De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, seção Segurança em Recursos Humanos, durante a contratação convém implementar o controle
No desenvolvimento dos critérios básicos para a avaliação, o impacto e a aceitação de riscos consideram, entre outros itens, o valor estratégico do processo, a criticidade dos ativos de informação, a perda de oportunidades e os danos à reputação.
De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 27005:2011, o desenvolvimento desses critérios básicos no processo de gestão de riscos de segurança da informação, é realizado
Para realizar a contabilidade de sua pequena empresa, Beth acessou a Internet e fez o download de um programa de calculadora. Ao executar o programa, Beth observou que diversos arquivos foram excluídos do seu computador e, com isso, percebeu que foi vítima de um malware.
O tipo de programa de comando útil, ou aparentemente útil, executado por Beth, contendo código oculto que, quando invocado, realiza alguma função indesejada ou prejudicial, é o
Roger é administrador de rede de uma empresa e tem recebido diversas reclamações dos usuários relatando que e-mails aparentemente enviados de uma origem, na verdade, foram enviados de outra. Alguns usuários também reclamaram que, ao navegar para um site, são redirecionados para outro.
A rede que Rogers administra pode ter sido vítima de um ataque que falsifica endereços IP, e-mails e DNS, chamado
Considere o sistema de assinatura digital Gama e que a entidade Alfa deseja enviar uma mensagem assinada digitalmente para uma entidade Beta.
Considere ainda:
1) O par de chaves: Chave_Pub_Alfa e Chave_Priv_Alfa, as chaves pública e privada (ou secreta) de Alfa;
2) O par de chaves: Chave_Pub_Beta e Chave_Priv_Beta, as chaves pública e privada (ou secreta) de Beta;
3) MENSAGEM_M é a mensagem a ser transmitida;
4) ASSINAR() é a função que assina digitalmente a MENSAGEM_M usando uma Chave, transformando-a em MENSAGEM_M_ASSINADA;
5) VERIFICAR() é a função que verifica a assinatura digital da MENSAGEM_M, usando uma Chave, transformando-a em MENSAGEM_M_VERIFICADA;
O esquema que descreve corretamente as operações necessárias para a entidade Alfa assinar digitalmente a MENSAGEM_M e depois esta mesma MENSAGEM_M ser verificada como tendo sido realmente assinada pela entidade Alfa, utilizando-se o par de chaves adequado, é
Pedro pretende implementar uma técnica de defesa em profundidade, baseada em camadas de segurança. Um dos principais requisitos da técnica de defesa é estabelecer um perímetro de segurança que forma uma proteção lógica ao redor de uma rede.
O componente a ser utilizado por Pedro nesse perímetro de segurança, cujos métodos baseiam-se em anomalia e por assinatura na identificação de tráfego malicioso, é
Janaína pretende padronizar seus procedimentos de controle de acesso, com base na norma ISO 27002. A parte referente ao controle de acesso privilegiado cita, de forma geral, que o acesso deve ser restrito e controlado e que se institua um processo formal de concessão de privilégios.
Para que Janaína implemente o controle de acesso privilegiado convém considerar que:
O ativo de informação de uma organização pode ser um sistema de informação, assim como o seu meio de armazenamento, transmissão ou processamento.
Em um processo de segurança da informação, é importante identificar e classificar os ativos da organização, a fim de se aumentar o controle sobre eles e possibilitar a priorização de investimentos nos ativos mais críticos.
Faz parte da gestão de ativos: