Questões de Concurso Público SEFIN-RO 2018 para Auditor Fiscal de Tributos Estaduais
Foram encontradas 10 questões
Observe o mapa do Estado de Rondônia.
I - Esse rio possui suas nascentes localizadas na vizinha Bolívia e, ao adentrar em espaço geográfico brasileiro, recebe, em sua margem esquerda, o rio Guaporé, estabelecendo, a partir daí, o limite internacional entre os dois países. Ao longo de seu trajeto, drena as cidades coirmãs de Guajará-Mirim (Brasil) e Guayaramerin (Bolívia).
II - Esse rio possui suas nascentes principais na Chapada dos Pacaás Novos. Ao longo de seu percurso até sua foz, na margem esquerda do rio Madeira, drena a cidade de Ariquemes, um dos maiores núcleos urbanos do estado de Rondônia. O barramento localizado nessa drenagem possibilitou a implantação da Usina Hidrelétrica de Samuel.
Os textos I e II referem-se, respectivamente, às bacias
hidrográficas assinaladas no mapa com os números
Superfícies aplainadas situadas no interior de uma vasta área rebaixada por movimentos tectônicos, cujas cotas variam entre 150 e 250 m. Essa área apresenta-se, em parte, entulhada por uma sedimentação fluviolacustre recente, sendo delimitada, ao norte, pelas superfícies aplainadas do sul da Amazônia e, e a nordeste, pela Chapada dos Parecis.
Assinale a opção que indica o domínio geomorfológico do Estado
de Rondônia a que a imagem e o texto se referem.
O Zoneamento Socioeconômico-Ecológico (ZSEE) do Estado de Rondônia é um dos instrumentos de planejamento da ocupação e do controle de utilização dos recursos naturais do Estado.
A respeito do ZSEE, analise as afirmativas a seguir.
I. Orienta a implementação de medidas visando à elevação do padrão socioeconômico da população, por meio de ações que levem em conta a potencialidade, as restrições de uso e a proteção dos recursos naturais de forma sustentável.
II. Classifica o Estado em zonas, em função do grau de ocupação, vulnerabilidade ambiental e aptidão de uso, bem como pelas Unidades de Conservação.
III. Define subzonas específicas para incrementar o desenvolvimento das atividades industriais, concedendo vantagens fiscais e alfandegárias capazes de atrair investimentos externos.
Está correto o que se afirma em
Os mapas a seguir apresentam diferentes formas de representação do espaço amazônico.
Assinale a opção que identifica, de cima para baixo, os espaços a
que os mapas 1, 2 e 3 se referem.
Éder de Oliveira parte de rostos estampados nas páginas criminais de jornais paraenses para pintar o tipo humano "caboclo". Para o artista, a imagem do homem amazônico, com a qual estamos familiarizados, é a das páginas policiais, o que gera estigma social e torna sua humanidade "invisível" para a sociedade.
Com relação à investigação estética do artista, analise as afirmativas a seguir.
I. O retrato do “homem amazônico” é construído com traços de negros, mestiços e índios, evidenciando a diversidade étnica e cultural que está na origem da identidade amazônica.
II. A reflexão sobre a identidade da sociedade amazônica é uma oportunidade para discutir temas universais como pobreza, marginalização e violência.
III. Os retratos dos jornais são deslocados de seu contexto original, a crônica criminal, e pintados em grandes formatos, permitindo um outro olhar sobre aqueles rostos invisibilizados.
Está correto o que se afirma em
Analise a figura a seguir.
A respeito da importância da expedição de Pedro Teixeira (1637- 1639) para a conquista lusa do vale do Amazonas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Sua viagem de penetração visava ocupar a maior parte da bacia do Alto Amazonas, para forçar a Coroa de Castela a fazer uma aliança militar com Portugal.
( ) Suas iniciativas de povoamento, na viagem de retorno Quito-Belém, buscavam marcar a presença de Portugal além da linha limítrofe do Tratado de Tordesilhas.
( ) Sua expedição de reconhecimento viabilizou o estabelecimento de fortificações ao longo do percurso, como a do Real Forte Príncipe da Beira.
Na ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
Na primeira metade do século XX, a noção de "vazio territorial" atualizava o conceito de "sertão", entendido como um espaço abandonado que, desde as denúncias de Euclides da Cunha, vinha preocupando as elites brasileiras interessadas em construir uma nação. Por outro lado, as áreas ocupadas do Brasil eram vistas como um arquipélago, onde cidades ou regiões pouco tinham a ver entre si.
cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/ConquistaOeste
Assinale a opção que indica uma ação do período Vargas, voltada para a integração do atual território rondoniense ao resto do país.
Analise a figura a seguir.
A construção de um porto graneleiro em Porto Velho e a abertura, para plena operação, da hidrovia do rio Madeira, na década de 1990, mudaram o perfil econômico de Rondônia.
Com relação à função estratégica da Hidrovia do Madeira, analise as afirmativas a seguir.
I. Atende aos principais problemas dos produtores de grãos da Chapada dos Parecis e do sul de Rondônia: o escoamento da safra de soja e o abastecimento de insumos para a lavoura.
II. Fornece suporte logistico ao avanço da fronteira agrícola capitalista, incorporando áreas do cerrado ao circuito mercantil financeiro, nacional e internacional.
III. Integra o corredor intermodal ferro-hidroviário de exportação de grãos Sapezal / Madeira / Amazonas, conectando as regiões nordeste e centro-sul a portos de grande porte.
Está correto o que afirma em