Questões de Concurso Público SEFIN-RO 2018 para Contador
Foram encontradas 10 questões
Com relação à bacia hidrográfica do rio Amazonas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A navegabilidade da bacia amazônica se deve ao fato de a maioria de seus rios ter cursos em áreas de topografia suave, ou seja, com pequenos desníveis.
( ) A hidrovia do rio Mamoré faz parte da bacia Amazônica e se estende da cidade de Porto Velho (RO) até o porto de Itacoatiara (AM).
( ) A hidrovia do rio Madeira é uma das mais importantes vias de escoamento da produção de soja do Brasil Central, como a cultivada no noroeste do Estado de Mato Grosso, por exemplo.
Observada a ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
Relacione os domínios geomorfológicos presentes no Estado de Rondônia às suas respectivas caracterizações.
1. Planície Amazônica.
2. Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro.
3. Chapada dos Parecis-Pacaás Novos.
4. Vale do Guaporé-Mamoré.
( ) Apresenta uma superfície aplainada, com solos areno-argilosos, além de rios e áreas de várzea e de barranco.
( ) Possui pontos culminantes com mais de 1.000 metros, como o Pico do Tracuá ou Pico Jaru.
( ) Apresenta patamares de altitudes entre 100 e 500 metros acima do nível do mar, com colinas de topos aplainados e com inselbergs.
( ) Apresenta áreas mais baixas, que sofrem inundações na época das enchentes, formando lagos temporários, de difícil escoamento.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta, observada a ordem apresentada.
Analise a figura a seguir.
A área 1 do mapa indica
O zoneamento do Estado de Rondônia, com base em indicadores socioeconômicos e ecológicos (ZSEE), dividiu o Estado em três zonas e várias subzonas.
A respeito das características indicadas para as diferentes zonas, analise as afirmativas a seguir.
I. A Zona 1 e suas subzonas são consideradas de grande potencial socioeconômico, em função das rodovias de acesso, para o desenvolvimento de atividades agropecuárias, e dos rios, para aproveitamento hidrelétrico.
II. A Zona 2 e suas subzonas são consideradas áreas destinadas à conservação dos recursos naturais nas quais se estimulam o manejo sustentável de produtos florestais e a exploração madeireira seletiva, além do ecoturismo.
III. A Zona 3 e suas subzonas são consideradas áreas institucionais, constituídas por Unidades de Conservação e terras indígenas, nas quais o uso da terra e dos recursos é restrita e controlada.
Está correto o que afirma em
O artista acreano Ueliton Santana montou sua instalação de rede/pipa e explicou seu sentido: "a rede é um elemento muito forte de identidade, pois nos acompanha desde o nascimento, como uma extensão do embalo materno, até a morte, quando muitos são enterrados em redes. E também embala nossos sonhos e nos convida a uma reflexão".
Nessa instalação, o artista
Analise a figura a seguir.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as iniciativas
de conquista e ocupação do vale do Amazonas no período
colonial, à exceção de uma. Assinale-a.
A respeito das mudanças ocasionadas pela produção de borracha em larga escala na Amazônia, entre 1870 e 1920, analise as afirmativas a seguir.
( ) Tornou o Brasil um grande exportador desse produto, no mesmo período em que nascia e se afirmava a indústria automobilística.
( ) Causou a Guerra da Borracha, em função do desentendimentos entre produtores de látex brasileiros e bolivianos, resultando na anexação brasileira do Acre.
( ) Transformou Belém e Manaus em modelos de riqueza e requinte com a abertura de grandes avenidas, a instalação de luz elétrica e do sistema de bondes, por exemplo.
Observada a ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
A Questão Acreana foi resolvida, diplomaticamente, graças à intervenção do Barão do Rio Branco, que obteve a assinatura do Tratado de Petrópolis entre os governos do Brasil e da Bolívia, em 1903.
Sobre os objetivos alcançados com a assinatura desse tratado, assinale a afirmativa correta.
Analise a figura a seguir.
Éder de Oliveira produz, em grandes dimensões, retratos realistas e monocromáticos do homem amazonense, transpondo para as telas, os rostos de pessoas estampados nas páginas criminais de jornais paraenses ou até de detentos.
A investigação estética do artista