Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Médico Clínico

Foram encontradas 29 questões

Q1092396 Medicina

Homem de 65 anos, hipertenso há sete anos e em tratamento, faz controle regular com seu médico. Relata algum grau de desconforto ao subir dois a três lances de escada. No exame físico sua PA é de 140/90mmHg e a FC de 98bpm; o ritmo cardíaco é regular. O ecocardiograma mostrou átrio esquerdo de 46mm (normal de 20 a 40mm), espessura diastólica do septo de12mm (normal de 7 a 11mm), fração de ejeção de 67%, função sistólica de VE em repouso normal e disfunção diastólica de VE grau II na avaliação pelo Doppler tecidual do anel mitral.

Sobre estes achados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q1092397 Medicina

Paciente de 62 anos, masculino, é atendido com dor precordial constritiva iniciada em repouso desde duas horas antes. Encontra-se diaforético e pálido; PA = 110/75mmHg; FC = 106bpm; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular, sem sopros. O nível sérico de troponina está elevado e o traçado do ECG é compatível com infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST.

Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção terapêutica para este paciente.

Alternativas
Q1092398 Medicina

Paciente de 78 anos, masculino, com diagnóstico prévio de diabetes mellitus e cardiopatia isquêmica crônica com fração de ejeção de 30% comparece ao seu médico da atenção básica com cansaço aos esforços.

No exame físico apresenta PA = 110/65mmHg; FC = 92bpm; saturação de O2 de 96%; ritmo cardíaco irregular e sopro audível na ponta. O ECG mostra traçado compatível com fibrilação atrial.

Com estas informações, assinale a opção que indica o tratamento que deve ser instituído.

Alternativas
Q1092399 Medicina

Paciente de 22 anos, sexo feminino, procura unidade de pronto atendimento com relato de tosse seca, dispneia e sibilância desde a adolescência. Faz uso de salbutamol por via inalatória quando julga necessário, utilizando-o entre quatro a sete vezes por semana. Não é tabagista, não possui animais de estimação e não faz uso de outras medicações.

A conduta mais aconselhável para esta paciente é a de

Alternativas
Q1092400 Medicina

Diversos escores preditivos estão disponíveis para avaliar a gravidade dos casos com suspeita clínica de pancreatite aguda. Estre todos eles, a Associação Americana de Gastrenterologia (AGA) recomenda o APACHE II.

Um parâmetro importante usado nesse critério é a(as)

Alternativas
Q1092401 Medicina

Homem de 55 anos com diagnóstico prévio de cirrose associada à hepatite B é trazido à unidade de pronto atendimento com quadro de agitação e confusão mental. Não há relato prévio de febre ou sangramento digestivo. Ao exame físico: temperatura axilar = 37,5º C; PA = 100/65mmHg; FC = 110bpm; ictérico; ascite tensa; presença de flapping; ausência de sinais neurológicos focais. O hemograma completo apesenta 9.850 células/mm³. A pesquisa de sangue nas fezes foi negativa.

Assinale a opção que apresenta maior probabilidade de identificar a complicação apresentada por este paciente. 

Alternativas
Q1092402 Medicina

Homem de 53 anos, portador de hipertensão arterial, é levado à unidade de emergência com história de cefaleia, vertigem, náuseas e vômitos de início há quatro horas. O paciente encontrava-se acordado e no exame físico apresentava: PA = 175/110mmHh; FC = 88bpm; FR = 18rpm; temperatura axilar = 36,8 ºC. Havia ainda instabilidade da marcha, dismetria e disbasia, não sendo possível verificar o sinal de Romberg. Não havia sinais de piramidalismo.

Este quadro clínico é compatível, principalmente, com infarto no território da artéria 

Alternativas
Q1092403 Medicina

Tanto a infecção do trato urinário (ITU) quanto a bacteriúria assintomática (BAS), indicam a presença de bactérias no trato urinário.

Quanto à diferença entre elas, podemos afirmar que

Alternativas
Q1092404 Medicina

Paciente do sexo masculino, 32 anos, é encaminhado ao serviço de emergência com história aguda de febre alta, mialgias e icterícia. As dosagens séricas de ureia e creatinina encontram-se aumentadas e o médico que o atende suspeita de leptospirose icterohemorrágica.

Assinale a opção que indica o achado plasmático que apoia o diagnóstico desta hipótese diagnóstica.

Alternativas
Q1092405 Medicina
A intoxicação pelo metanol pode ser suspeitada na presença de
Alternativas
Q1092406 Medicina
Uma gestante de 26 anos encontra-se em tratamento para tuberculose pulmonar, fazendo uso de esquema básico. Assinale a opção que indica o medicamento que deve ser acrescentado ao tratamento para evitar possíveis complicações neurológicas para o recém-nato. 

Alternativas
Q1092407 Medicina

Paciente de 42 anos, masculino, procura Unidade Básica de Saúde devido ao aparecimento, há três meses, de lesão cutânea única no membro superior esquerdo. A lesão é hipocrômica, com bordos irregulares e ao exame apresentava hipoestesia.

A principal suspeita diagnóstica para este paciente é hanseníase, que mais provavelmente, será classificada como

Alternativas
Q1092408 Medicina

Mulher de 55 anos é portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2 há seis anos. Além da dieta, está em uso de metformina 500mg duas vezes ao dia, hidroclorotiazida 25mg/dia, maleato de enalapril 20mg/dia e anlodipina 5mg/dia. Queixa-se de tosse e a PA aferida na consulta era 140/90mmHg; o restante do exame físico estava normal. Exames complementares: glicose = 145mg/dl; Hemoglobina glicada = 7,5%; Na = 135mmol/l; K = 4,1mmol/l; Cl = 100mmol/l; HCO₃ = 24mmol/l; ureia = 28mg/dl; creatinina = 1,2mg/dl. A relação albumina/creatinina em uma amostra isolada matinal foi 320mg/g.

Assinale a opção que apresenta a conduta mais conveniente para esta paciente, quanto à hipertensão arterial. 

Alternativas
Q1092409 Medicina

Exenetide e liraglutide foram incorporados recentemente ao arsenal terapêutico para o diabetes mellitus. Não causam hipoglicemia, promovem perda de peso, retardam o esvaziamento gástrico e estimulam a secreção de insulina.

Assinale a opção que indica o grupo de medicamentos a que essas substâncias pertencem.

Alternativas
Q1092410 Medicina

Mulher de 40 anos é atendida no serviço de emergência com dispneia de início súbito. Há dois dias observou aumento e dor na panturrilha direita, pouco tempo após ter retornado de viagem de longa duração ao exterior.

Ao exame apresentava PA = 110/65mmHg; FC =116bpm; FR = 28rpm; saturação de O₂ ao ar ambiente de 92%. A ausculta pulmonar estava normal; havia dor à flexão dorsal do pé direito e a panturrilha desse lado apresentava maior diâmetro comparado à da esquerda.

Em relação à utilização do exame dímero-D na investigação diagnóstica dessa paciente, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q1092411 Medicina

Os esquemas terapêuticos atuais para a hepatite C apresentam alta eficácia e extrema segurança para os portadores desta doença.

Conforme a orientação atualmente preconizada para o SUS, indique a associação que apresenta a melhor relação custo/benefício para pacientes sem tratamento prévio e com genótipo 1.

Alternativas
Q1092412 Medicina

Paciente do sexo feminino, 46 anos, queixa-se de dor pontiaguda na hemiface direita, que dura por volta de um minuto. Estes episódios álgicos ocorrem, às vezes, em salvas e independe do momento do dia. Eles ocorrem espontaneamente ou durante a mastigação. O exame físico da paciente e os exames laboratoriais básicos estavam normais.

Considerando o resumo clínico acima, a melhor hipótese diagnóstica para esta paciente é

Alternativas
Q1092413 Medicina

Homem de 35 anos procura unidade de pronto atendimento devido a edema em ambos os tornozelos e ganho de peso de 5 kg nos últimos dois meses. Sua pressão arterial é de 120/80mmHg e apresenta edema de membros inferiores bilateral até a metade das coxas. Exames laboratoriais: hemoglobina = 13,5g/dl; hematócrito = 40%; glicemia = 92mg/dl; creatinina = 1,1mg/dl; ureia = 42mg/dl; albumina sérica = 2,5g/dl; colesterol total = 285mg/dl; e triglicerídeos = 4450mg/dl; complemento sérico (C3 e C4) = dentro dos limites normais. O exame de urina apresentou proteinúria 4+, sedimento com duas hemácias/campo e cilindros hialinos. A relação proteína/creatinina, em uma amostra matinal de urina, foi de 6g/mg. O paciente foi submetido a uma biopsia renal.

Assinale a opção que indica o achado mais provável desta biópsia.

Alternativas
Q1092414 Medicina

Paciente do sexo masculino, 66 anos, procura o médico com queixa de parestesias nas extremidades e dificuldade nos movimentos das mãos. O hemograma completo apresenta hemoglobina de 9,8g/dl e um volume corpuscular médio de 112fl (n = 80 a 94). O exame da distensão do sangue periférico mostrou discreta leucopenia com presença de neutrófilos polissegmentados.

Considerando o resumo clínico acima, a melhor hipótese diagnóstica para esta paciente é de 

Alternativas
Q1092415 Medicina

Mulher de 42 aos foi tratada há cinco anos de um linfoma mediastinal com radioterapia e quimioterapia. Evolui livre de doença desde então, mas há três meses começou a fadiga, dificuldade de concentração e sensibilidade ao frio.

Apresenta exames de imagem normais e os testes laboratoriais iniciais mostram anemia discreta e hipercolesterolemia.

A próxima abordagem diagnóstica mais provável, para esclarecer o quadro clínico atual da paciente, deve ser 

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: A
6: A
7: E
8: C
9: D
10: B
11: C
12: D
13: D
14: E
15: B
16: C
17: A
18: D
19: C
20: E