Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Médico Ginecologista
Foram encontradas 30 questões
O diagnóstico clínico da Doença Inflamatória Pélvica se baseia em critérios clínicos bem definidos.
Assinale a opção que apresenta um critério maior.
Mulher de 25 anos refere relacionamento sexual fortuito, com parceiro não habitual e sem preservativo. Três semanas depois notou a presença de lesão no grande lábio direito com as seguintes características: úlcera única, endurecida, indolor, bordas regulares, base plana, fundo limpo e acompanhada de adenopatia inguinal bilateral, indolor e não-supurativa.
O diagnóstico clínico provável é
Menina com idade cronológica de 7 anos apresenta aceleração do crescimento, telarca (M2), pubarca (P2) e o estudo da idade óssea (radiografia da mão não-dominante) compatível com 10 anos.
O tratamento mais adequado para este quadro clínico é
Paciente de 26 anos, gesta 0, para 0, foi submetida à Conização convencional do colo uterino devido à Lesão Intraepitelial Escamosa Cervical de Alto Grau (HSIL). O laudo histopatológico mostrou invasão estromal de 2,5mm, margens livres, ausência de invasão dos espaços linfovasculares.
Assinale a opção que indica a conduta adequada.
Paciente com diagnóstico de Adenocarcinoma endometrioide do corpo do útero, grau de diferenciação G3, foi submetida à Histerectomia Total com Salpingooforectomia Bilateral com lavado peritoneal. O exame intraoperatório do útero mostrou invasão de mais da metade da espessura do miométrio e invasão da endocérvice.
A conduta adequada é
Após recomendação da OMS (2011) e do NICE (2012) é mandatório o uso de ácido acetilsalicílico, em baixa dose, em mulheres de risco para pré-eclâmpsia antes de 12-16 semanas até o parto.
Assinale o critério que não é considerado fator de alto risco para pré-eclâmpsia.