Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Médico Infectologista

Foram encontradas 30 questões

Q1092286 Medicina

RNM, sexo masculino, 30 anos, dá entrada em uma Unidade de Emergência com queixas de ter apresentado febre de início abrupto há seis dias, acompanhada de cefaleia e mialgia com predomínio nas panturrilhas. Ao exame clínico apresenta um quadro de fotofobia, icterícia e sufusão conjuntival. Relata que há uma semana sua casa foi inundada por uma enchente.

A principal hipótese diagnóstica é

Alternativas
Q1092287 Medicina
O esquema recomendado para tratamento de um caso de tuberculose pulmonar, recentemente diagnosticado, em um homem adulto, jovem, com HIV negativo, é
Alternativas
Q1092288 Medicina
As opções a seguir apresentam sinais de alarme na dengue, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1092289 Medicina

Com relação ao diagnóstico diferencial entre dengue, Zika e chikungunya, analise as afirmativas a seguir.


I. O rash cutâneo é mais comum nos casos de Zika.

II. A linfopenia é mais comum nos casos de chikungunya.

III. A conjuntivite é mais comum nos casos de dengue.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1092290 Medicina

Com relação à hanseníase, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Eritema e infiltração difusos, placas eritematosas de pele, infiltradas e de bordas mal definidas, tubérculos e nódulos, madarose, lesões das mucosas, com alteração de sensibilidade caracterizam a forma wirchowiana (ou lepromatosa) da doença.

( ) O tratamento é eminentemente ambulatorial. Administra-se uma associação de medicamentos denominada de poliquimioterapia constituída por rifampicina, dapsona e clofazimina.

( ) A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico) é utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em paucibacilar ou multibacilar. O resultado negativo da baciloscopia exclui o diagnóstico de hanseníase.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q1092291 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde, a primeira opção no tratamento das formas intestinais da infecção por Ascaris lumbricoides, em uma criança sem obstrução intestinal, é o
Alternativas
Q1092292 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde, o fármaco de primeira escolha para o tratamento da leishmaniose visceral, em um adulto jovem do sexo masculino, é o
Alternativas
Q1092293 Medicina

Com relação às doenças sexualmente transmissíveis, analise as afirmativas a seguir.


I. A infecção por Neisseria gonorrhoeae na mulher é sintomática, na maioria dos casos.

II. A penicilina benzatina é a droga de escolha para o tratamento da gonorreia em função da alta suscetibilidade da Neisseria gonorrhoeae a essa droga.

III. As manifestações clínicas da sífilis secundária incluem pápulas palmo-plantares, placas mucosas, poliadenopatia generalizada, alopecia em clareira, madarose e condilomas planos. Essas manifestações duram, em média, entre 4 e 12 semanas e desaparecem independentemente de tratamento.


Está correto o que afirma em

Alternativas
Q1092294 Medicina

JCA, 20 anos, sexo masculino, é atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento, com febre, odinofagia, placas esbranquiçadas em orofaringe, adenopatia cervical posterior simétrica, hepatoesplenomegalia discreta e erupção cutânea. O leucograma revela leucocitose com elevada linfocitose atípica.

Assinale a opção que indica a principal hipótese diagnóstica.

Alternativas
Q1092295 Medicina

Com relação à infecção pelo vírus HTLV1, analise as afirmativas a seguir.


I. A principal doença neurológica associada ao HTLV1 é a paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV1 (PET/MAH). Aproximadamente 60% dos pacientes apresentam, como primeiro sintoma, fraqueza dos membros inferiores. Esta progride para uma marcha espástica anormal. Durante a evolução da doença, é muito frequente a ocorrência de disfunção vesical.

II. A leucemia/linfoma de células T do adulto (LLcTA) é uma neoplasia de linfócitos T maduros associada à infecção pelo HTLV1 e seus principais sinais e sintomas são astenia, dor abdominal, tosse, artropatia, ascite, diarreia e episódios de infecções repetidas.

III. A transmissão intrauterina é a principal via de transmissão vertical do HTLV1.


Está correto o que afirma em

Alternativas
Q1092296 Medicina

Com relação à febre amarela, analise as afirmativas a seguir.


I. O quadro clínico da forma grave da doença, após um início com febre, cefaleia, mialgia e náuseas, evolui com icterícia, manifestações hemorrágicas e oligúria. Entre as alterações laboratoriais, podem ocorrer plaquetopenia, aumento de creatinina e elevação importante de transaminases.

II. A vacinação é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da febre amarela. A vacina usada no Brasil consiste de vírus vivos atenuados. O esquema vacinal consiste em uma dose única a partir dos 9 meses de idade.

III. Entre as contraindicações da vacina, incluem-se crianças menores de 6 meses de idade, pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 < 200 células/mm3 e pacientes submetidos a transplante de órgãos.


Está correto o que afirma em

Alternativas
Q1092297 Medicina

Com relação às meningites, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) A quimioprofilaxia com rifampicina não está indicada para comunicantes de creches e escolas ou para pessoas diretamente expostas às secreções de casos suspeitos de doença meningocócica.

( ) A ceftriaxona está indicada no tratamento da meningite por Haemophilus influenzae.

( ) Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente. Nestas circunstâncias, deve-se realizar o exame cuidadoso da fontanela bregmática. O abaulamento e/ou aumento da tensão da fontanela, aliados a febre, irritabilidade, gemência, inapetência e vômitos podem ocorrer na presença da doença.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q1092298 Medicina
A droga de escolha para o tratamento de um recém-nascido com diagnóstico de sífilis congênita com alterações liquóricas, é a
Alternativas
Q1092299 Medicina
O tratamento de escolha para uretrite gonocócica e por clamídia não complicada, é a associação de
Alternativas
Q1092300 Medicina
Um indivíduo que realizou exame para marcadores sorológicos de hepatite B e apresenta apenas anti-HBs positivo, deve ser classificado como
Alternativas
Q1092301 Medicina
O tratamento da esquistossomose mansônica é feito com o uso de
Alternativas
Q1092302 Medicina

ALC, sexo feminino, 5 anos, foi levada, por sua mãe, à Unidade de Emergência, com quadro de febre alta acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. A mãe relata que no terceiro dia da doença a criança apresentou exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, que se iniciou na região retroauricular e disseminou-se para tronco e membros. A criança apresenta também pequenos pontos brancos na mucosa bucal (manchas de Koplik). A mãe não sabe informar que vacinas sua filha tomou.

A principal hipótese diagnóstica é

Alternativas
Q1092303 Medicina
O mosquito transmissor da febre amarela em ambiente urbano, é o
Alternativas
Q1092304 Medicina
Em relação à transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV), o maior risco de transmissão do HIV ocorre no
Alternativas
Q1092305 Medicina
A droga de escolha para o tratamento da paracoccidioidomicose leve ou moderada, em adultos, é o
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: D
5: D
6: A
7: B
8: C
9: B
10: D
11: E
12: B
13: A
14: E
15: C
16: A
17: D
18: B
19: E
20: C