Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2019 para Professor - Música

Foram encontradas 11 questões

Q1091937 Educação Artística
Sendo a música um fenômeno sonoro, a forma mais fundamental de abordá-la é através do ouvir, que pode ser considerado a razão central para a existência da música e um objetivo constante na educação musical. O ouvir permeia toda experiência musical ativa, sendo um meio essencial para o desenvolvimento musical. É necessário, portanto, distinguir entre o ouvir como meio, implícito nas outras atividades musicais, e o ouvir como fim em si mesmo. FRANÇA, C. C.; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre, 2002.
Dessa posição decorre que, para os autores, a escuta ativa, própria da apreciação musical,
Alternativas
Q1091944 Educação Artística
A respeito da música grega antiga, assinale a afirmativa que descreve corretamente um de seus aspectos.
Alternativas
Q1091945 Educação Artística
A partir do século XIV, no âmbito da liturgia cristã, nasce um novo gênero vocal, originado das cláusulas de substituição medievais, em cujo repertório histórico encontram-se nomes tão distantes como Guillaume de Mauchaut e José Maurício Nunes Garcia, por exemplo.
O texto acima refere-se ao gênero polifônico medieval conhecido como
Alternativas
Q1091950 Educação Artística
No século XX, a abstração na pintura, que rompe radicalmente com o "tema" no quadro e marca a dissolução do objeto, influencia e, ao mesmo tempo, é estimulada pelo diálogo com os compositores modernos, como exemplifica a obra "Impressão III (Concerto)" que Kandinsky pinta após escutar duas peças de Schoenberg em Munique, em 1911.
Imagem associada para resolução da questão
Wassily Kandinsky, Impressão III (concerto), 1911.
Na música e na pintura, o abstracionismo
Alternativas
Q1091951 Educação Artística
Assinale a opção que indica os compositores que, após a Segunda Guerra, exploram novas possibilidades criativas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: B
5: C