Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Farmacêutico
Foram encontradas 30 questões
I. A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica e administrativa devendo ser contemplada no organograma, com gestão autônoma e independente, preservando os interesses da instituição. II. É recomendável que a gerência da farmácia conte com ambiente privativo, suporte administrativo e que haja recursos para as atividades de informação sobre medicamentos e produtos para saúde e fármaco-vigilância. III. O funcionamento de manipulação de antineoplásicos, nutrição parenteral ou misturas intravenosas, manipulação de radio-fármacos em uma na unidade de Farmácia Hospitalar deverá ter ambientes específicos para cada atividade, podendo ser compartilhadas, de acordo com determinação da gerência farmacêutica.
Está correto o que se afirma em
De acordo com o texto acima, assinale a opção que apresenta as vantagens da padronização.
I. Nesta via, ela se dá primariamente por difusão passiva, porém a sua biodisponibilidade pode variar de indivíduo para indivíduo. II. Caso a molécula seja drenada do supositório para as veias hemorroidais inferior e intermediária, ela irá direto para a veia porta, levando o fármaco diretamente para o fígado, onde será metabolizado. III. Se o fármaco for liberado para a veia superior retal, alcançará o interior da veia cava, e, então, o sangue seguirá para o coração e para a circulação sistêmica.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O uso de captopril tomado junto com alimentos reduz a absorção em 10 a 50%, devendo-se também evitar alimentos ricos em potássio. ( ) O ciprofloxacino não deve ser administrado em conjunto com derivados lácteos e alimentos ricos em cálcio, sob pena de quelação do antibiótico. ( ) O diazepam não deve ser administrado junto com as refeições, pelo risco de ser menos absorvido pelo trato gastrointestinal.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Essas diferenças interindividuais podem ser causadas por I. fatores farmacocinéticos, como capacidade de absorção, volume de distribuição do medicamento, biodisponibilidade e função renal e/ou hepática. II. fatores farmacodinâmicos, como interações medicamentosas, polimorfismo no receptor do fármaco e tolerância ao medicamento. III. fatores biológicos, como pacientes que possuem função renal diminuída, causando toxicidade mesmo com a dose dentro do intervalo terapêutico, e na infância devido à capacidade metabolizante dos medicamentos ser menor.
Está correto o que se afirma em
I. Estabelecer e divulgar a lista dos medicamentos potencialmente perigosos e implantar práticas de dupla checagem na dispensação, no preparo e nas embalagens. II. Limitar o número de apresentações e concentrações disponíveis, particularmente anticoagulantes, opiáceos e insulinas e retirar das enfermarias e ambulatórios soluções concentradas de eletrólitos. III. Estabelecer e divulgar as doses máximas desses medicamentos para todos os envolvidos na dispensação e utilizar indicadores para gerenciamento dos erros de medicação.
Está correto o que se afirma em
KATZUNG et al., Farmacologia Básica e Clinica. 2014.
De acordo com a leitura do gráfico, analise as afirmativas a seguir. I. A curva A mostra a resposta do agonista na ausência de antagonista. II. A curva B mostra o desvio para direita com uma alta concentração de antagonista. III. A curva C apesar de ter uma concentração maior do antagonista, é suficiente apenas para mediar uma resposta máxima não diminuída. IV. As curvas D e E possuem concentrações mais altas, e aumentam o número de receptores disponíveis, de modo que a concentração máxima é diminuída.
Está correto o que se afirma em
I. A abstinência de um sedativo-hipnótico pode ter manifestações graves e potencialmente fatais e variam de individuo para indivíduo II. As interações medicamentosas que envolvem os sedativos-hipnóticos consistem em interações com outros agentes estimulantes do SNC, resultando em efeitos aditivos. III. Os benzodiazepínicos como o alprazolam e o midazolam, são utilizados para estados de ansiedade aguda, ataques de pânico, distúrbios do sono, de acordo com sua meia-vida no organismo.
Está correto o que se afirma em
I. Embora os fármacos anticonvulsivantes sejam ligeiramente solúveis, a sua absorção é, em geral, satisfatória, e 80 a 100% da dose alcança a circulação. II. O fenobarbital é o anticonvulsivante mais antigo disponível no mercado, ainda sendo útil no tratamento das crises parciais e das crises tônico-clônicas, inclusive em pacientes em uso de corticoides. III. A oxcarbamazepina é quimicamente similar à carbamazepina, com a mesma indicação anticonvulsivante, mas tem um melhor perfil de toxicidade, com meia vida de apenas 1 a 2 horas.
Está correto o que se afirma em
I. Os anestésicos intravenosos para indução da anestesia geral são lipofílicos e possuem partição preferencial para tecidos lipofílicos como cérebro e medula espinal, perfundindo rapidamente, razão pela qual possui rápido início de ação. II. O propofol é um fármaco muito utilizado para indução da anestesia local, e, devido ao seu perfil farmacocinético, é uma escolha comum para sedação nos cuidados anestésicos monitorados. III. O midazolam IV, aplicado 30 minutos antes da indução da anestesia, proporciona sedação confiável e efeito ansiolítico em crianças sem produzir despertar tardio.
Está correto o que se afirma em
Os fatores de risco associados à ocorrência de RAM estão relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
( ) Os métodos analíticos descritos em compêndios oficiais, deve ter a sua adequabilidade demonstrada por meio de estudos de validação parcial; ( ) É permitida a contratação de um laboratório terceirizado para realizar a caracterização de substancias de referência, devendo estar de acordo com a Resolução e a justificativa de escolha; ( ) A resolução determina que a faixa de trabalho para a validação dos métodos propostos, devem possuir níveis aceitáveis, de linearidade, exatidão e precisão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
I. O estudo de exatidão tem o objetivo de verificar a recuperação de um analito em concentrações diferentes dentro de uma matriz, a partir de, no mínimo, 7 determinações. II. O estudo de reprodutibilidade deve ser obtido por meio da proximidade dos resultados obtidos no mesmo laboratório para atingir um critério comum. III. O limite de detecção deve ser demonstrado pela obtenção da menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado.
Está correto o que se afirma em
I. O farmacêutico deve respeitar o direito de decisão do usuário sobre o tratamento, sua saúde e bem-estar, mesmo se for considerado incapaz para decidir a melhor opção de tratamento. II. O farmacêutico deve negar-se a realizar atos que sejam contrários aos ditames da ética, da ciência e da técnica, comunicando o fato, se necessário, ao Conselho Regional de Farmácia. III. O farmacêutico não pode ser limitado na escolha dos meios científicos a serem utilizados no exercício profissional por disposição estatuária ou regimental de instituição pública ou privada.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que indica o fármaco eficaz para o tratamento.
I. A duração do bloqueio neuromuscular produzido por relaxantes não despolarizantes está correlacionada com a meia-vida, vida de eliminação. II. Os fármacos relaxantes despolarizantes (como a succinilcolina) agem em duas etapas: o bloqueio de fase I (despolarizante) e o bloqueio de fase II (dessensibilizante), e podem provocar arritmias cardíacas quando administradas durante anestesia com halotano. III. O efeito colateral mais comum dos relaxantes despolarizantes é a hipopotassemia (diminuição da pressão intraocular e diminuição da pressão intragástrica), com risco de regurgitação e aspiração do conteúdo gástrico.
Está correto o que se afirma em