Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Farmacêutico

Foram encontradas 30 questões

Q1848512 Farmácia
Em relação à Farmácia Hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
I. A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica e administrativa devendo ser contemplada no organograma, com gestão autônoma e independente, preservando os interesses da instituição. II. É recomendável que a gerência da farmácia conte com ambiente privativo, suporte administrativo e que haja recursos para as atividades de informação sobre medicamentos e produtos para saúde e fármaco-vigilância. III. O funcionamento de manipulação de antineoplásicos, nutrição parenteral ou misturas intravenosas, manipulação de radio-fármacos em uma na unidade de Farmácia Hospitalar deverá ter ambientes específicos para cada atividade, podendo ser compartilhadas, de acordo com determinação da gerência farmacêutica.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848513 Farmácia
A composição do quadro de funcionários das Farmácias Hospitalares, segundo o CFF (2017), deve considerar o porte, as atividades desempenhadas e a complexidade de cada estabelecimento. As instituições de saúde devem viabilizar recursos humanos para atingir as metas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, de acordo com as prioridades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1848514 Farmácia
“Os medicamentos representam uma das maiores parcelas dos custos hospitalares. A racionalização dos gastos com medicamentos garante que o usuário receba a melhor terapêutica ao menor custo, de acordo com a realidade nacional. Em se tratando de uma unidade hospitalar, a padronização de medicamentos constitui uma ferramenta importante para o atendimento médico-hospitalar de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada Instituição”. Cavallini, M.E. & Bisson, M.P. Farmácia Hospitalar: um Enfoque em Sistema de Saúde. Ed. Manole, 2ª. Edição. 2010.
De acordo com o texto acima, assinale a opção que apresenta as vantagens da padronização.
Alternativas
Q1848515 Farmácia
A via de administração retal é utilizada em muitas fármacoterapias, objetivando ação local ou sistêmica. Com relação à biodisponibilidade do fármaco por essa via, analise as afirmativas a seguir.
I. Nesta via, ela se dá primariamente por difusão passiva, porém a sua biodisponibilidade pode variar de indivíduo para indivíduo. II. Caso a molécula seja drenada do supositório para as veias hemorroidais inferior e intermediária, ela irá direto para a veia porta, levando o fármaco diretamente para o fígado, onde será metabolizado. III. Se o fármaco for liberado para a veia superior retal, alcançará o interior da veia cava, e, então, o sangue seguirá para o coração e para a circulação sistêmica.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848516 Farmácia
Leia o texto a seguir. “De modo geral, os principais objetivos da Farmacocinética podem ser resumidos nos seguintes itens: desenvolver modelos e ___________________ que descrevam o destino dos fármacos no organismo; determinar __________________envolvidas em ___________________ dos fármacos no organismo; quantificar parâmetros relacionados à __________________ no organismo e aos espaços líquidos nos quais ele se distribui e efetuar predições e extrapolações com base em _______________. ”
Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima. 
Alternativas
Q1848517 Farmácia
“A interação medicamentosa ocorre quando o efeito de um fármaco é modificado pela presença de outro, em geral aumentando a eficácia terapêutica, mas pode, também, diminuir a eficácia dos medicamentos associados ou mesmo gerar toxicidade. A maior parte das interações fármaco-alimento ocorre em nível de absorção (interação farmacocinética).” Santos et al. Medicamentos na Prática da Farmácia Clínica, 2013.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O uso de captopril tomado junto com alimentos reduz a absorção em 10 a 50%, devendo-se também evitar alimentos ricos em potássio. ( ) O ciprofloxacino não deve ser administrado em conjunto com derivados lácteos e alimentos ricos em cálcio, sob pena de quelação do antibiótico. ( ) O diazepam não deve ser administrado junto com as refeições, pelo risco de ser menos absorvido pelo trato gastrointestinal.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1848518 Farmácia
A monitoração laboratorial de medicamentos é uma prática clínica laboratorial importante para identificar a ocorrência de concentrações tóxicas ou concentrações sub-terapêuticas, em pacientes internados em unidade hospitalar.
Essas diferenças interindividuais podem ser causadas por I. fatores farmacocinéticos, como capacidade de absorção, volume de distribuição do medicamento, biodisponibilidade e função renal e/ou hepática. II. fatores farmacodinâmicos, como interações medicamentosas, polimorfismo no receptor do fármaco e tolerância ao medicamento. III. fatores biológicos, como pacientes que possuem função renal diminuída, causando toxicidade mesmo com a dose dentro do intervalo terapêutico, e na infância devido à capacidade metabolizante dos medicamentos ser menor.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848519 Farmácia
O erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado do medicamento, independentemente do risco de lesar ou não o paciente. Na prática da farmácia clínica em uma unidade hospitalar, é possível diminuir tais erros para medicamentos potencialmente perigosos, utilizando as práticas a seguir.
I. Estabelecer e divulgar a lista dos medicamentos potencialmente perigosos e implantar práticas de dupla checagem na dispensação, no preparo e nas embalagens. II. Limitar o número de apresentações e concentrações disponíveis, particularmente anticoagulantes, opiáceos e insulinas e retirar das enfermarias e ambulatórios soluções concentradas de eletrólitos. III. Estabelecer e divulgar as doses máximas desses medicamentos para todos os envolvidos na dispensação e utilizar indicadores para gerenciamento dos erros de medicação.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848520 Farmácia
O principal problema que ameaça o sucesso continuado dos fármacos antimicrobianos é o desenvolvimento de organismos resistentes. De fato, o uso excessivo e inapropriado de antibióticos em pacientes que provavelmente não tem infecções bacterianas, a administração por tempo prolongado e o uso de múltiplo fármacos propicia um aumento significativo na prevalência de patógenos com resistência à múltiplos fármacos. Com relação às características de ocorrência de resistência das diferentes classes de antibióticos ou quimioterápicos, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1848521 Farmácia
A figura abaixo, mostra a transformação logarítmica do eixo da dose e demonstração experimental do comportamento d e receptores de reserva, usando concentrações diferentes de um determinado antagonista irreversível.
Imagem associada para resolução da questão
KATZUNG et al., Farmacologia Básica e Clinica. 2014.
De acordo com a leitura do gráfico, analise as afirmativas a seguir. I. A curva A mostra a resposta do agonista na ausência de antagonista. II. A curva B mostra o desvio para direita com uma alta concentração de antagonista. III. A curva C apesar de ter uma concentração maior do antagonista, é suficiente apenas para mediar uma resposta máxima não diminuída. IV. As curvas D e E possuem concentrações mais altas, e aumentam o número de receptores disponíveis, de modo que a concentração máxima é diminuída.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848522 Farmácia
Com relação ao tema de fármacos sedativo-hipnóticos, analise as afirmativas.
I. A abstinência de um sedativo-hipnótico pode ter manifestações graves e potencialmente fatais e variam de individuo para indivíduo II. As interações medicamentosas que envolvem os sedativos-hipnóticos consistem em interações com outros agentes estimulantes do SNC, resultando em efeitos aditivos. III. Os benzodiazepínicos como o alprazolam e o midazolam, são utilizados para estados de ansiedade aguda, ataques de pânico, distúrbios do sono, de acordo com sua meia-vida no organismo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848523 Farmácia
Com relação aos fármacos anticonvulsivantes, analise as afirmativas a seguir.
I. Embora os fármacos anticonvulsivantes sejam ligeiramente solúveis, a sua absorção é, em geral, satisfatória, e 80 a 100% da dose alcança a circulação. II. O fenobarbital é o anticonvulsivante mais antigo disponível no mercado, ainda sendo útil no tratamento das crises parciais e das crises tônico-clônicas, inclusive em pacientes em uso de corticoides. III. A oxcarbamazepina é quimicamente similar à carbamazepina, com a mesma indicação anticonvulsivante, mas tem um melhor perfil de toxicidade, com meia vida de apenas 1 a 2 horas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848524 Farmácia
Com relação aos anestésicos intravenosos, analise as afirmativas a seguir.
I. Os anestésicos intravenosos para indução da anestesia geral são lipofílicos e possuem partição preferencial para tecidos lipofílicos como cérebro e medula espinal, perfundindo rapidamente, razão pela qual possui rápido início de ação. II. O propofol é um fármaco muito utilizado para indução da anestesia local, e, devido ao seu perfil farmacocinético, é uma escolha comum para sedação nos cuidados anestésicos monitorados. III. O midazolam IV, aplicado 30 minutos antes da indução da anestesia, proporciona sedação confiável e efeito ansiolítico em crianças sem produzir despertar tardio.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848525 Farmácia
Estima-se que no Brasil entre 6,6% a 54,5% das internações hospitalares em instituições terciárias de saúde estejam relacionadas aos sinais e sintomas decorrentes de reações adversas a medicamentos (RAM). Mastroianni, P & Varallho, RF, Farmacovigilância para promoção do uso correto de medicamentos. Ed. Artmed, 2013.
Os fatores de risco associados à ocorrência de RAM estão relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q1848526 Farmácia
Com relação a Resolução da ANVISA nº 166 de 24 de julho de 2017, que dispõe sobre a validação de métodos analíticos e dá outras providencias, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a correta e (F) para a falsa.
( ) Os métodos analíticos descritos em compêndios oficiais, deve ter a sua adequabilidade demonstrada por meio de estudos de validação parcial; ( ) É permitida a contratação de um laboratório terceirizado para realizar a caracterização de substancias de referência, devendo estar de acordo com a Resolução e a justificativa de escolha; ( ) A resolução determina que a faixa de trabalho para a validação dos métodos propostos, devem possuir níveis aceitáveis, de linearidade, exatidão e precisão.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q1848527 Farmácia
De acordo com a Resolução da ANVISA/2017, que dispõe sobre a validação de métodos analíticos e dá outras providencias, analise as afirmativas a seguir.
I. O estudo de exatidão tem o objetivo de verificar a recuperação de um analito em concentrações diferentes dentro de uma matriz, a partir de, no mínimo, 7 determinações. II. O estudo de reprodutibilidade deve ser obtido por meio da proximidade dos resultados obtidos no mesmo laboratório para atingir um critério comum. III. O limite de detecção deve ser demonstrado pela obtenção da menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848528 Farmácia
Com relação ao tema fármacos anti-lipidêmicos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1848529 Farmácia
Em relação ao Código de Ética do Farmacêutico, assinale a afirmativa correta.
I. O farmacêutico deve respeitar o direito de decisão do usuário sobre o tratamento, sua saúde e bem-estar, mesmo se for considerado incapaz para decidir a melhor opção de tratamento. II. O farmacêutico deve negar-se a realizar atos que sejam contrários aos ditames da ética, da ciência e da técnica, comunicando o fato, se necessário, ao Conselho Regional de Farmácia. III. O farmacêutico não pode ser limitado na escolha dos meios científicos a serem utilizados no exercício profissional por disposição estatuária ou regimental de instituição pública ou privada.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1848530 Farmácia
Um paciente em tratamento quimioterápico, teve uma diarreia e foi ao hospital; em lá chegando, solicitou a prescrição de um medicamento contra esse sintoma.
Assinale a opção que indica o fármaco eficaz para o tratamento.
Alternativas
Q1848531 Farmácia
Em relação aos fármacos que atuam como relaxante do musculo esquelético, analise as afirmativas a seguir.
I. A duração do bloqueio neuromuscular produzido por relaxantes não despolarizantes está correlacionada com a meia-vida, vida de eliminação. II. Os fármacos relaxantes despolarizantes (como a succinilcolina) agem em duas etapas: o bloqueio de fase I (despolarizante) e o bloqueio de fase II (dessensibilizante), e podem provocar arritmias cardíacas quando administradas durante anestesia com halotano. III. O efeito colateral mais comum dos relaxantes despolarizantes é a hipopotassemia (diminuição da pressão intraocular e diminuição da pressão intragástrica), com risco de regurgitação e aspiração do conteúdo gástrico.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: E
5: B
6: D
7: E
8: E
9: C
10: E
11: A
12: E
13: A
14: E
15: A
16: E
17: B
18: E
19: B
20: D