Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Médico - Oncologia Clínica
Foram encontradas 30 questões
O paciente B.F.C., sexo masculino, com 57 anos de idade e performance status (PS ECOG) 1, procurou atendimento oncológico com diagnóstico de adenocarciona de corpo gástrico moderadamente diferenciado.
Após a realização de tomografias computadorizadas, foi constatado invasão de pâncreas, sendo o estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. T4b N0 M0. O caso foi discutido em sessão multidisciplinar, que definiu como tratamento ideal a quimioterapia neoadjuvante com o protocolo FLOT (com as drogas 5-fluorouracil, oxaliplatina e docetaxel), seguido de cirurgia.
O paciente apresentava também doença cardiovascular prévia, com histórico de três infartos agudos do miocárdio, embora estivesse assintomático e o seu ecocardiograma tenha mostrado função ventricular preservada.
Em relação ao risco de toxicidade cardiovascular decorrente do tratamento com protocolo de quimioterapia FLOT, assinale a afirmativa correta.
Paciente de 66 anos, masculino, com cardiopatia isquêmica (último infarto agudo do miocárdio há 1 ano), recebeu diagnóstico de carcinoma epidermoide de canal anal estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. cT3 cN1 M0.
O mesmo foi submetido ao tratamento com radioterapia concomitante à quimioterapia com mitomicina C e capecitabina. O re-estadiamento, com inspeção visual, toque retal, anuscopia e palpação de linfonodos inguinais, foi realizado 8 semanas após o término da radioterapia e mostrou doença persistente.
Em relação à condução do caso clínico desse paciente, assinale a afirmativa correta.
Uma médica mastologista deseja saber a respeito das possibilidades de tratamentos de uma paciente com um tumor de mama recém diagnosticado e que, atualmente, é passível de tratamento com cirurgia conservadora.
Trata-se de uma mulher de 48 anos, pré-menopausa, com diagnóstico de câncer de mama esquerda, estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. cT2 cN1 M0. A biópsia da lesão mamária mostrou carcinoma lobular grau 2, receptor de estrogênio e receptor de progesterona positivos, HER2 negativo, com Ki-67 de 20%.
Em relação às possibilidades de tratamentos neoadjuvante e adjuvante para essa paciente e suas possíveis implicações, vantagens e desvantagens, analise as afirmativas a seguir.
I. A presença de doença residual após a quimioterapia neoadjuvante implica maior risco de recidiva. Caso isso ocorra, a paciente deverá receber, como tratamento adjuvante, além da hormonioterapia e da radioterapia, a quimioterapia com capecitabina, se disponível.
II. A mudança do estadiamento linfonodal, após a quimioterapia neoadjuvante, para cN0 poderá permitir uma cirurgia menos invasiva e a redução dos campos de radioterapia.
III. Para evitar o risco de tratar a paciente com quimioterapia neoadjuvante desnecessariamente, o ideal seria fazer a confirmação do estadiamento linfonodal mediante punção aspirativa.
Está correto o que se afirma em
Uma avaliação clínica cuidadosa, realizada ao diagnóstico do adenocarcinoma de reto, é de grande importância, uma vez que, além de permitir avaliar fatores prognósticos, permite à equipe determinar qual a melhor conduta inicial. Os pacientes acometidos por essa neoplasia apresentam não apenas um risco de recidiva à distância, como também a possibilidade de recorrência locorregional, que pode implicar em sintomas de difícil controle. Caso o tumor esteja localizado no reto inferior, é fundamental considerar não somente as chances de cura com o tratamento, como também a qualidade de vida após o término do mesmo.
Em relação à avaliação clínica inicial e aos fatores prognósticos de pacientes com câncer de reto não metastático, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O estadiamento locorregional deve incluir anamnese, exame clínico, colonoscopia com biopsia(s) e ressonância magnética de pelve com protocolo para câncer de reto. O ultrassom endoscópico apresenta melhor acurácia para a definição do estadiamento “N” do que para o estadiamento “T” (TNM/AJCC), sendo assim uma opção para os tumores iniciais e para pacientes que não podem realizar ressonância magnética.
( ) A margem de ressecção circunferencial pode ser avaliada no pré-operatório pela ressonância magnética, sendo considerada livre quando está a mais de 1 mm da fáscia mesorretal e dos músculos elevadores e não invade o plano interesfincteriano. A mesma possui correlação com a possibilidade de recorrência locorregional e com a sobrevida livre de progressão, mas não com a sobrevida global.
( ) A invasão venosa extramural pode ser avaliada pela ressonância magnética. A presença da mesma está associada à maior incidência de metástases à distância e pode, por si só, fazer com que o paciente seja elegível para tratamento com a terapia neoadjuvante total.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Estima-se que até 60% dos pacientes com câncer colorretal irão apresentar metástases. Em cerca de 25% dos casos, as mesmas estão evidentes no momento do diagnóstico inicial. Muitas vezes o fígado é o único sítio de doença à distância, sendo a cirurgia um tratamento com possibilidade curativa. Alguns pacientes com doença hepática considerada inicialmente irressecável podem ser submetidos à ressecção cirúrgica radical, caso tenham uma boa resposta à quimioterapia. Por isso, é muito importante uma avaliação criteriosa, por equipe multidisciplinar, a fim de definir a melhor estratégia de tratamento.
Em relação à avaliação e ao tratamento de pacientes com câncer colorretal e com metástases hepáticas, assinale a afirmativa correta.