Questões de Concurso Público FUNSAÚDE - CE 2021 para Técnico de Laboratório em Análises Clínicas

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 18 questões

Q1948240 Técnicas em Laboratório
Apesar da crescente automatização laboratorial, o papel do flebotomista permanece indispensável no processo de coleta de sangue. Nesse processo, o uso adequado do torniquete é essencial para garantir a qualidade do resultado do exame.
Durante uma punção venosa no braço, para coleta de sangue de um paciente adulto, recomenda-se que o torniquete seja
Alternativas
Q1948241 Técnicas em Laboratório
Tubos de coleta contendo EDTA ou citrato de sódio são indicados para a obtenção de  
Alternativas
Q1948242 Técnicas em Laboratório
A análise química da urina é comumente realizada com o uso de fitas reagentes. Essa análise baseia-se em metodologia de química seca, cujos resultados podem ser determinados visualmente ou por instrumentos semiautomatizados ou automatizados.
As fitas reagentes indicadas para auxiliar o diagnóstico de infecção bacteriana no trato urinário são aquelas que, na urina, detectam ou medem
Alternativas
Q1948243 Técnicas em Laboratório
Um técnico precisa preparar 500 mL de uma solução de sacarose 0,32 M, a partir de uma solução estoque de sacarose 1 M.
O volume da solução estoque que deverá ser usado é igual a
Alternativas
Q1948244 Técnicas em Laboratório
Um método muito efetivo para esterilizar meios de cultura e que utiliza calor úmido sob pressão é a(o)
Alternativas
Q1948245 Técnicas em Laboratório
O microscópio para laboratório deve produzir uma imagem ampliada da amostra e separar os detalhes da imagem, tornando-os visíveis ao olho humano ou a uma câmera.
Com relação aos componentes do microscópio óptico, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O ajuste do foco da imagem é obtido através da maior ou menor abertura do diafragma.
( ) O condensador é uma lente que concentra a luz proveniente de uma lâmpada (ou espelho) e direciona esse feixe luminoso para a amostra a ser observada.
( ) A lente objetiva é a que fica mais próxima da amostra observada e projeta uma imagem aumentada em direção à lente ocular.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q1948246 Técnicas em Laboratório
Muitos métodos usados no exame parasitológico de fezes (EPF) estão baseados em processos de enriquecimento, que servem para concentrar a carga parasitária e, assim, facilitar a detecção do parasita.
Um método frequentemente utilizado na rotina laboratorial e que se baseia na sedimentação espontânea para concentração da amostra é o método de
Alternativas
Q1948250 Técnicas em Laboratório
O diagnóstico e monitoramento do diabetes pode ser feito por meio de exames laboratoriais que avaliam a quantidade de glicose circulante no sangue. Com relação a esses exames, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O exame da hemoglobina glicada deve ser feito obrigatoriamente em jejum e reflete apenas a glicemia do momento da coleta.
( ) O teste de tolerância à glicose (TOTG) requer a ingestão de 75 g de glicose dissolvida em água (dose padrão para adultos), cerca de 8 a 12h antes da coleta de sangue.
( ) No exame da glicemia de jejum, a glicose do plasma pode ser quantificada através de ensaio enzimático colorimétrico (glicose oxidase).
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,  
Alternativas
Q1948253 Técnicas em Laboratório
Os métodos parasitológicos diretos são pouco eficientes para o diagnóstico clínico da doença de Chagas na sua fase crônica, devido à baixa parasitemia. Um método mais eficiente de diagnóstico nessa fase da doença, e que é muito utilizado em bancos de sangue, é o
Alternativas
Q1948254 Técnicas em Laboratório
O método de coloração de Ziehl-Neelsen é utilizado para a detecção de bacilos BAAR (bacilos álcool-ácido-resistentes) e é utilizado rotineiramente para o diagnóstico laboratorial de 
Alternativas
Q1948256 Técnicas em Laboratório
Com relação ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outras medidas para redução de riscos em laboratórios de análises clínicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Não se deve pipetar qualquer líquido, incluindo água, com a boca. Deve-se utilizar dispositivos de pipetagem, como peras de borracha.
II. O uso de luvas e jaleco é obrigatório apenas quando a atividade a ser desenvolvida exige contato com sangue. Ao acessar uma área externa ao laboratório (cantina, por exemplo), deve-se retirar as luvas, mas a retirada do jaleco é opcional.
III. Os óculos de proteção devem ser utilizados sempre que houver a possibilidade de formação de aerossol ou espirros de fluidos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1948258 Técnicas em Laboratório
A figura mostra o resultado das Provas Direta e Reversa, realizadas para a tipagem sanguínea de um indivíduo.
Imagem associada para resolução da questão
O resultado indica sangue do tipo
Alternativas
Q1948259 Técnicas em Laboratório
O descumprimento da sequência correta de tubos durante a coleta múltipla de sangue venoso pode induzir a resultados incorretos, devido à possibilidade de contaminação com aditivos de um tubo para outro. Para evitar erros, uma sequência dos tubos a vácuo usados na coleta de sangue venoso foi estabelecida pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI).
Com relação a essa sequência, analise as afirmativas a seguir.
I. O primeiro tubo a ser preenchido é o de tampa verde, que contém EDTA.
II. O tubo de tampa azul claro contém ativador de coágulo e deve ser coletado após o tubo contendo heparina.
III. O tubo de tampa cinza contém fluoreto de sódio e deve ser coletado por último.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1948260 Técnicas em Laboratório
Uma das provas para a identificação de Staphylococcus spp. é realizada colocando-se sobre uma lâmina de vidro uma amostra da colônia suspeita e uma gota do reagente; a prova é considerada positiva quando há efervescência (surgimento de bolhas).
A técnica descrita é a Prova da
Alternativas
Q1948261 Técnicas em Laboratório
Para o diagnóstico laboratorial da sífilis pode-se utilizar testes treponêmicos e testes não treponêmicos. Com relação a esses testes, analise as afirmativas a seguir.
I. Testes não treponêmicos, como o FTA-abs, usam como antígeno o Treponema pallidum e detectam anticorpos antitreponêmicos.
II. O teste VDRL baseia-se na técnica de imunofluorescência indireta. Esse teste tem como desvantagem permanecer reagente, mesmo após a cura.
III. Testes treponêmicos são apenas qualitativos; já os testes não treponêmicos podem ser qualitativos (utilizados como testes de triagem) ou quantitativos (podendo ser usados para monitorar a resposta ao tratamento).
Está correto o que se afirma em  
Alternativas
Q1948262 Técnicas em Laboratório
Os procedimentos de coleta, armazenamento e conservação das fezes são fundamentais para a eficiência do resultado do exame parasitológico. Um dos pontos a ser cuidadosamente observado é o tempo decorrido entre a coleta das amostras fecais e o início de sua análise, pois esse intervalo influi de maneira direta na identificação dos parasitos.
As opções a seguir apresentam recomendações que garantem a identificação segura e correta dos parasitos intestinais, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1948263 Técnicas em Laboratório
Os meios de cultura fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural. Existe uma variedade enorme desses meios, que são utilizados para análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas.
Relacione os meios de cultura às suas respectivas características.

1. Ágar Sabouraud dextrose
2. Cary Blair
3. Ágar MacConkey
4. Ágar sangue
( ) Meio enriquecido usado para o isolamento de microrganismos não fastidiosos e para a visualização de hemólise
( ) Meio de transporte para amostras de fezes.
( ) Meio seletivo e diferencial, inibe o crescimento de microrganismos gram-positivos e diferencia bactérias em lactose positiva e negativa
( ) Meio seletivo usado para o cultivo de fungos leveduriformes e filamentosos

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q1948264 Técnicas em Laboratório
Certas moléculas encontradas em fluidos corporais podem servir como marcadores bioquímicos, sendo utilizadas para diagnosticar e/ou identificar riscos de ocorrência de determinada doença.
Relacione os seguintes biomarcadores sanguíneos às suas respectivas características e função diagnóstica.

1. TnIc e/ou TnTc (troponina)
2. Amilase
3. ALT (alanina aminotransferase)
4. CK-MB (creatinoquinase fração MB)
( ) É um marcador precoce de lesão miocárdica, encontrado também em tecidos não cardíacos.
( ) Embora possa ocorrer em diversos órgãos, valores elevados estão associados a distúrbios hepáticos, como hepatite.
( ) Enzima do tipo hidrolase cuja alteração na concentração está associada ao diagnóstico de pancreatite aguda.
( ) Devido à sua alta especificidade, é o marcador preferencial de lesão miocárdica.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: B
7: E
8: E
9: B
10: B
11: D
12: A
13: C
14: E
15: C
16: D
17: C
18: E