Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2021 para Cirurgião Dentista - Traumatologia Buxo-maxilofacial

Foram encontradas 20 questões

Q1946727 Odontologia
Os actinomices são organismos gram positivos que habitam a microbiota endógena. Segundo Topazian et al., assinale a opção que indica os sítios da região oral e maxilofacial em que eles são encontrados, podendo dar a origem a uma infecção, em caso de lesão tecidual. 
Alternativas
Q1946728 Odontologia
A identificação da microbiota das infecções odontogênicas é fundamental para seu adequado tratamento. Assinale a opção que apresenta os principais grupos de bactérias encontrados nas infecções odontogênicas. 
Alternativas
Q1946729 Odontologia
As opções a seguir, apresentam as definições da classificação de risco de um paciente, no que se refere a seu estado físico para atendimento médico ou odontológico, determinada pela American Society of Anesthesiologists (Classificação ASA), à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1946730 Odontologia
Em relação às fraturas mandibulares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Fratura favorável de ângulo mandibular pode ser tratada com bloqueio maxilomandibular em paciente que apresenta oclusão estável.
( ) No tratamento de fraturas mandibulares oblíquas pela técnica lag screw, é necessário o bloqueio maxilomandibular no período pós operatório, mesmo com a instalação de dois a três parafusos.
( ) A tomada radiográfica lateral oblíqua da mandíbula é útil para diagnosticar fraturas do ramo, ângulo e corpo posterior, já a incidência de Towne reversa é ideal para diagnosticar fraturas do côndilo mandibular.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1946731 Odontologia
Com relação ao tratamento das fraturas maxilofaciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os dentes que se encontram no traço de fratura devem ser removidos, mesmo quando não apresentam interferência durante a redução e fixação da fratura.
II. O potencial de cicatrização das fraturas é favorecido em paciente pediátricos devido a uma rica irrigação sanguínea endosteal. Por isso, muitas fraturas mandibulares em crianças menores de 5 anos devem ser tratadas com técnicas conservadoras, sendo contraindicado o uso de fixação interna.
III. As fraturas cominutivas de mandíbula exigem fixação do tipo load-bearing.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1946732 Odontologia
Assinale a opção que apresenta os dois sais anestésicos mais frequentemente relacionados com parestesia pós bloqueio do nervo alveolar inferior.
Alternativas
Q1946733 Odontologia
A FDA (Food and Drug Administration) propôs uma classificação dos medicamentos tendo como critério o risco potencial de malformação ou dano fetal.
De acordo com essa classificação, assinale a opção que apresenta os antibióticos de uso em infecções odontogênicas mais seguros para uso em gestantes (risco B).
Alternativas
Q1946734 Odontologia

Assinale a opção que indica o único AINE (antiinflamatório não esteroidal) aprovado para uso em crianças pela FDA (Food and Drug Administration), corroborado também pela Anvisa. 

Alternativas
Q1946735 Odontologia
O comprimento inadequado dos arcos dentários, além de outros fatores, influencia no risco de impacção de elementos dentários. Assinale a opção que apresenta, em ordem decrescente, os dentes com maior frequência de impacção (de acordo com Hupp et al., 2015). 
Alternativas
Q1946736 Odontologia
As classificações de Winter e de Pell & Gregory servem para definir o posicionamento de um terceiro molar incluso/impactado, permitindo melhor comunicação entre os profissionais e o adequado planejamento cirúrgico.
De acordo com essas classificações, assinale a opção que indica a classificação de um terceiro molar inferior que se encontra paralelo ao longo eixo do segundo molar, parcialmente dentro do ramo mandibular e totalmente abaixo da linha amelocementária do segundo molar adjacente.
Alternativas
Q1946737 Odontologia
Leia o fragmento a seguir:

“Segundo Stanley F Malamed, a administração de vasoconstritores em pacientes que estão sendo tratados com Betabloqueadores não seletivos (p. ex., propranolol) aumenta a probabilidade de _________ acentuada da _______, acompanhada por __________ reflexa.”

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Alternativas
Q1946738 Odontologia
Segundo Stanley F. Malamed, a classificação dos agentes simpaticomiméticos pela estrutura química está relacionada à presença ou ausência de um núcleo catecol. Os fármacos simpaticomiméticos que têm radicais hidroxila na terceira e quarta posições do anel aromático são denominados catecóis. Se eles contêm um grupo amina ligado à cadeia lateral alifática, são designados como catecolaminas.
Dentre as opções a seguir, assinale a que apresenta uma catecolamina exclusivamente sintética. 
Alternativas
Q1946739 Odontologia
O Escore de Trauma foi desenvolvido para avaliar rapidamente a extensão da lesão em sistemas vitais e sua gravidade. Mais tarde, em 1989, ele foi modificado e tornou-se o Escore de Trauma revisado.
Assinale a opção que apresenta os parâmetros fisiológicos avaliados no Escore de Trauma Revisado. 
Alternativas
Q1946740 Odontologia
De acordo com o grau de severidade e o risco de ameaça à vida, as lesões traumáticas podem ser classificadas em três categorias.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1946741 Odontologia
Com relação às fraturas naso-orbito-etmoidais e sua classificação, analise as afirmativas a seguir.

I. Em fraturas tipo I completa bilateral é necessária a fixação transnasal do tendão cantal medial.
II. Em fraturas do tipo II, o ligamento cantal normalmente permanece ligado a um grande segmento central, não havendo cominuição óssea.
III. As fraturas do tipo III apresentam fragmentação envolvendo o fragmento central de osso onde o tendão cantal medial se fixa.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1946742 Odontologia
Com relação às hemorragias do terço médio da face, relacione as origens de sangramento às respectivas regiões anatômicas.

1. Artéria esfenopalatina
2. Artérias etmoidais anterior e posterior
3. Ramo nasal da artéria facial
( ) Face anterior da parede lateral nasal
( ) Aspecto nasal posterior
( ) Parede superolateral nasal

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
Alternativas
Q1946743 Odontologia
A displasia fibrosa é uma condição semelhante a um tumor, que é caracterizada pela substituição do osso normal por uma proliferação excessiva de tecido conjuntivo fibroso celularizado, entremeado por trabéculas ósseas irregulares. Algumas síndromes podem estar associadas a essa lesão.
A desordem rara associada à displasia fibrosa, caracterizada por displasia fibrosa em combinação com mixomas intramusculares é denominada Síndrome de

Alternativas
Q1946744 Odontologia
As lesões fibro-ósseas são um grupo diverso de processos caracterizados pela substituição do osso normal por tecido fibroso contendo um produto mineralizado neoformado.
A lesão fibro-óssea que pode frequentemente demonstrar um arqueamento característico da cortical inferior da mandíbula para baixo é denominada

Alternativas
Q1946745 Odontologia
As lesões fúngicas e virais mais comumente encontradas na cavidade oral de pacientes com HIV/AIDS são, respectivamente,
Alternativas
Q1946746 Odontologia
Quanto aos distúrbios hematológicos, analise as afirmativas a seguir.

I. A deficiência do fator VII é um exemplo de coagulopatia.
II. Pacientes com Hemofilia A e pacientes heparinizados são considerados portadores de distúrbios plaquetários.
III. O uso contínuo de aspirina interfere na agregação plaquetária, sendo um exemplo de coagulopatia.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: E
6: E
7: A
8: C
9: C
10: B
11: B
12: D
13: E
14: B
15: C
16: A
17: E
18: A
19: C
20: A