Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulínia - SP 2021 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1996865 Fonoaudiologia
O inventário mental dos sons da fala, ou seja, a relação ou a listagem de sons que fazemos na cabeça, que funciona como um grande arquivo onde os sons da língua ficam armazenados e organizados, referem-se ao nível linguístico
Alternativas
Q1996866 Fonoaudiologia

Com relação ao desenvolvimento de fala e linguagem de crianças, analise as afirmativas a seguir.


I. O início da troca dialógica ocorre antes mesmo do surgimento da fala, ao longo do primeiro ano de vida, por meio de comportamentos comunicativos entre o bebê e o adulto.


II. Compartilhar a atenção para um objeto ou situação, antecipar ações em jogos corporais são alguns sinais não verbais considerados precursores da linguagem.


III. Bebês são hábeis em identificar, reconhecer e discriminar sinais maternos, tais como cheiro, padrão vocal e prosódico, muito precocemente.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1996867 Fonoaudiologia
Com relação às habilidades preditoras para a compreensão da leitura, analise a as firmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A habilidade de ir monitorando possíveis falhas, para que consiga corrigi-las o mais breve possível durante a leitura, é uma habilidade de nível básico para a compreensão leitora.

( ) A velocidade da leitura é extremamente relevante para a compreensão, pois é necessário que o aprendiz automatize o reconhecimento da palavra.

( ) A memória de trabalho pode estar relacionada a níveis diferentes, como significado das palavras, o conhecimento de diversos tipos de textos ou o conhecimento de mundo geral.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q1996868 Fonoaudiologia
Diante de uma situação de produção aumentada de muco e secreções, edema e alterações ressonantais, recomenda-se
Alternativas
Q1996869 Fonoaudiologia
O primeiro passo para o diagnóstico e a intervenção precoce, que está inserido em um programa de saúde auditiva infantil e contempla as ações de prevenção, diagnóstico e reabilitação da perda auditiva, é a
Alternativas
Q1996870 Fonoaudiologia
Considerando as etapas do desenvolvimento cognitivo de Piaget, o início da representação simbólica, a atividade centrada no aqui e agora e o predomínio do jogo simbólico são características do 
Alternativas
Q1996871 Fonoaudiologia
O teste que avalia a habilidade de resolução temporal em que a tarefa solicitada é indicar com um ou com dois dedos se o paciente ouviu um ou dois tons, respectivamente, e que se recomenda realizar em condição binaural na intensidade de 50dBNS, denomina-se 
Alternativas
Q1996872 Fonoaudiologia
Com relação à sucção, à deglutição e à respiração em bebês recém-nascidos, analise as afirmativas a seguir.

I. A deglutição já está presente antes mesmo do nascimento, tendo suas primeiras ocorrências por volta da décima terceira semana de gestação.

II. Como a respiração e a deglutição são funções competitivas em nível de vias aéreas superiores, a coordenação entre respiração e deglutição é crucial.

III. Para os recém-nascidos pré-termo ou a termo, com disfunção do sistema nervoso central ou respiratória, a alimentação oral pode ser um procedimento seguro.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1996873 Fonoaudiologia

Com relação a atuação do fonoaudiólogo na amamentação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.


( ) A atuação da Fonoaudiologia no atendimento ao RN tem o papel de avaliar e incentivar o aleitamento materno visando ao desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios e favorecendo a relação mãe-filho.


( ) A Fonoaudiologia atua em todos os níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.


( ) A atuação do fonoaudiólogo relacionada à amamentação abrange exclusivamente orientações para as mães e identificação de hábitos orais inadequados do bebê.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Q1996874 Fonoaudiologia
Um distúrbio adquirido, decorrente de lesão de áreas de linguagem do sistema nervoso central, tendo como possíveis consequências déficits na linguagem e na comunicação oral e escrita, denomina-se 
Alternativas
Q1996875 Fonoaudiologia
Atualmente, considera-se como padrão-ouro para a avaliação da deglutição e o diagnóstico da disfagia, 
Alternativas
Q1996876 Fonoaudiologia
O nistagmo induzido pelo movimento ocular ao acompanhamento visual de pontos luminosos móveis ou pelo movimento de um tambor raiado envolvente com faixas brancas e pretas alternadas, com direção fixa para direita e depois para a esquerda, denomina-se nistagmo
Alternativas
Q1996877 Fonoaudiologia

Com relação à disfagia orofaríngea infantil, analise as afirmativas a seguir.


I. Na população pediátrica não existe um consenso sobre o uso de testes de triagem para disfagia e/ou aspiração, pois a literatura é insuficiente.


II. A avaliação clínica pediátrica da disfagia infantil tem como objetivo fornecer informações sobre a biomecânica da deglutição e o desempenho do paciente.


III. Para a avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil à beira do leito, não é necessário uso de nenhum material específico.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1996878 Fonoaudiologia
Segundo as diretrizes nacionais de Atenção da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), publicadas pelo Ministério da Saúde em abril de 2013, recomenda-se 
Alternativas
Q1996879 Fonoaudiologia
Com relação ao teste da linguinha, avaliação do frênulo lingual em recém-nascidos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa.

( ) A avaliação do frênulo lingual faz parte do exame físico do recém-nascido e deve ser realizada por profissionais da equipe de saúde que atendam o binômio mãe e recém-nascido na maternidade.

( ) A avaliação não dói e permite detectar se há alguma alteração na membrana da língua capaz de interferir diretamente na qualidade da amamentação do bebê e no desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição e higiene oral.

( ) O teste da linguinha tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual longo, espesso ou delgado, que, na maioria das vezes, restringe pouco os movimentos da língua.

As afirmativas, são, na ordem apresentada, respectivamente, 
Alternativas
Q1996880 Fonoaudiologia
A recém-nascida, filha de FSF nasceu no dia 26/08/2008 com 33 semanas de idade gestacional, sendo classificada como recém-nascido pré-termo de muito baixo peso para a idade gestacional (mbp/pig), pesando 1.330g com 27cm. Ao chegar à UTI – Neonatal, no dia 26/08/08, a mesma foi encaminhada para o setor de alto risco na UTI – Neonatal, onde não há a intervenção fonoaudiológica. Depois de 19 dias internada em alto risco, a recém-nascido foi transferida para o setor de médio risco, iniciando-se desta forma o acompanhamento fonoaudiológico.

Na avaliação da Fonoaudiologia foi constatado que a recém-nascida apresentava o reflexo de busca inconsistente, sucções curtas e isoladas, língua posteriorizada, tônus hipotônico e apresentava-se sempre sonolenta no início da estimulação, não conseguindo sugar no seio materno.

Nesse caso, a conduta fonoaudiológica foi 
Alternativas
Q1996881 Fonoaudiologia
Com relação a avaliação fonoaudiológica em pacientes adultos e idosos com disfagia orofaríngea, analise as afirmativas a seguir.

I. Muitas vezes, os sintomas clínicos observáveis não se correlacionam com a fisiopatologia, mas possibilitam classificar a disfunção em uma das fases da deglutição.
II. Os protocolos de rastreio ou triagem são propostos para avaliar idosos institucionalizados e/ou hospitalizados, utilizando, por exemplo, critérios maiores e menores.

III. A avaliação da deglutição no leito, já proposta por alguns autores, inclui uma anamnese detalhada, abordando a história médica e a história do problema e da dinâmica da deglutição.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1996882 Fonoaudiologia

Relacione os componentes do sistema estomatognático aos seus respectivos papéis.


1 – Língua

2 – Lábios

3 – Palato Duro

4 – Dentes 


( ) Durante a trituração, sua borda lateral fica rebaixada do lado de trabalho no qual o alimento está sendo triturado.


( ) O número de contatos oclusais e a harmonia oclusal são fatores diretamente relacionados ao desempenho da mastigação.


( ) Muitas vezes o ser humano faz pouco uso da sua sensibilidade para definir, por exemplo, se a temperatura do alimento está adequada.


( ) Por ser fixo e rígido auxilia a língua no esmagamento do alimento e seus receptores contribuem para a sensação de textura e temperatura.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Q1996883 Fonoaudiologia

Relacione as abordagens passivas facilitadoras e/ou indutoras às suas respectivas funções.


1. Pressão no centro da língua com colher

2. Uso da colher sem alimento

3. Estabilidade de lábios e mandíbula


( ) indicada para as dificuldades de eliciar deglutição, atraso do disparo da fase faríngea e presença de estase na cavidade oral e orofaringe.


( ) a finalidade é propiciar a movimentação da língua superiormente.


( ) a finalidade é facilitar a organização do bolo pelo aumento da pressão intraoral.


( ) facilitar os movimentos da língua para ajudar no trânsito posterior do alimento.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Q1996884 Fonoaudiologia
Segundo o Código de Ética de Fonoaudiologia, assinale a opção que apresenta um direito geral do fonoaudiólogo, nos limites de sua competência e atribuições.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C
5: E
6: B
7: D
8: D
9: D
10: A
11: E
12: C
13: A
14: C
15: D
16: C
17: E
18: B
19: D
20: B