Questões de Concurso Público TCE-RO 2021 para Analista Judiciário - Assistente Social

Foram encontradas 35 questões

Q1895528 Serviço Social

Joana está em tratamento de um câncer em estágio de cuidados paliativos, apresentando uma série de limitações que exigem cuidado direto e contínuo, pois não consegue deambular ou mesmo administrar de forma autônoma seus medicamentos ou alimentação. Ela possui uma filha de 8 anos de idade, que foi afastada do pai devido a situações de abuso sexual por ele perpetradas contra a criança. Não foi localizada nenhuma outra referência familiar ou de vínculo afetivo da criança para os seus cuidados. A partir desse histórico, a equipe de Serviço Social encaminhou o caso ao Ministério Público, solicitando arrolar a criança em programa de adoção.

Segundo a Lei nº 12.010/2009, a ação da equipe foi:

Alternativas
Q1895529 Serviço Social
Uma das características do neoliberalismo é o surgimento do neoconservadorismo, cuja ideologia dissemina, segundo Fuziwara (2021): 
Alternativas
Q1895530 Serviço Social

Ana, pessoa com transtorno mental, tem o CRAS como a sua principal referência de vínculos comunitários. Sempre que não se sente bem, solicita atendimento da equipe técnica do referido equipamento da assistência social, e, quando não encontra a equipe, atenta contra a sua própria vida. Seus familiares residem no território, têm conhecimento do fato, mas não acreditam na mudança ou controle das crises de Ana, e por isso não assumem qualquer tipo de cuidado com ela, deixando-a em situação de rua.

No caso em tela, o assistente social, a partir do conhecimento da PNAS, deve:

Alternativas
Q1895531 Serviço Social

Ao analisar o Serviço Social, Iamamoto e Carvalho (1982) concluem que a atuação dos assistentes sociais “participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como (...) de respostas a necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora”, ou seja, é mediada pelos interesses das classes em disputa na sociedade.

Essa relação investe a profissão de um caráter: 

Alternativas
Q1895532 Serviço Social

A área sociojurídica, para Borgianni (2013), apresenta diversos desafios para o assistente social na sua intervenção, notadamente ao buscar reproduzir as determinações que constituem a totalidade sobre a qual atuamos.

Nesse sentido, é próprio da intervenção do assistente social o(a): 

Alternativas
Q1895533 Serviço Social

Toniolo (2020) afirma que não se pode pensar a produção de documentos técnicos de assistentes sociais sem pensar também em suas atribuições profissionais.

Seguindo esse raciocínio, ao participar de trabalho interdisciplinar, ao exarar um parecer social, o assistente social: 

Alternativas
Q1895534 Serviço Social

Hortência, mãe de dois filhos adolescentes, recorre ao atendimento no CRAS, informando que seu companheiro, pai de seus filhos, foi recolhido ao sistema prisional após julgamento de delito por ele cometido. Solicita ao assistente social o requerimento do auxílio-reclusão para complementar a manutenção da prole, pois não possui nenhuma renda.

Diante dessa situação e entendimento sobre os benefícios previdenciários, cabe ao assistente social:

Alternativas
Q1895535 Serviço Social
Pensando no trabalho dos assistentes sociais e psicólogos no sociojurídico, Reis e Brum (2020) avaliam que a cultura punitivista e sua superação representam um grande desafio e requer dos profissionais a busca constante pela qualificação, que tem início no(a): 
Alternativas
Q1895536 Serviço Social

A perícia social é um dos principais instrumentos utilizados pelo assistente social no sociojurídico. Para Mioto (2001), o eixo de sustentação de uma perícia social possui quatro elementos.

São eles:

Alternativas
Q1895537 Serviço Social

O assistente social, na sua ação como perito, deve estar atento a três princípios norteadores:


I. toda situação é uma situação a ser descoberta;

II. todo processo de perícia social é também um processo de intervenção;

III. possibilidade de a perícia social provocar impactos na vida dos sujeitos envolvidos.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1895538 Serviço Social
Ao refletirem sobre a produção de conhecimento no Serviço Social atualmente, Vasconcelos e Baltar (2020) afirmam que a direção social que a prática profissional do assistente social e suas tendências vem tomando só pode ser apreendida por meio do(a):
Alternativas
Q1895539 Serviço Social

Os pilares que sustentam o Projeto Ético-Político do Serviço Social estão sendo questionados pelo neoliberalismo, que insere a ideologia neoconservadora no interior da profissão.

Nessa matriz, as práticas de encaminhamento das demandas dos usuários são baseadas em critérios:

Alternativas
Q1895540 Serviço Social

Segundo Guerra et al. (2013), a concepção de pesquisa que emana das Diretrizes Curriculares designa “uma relação intrínseca e de autoimplicação com a intervenção profissional”.

Nesse sentido, a formação profissional tem na pesquisa a mediação da relação entre:

Alternativas
Q1895541 Serviço Social

A entrada do neoliberalismo no Brasil, nos anos 1990, marcou o início do desmonte da recém-instituída seguridade social.

O solapamento de direitos e de supressão das políticas sociais no âmbito da seguridade social tem aprofundado a tendência à(ao): 

Alternativas
Q1895542 Serviço Social

A primeira década do século XXI traz, para a já frágil seguridade social brasileira, o aprofundamento dos parâmetros de ajuste fiscal iniciados no final do século anterior. A atual pandemia da Covid-19 encontra esse sistema e suas políticas constitutivas desfinanciado e desestruturado.

Para responder à crise social pandêmica, a categoria pela qual o Estado enquadra e legitima as iniciativas da sociedade que considera de utilidade pública é o(a): 

Alternativas
Q1895543 Serviço Social

Para Boschetti , “é fundamental reconhecer que as políticas sociais têm um papel imprescindível na consolidação do Estado democrático de direito”.

Nesse raciocínio, a avaliação das políticas sociais deve:

Alternativas
Q1895544 Serviço Social

Na concepção de oschetti , “deve-se buscar relacionar as políticas sociais com as determinaç es econ micas que, em cada momento histórico, atribuem um caráter específico ou uma dada configuração s políticas sociais”.

Assume-se, dessa forma, um caráter:

Alternativas
Q1895545 Serviço Social

A década de 1980 marca a maturidade intelectual do Serviço Social. É nesse período que a relação da profissão com a pesquisa se amplia e se consolida como produção de conhecimento.

Ao pensar a pesquisa como uma particularidade do Serviço Social, Bourguignon (2007) a compreende como parte constitutiva da:

Alternativas
Q1895546 Serviço Social

A relação entre o Serviço Social e os movimentos sociais nem sempre foi de proximidade e articulação. São as discussões sobre a dimensão política da profissão que trazem os movimentos sociais para o interior do Serviço Social.

Esse processo tem sua origem no(a):

Alternativas
Q1895547 Serviço Social

Ao refletir sobre as atribuiç es privativas do assistente social na Assistência Social, o CFESS compreende que diversas dimens es interventivas presentes nessa política podem se desdobrar em competências, estratégias e procedimentos específicos, como, por exemplo:


I. Realizar estudo e estabelecer cadastro atualizado de entidades e rede de atendimentos públicos e privados.

II. Favorecer a participação dos usuários e movimentos sociais no processo de elaboração e avaliação do orçamento público.

III. Estimular a organização coletiva e orientar os usuários e trabalhadores da política de Assistência Social a constituir entidades representativas.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: A
6: D
7: C
8: A
9: D
10: E
11: B
12: D
13: E
14: C
15: B
16: D
17: D
18: A
19: B
20: E