Questões de Concurso Público TJ-RO 2021 para Analista Judiciário - Psicólogo

Foram encontradas 35 questões

Q1843181 Psicologia
Marília é psicóloga e trabalha na área de RH de uma grande empresa, na qual identificou elevadas taxas de turnover. Sobre as causas de turnover organizacional, analise os itens a seguir.
I. chefias competentes; II. falta de planos de promoção para o pessoal; III. condições de trabalho impróprias e inseguras.
Está correto somente o que se apresenta no(s) item(ns): 
Alternativas
Q1843182 Psicologia
Letícia, 30 anos, ficou grávida do namorado mas não deseja permanecer com o bebê, pois não se considera preparada para exercer a maternidade no momento. Durante a gestação, ela buscou a Vara de Infância mais próxima de sua casa para manifestar seu desejo de entregar o bebê para a adoção. Considerando o disposto na Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Letícia tem dez dias de prazo de arrependimento da entrega do bebê, após realização de audiência de entrega. II. Letícia pode invocar o direito ao sigilo e não declarar o nome do pai do bebê. III. Glória, mãe de Letícia e avó do bebê, pode adotar o neto, apesar de a filha não desejar permanecer com a criança.
Está correto somente o que se afirma em: 
Alternativas
Q1843183 Psicologia
Marcos, 22 anos, vive com os padrinhos Josué e Maria, que têm a sua guarda legal desde o nascimento, sendo reconhecido afetivamente como filho por eles. Recentemente Marcos pediu para que o casal formalizasse legalmente sua adoção. De acordo com as disposições contidas na Lei nº 8.069/1990, é correto afirmar que Marcos:
Alternativas
Q1843184 Psicologia
Em seus primórdios, a Psicologia Jurídica esteve ligada:
Alternativas
Q1843185 Psicologia
Magali é psicóloga aprovada recentemente no concurso do TJRO e, em entrevista com família em processo de Vara de Família, teve acesso a informações que não guardam qualquer relação com o conteúdo do processo judicial. Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, Magali deve:
Alternativas
Q1843186 Psicologia
Felipe trabalhou como psicólogo em uma unidade de saúde por dez anos e passou em concurso do TJRO. No processo de desligamento do trabalho na saúde, Felipe está preocupado com os registros documentais de seu trabalho em função das disposições contidas na Resolução CFP nº 01/2009. Segundo a mencionada Resolução, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1843187 Psicologia
Luísa, psicóloga que atua na Vara de Família de Porto Velho (RO), recebeu a determinação de elaborar o estudo psicológico em ação de regulamentação de guarda da menina Camila, 4 anos. Em consonância com as disposições da Resolução CFP nº 017/2012, Luísa: 
Alternativas
Q1843188 Psicologia
Quanto aos indicadores de violência intrafamiliar praticada contra uma criança, analise os sintomas a seguir.
I. aversão ao contato físico, apatia ou avidez afetiva; II. comportamento autodestrutivo; III. comportamento submisso.
É(são) sintomas indicadores de violência intrafamiliar contra uma criança:
Alternativas
Q1843189 Psicologia
Augusto, 10 anos, foi acolhido após o pai ter buscado o Conselho Tutelar, alegando não poder ficar com o filho. O menino permaneceu sem visitas por um ano, quando houve decisão judicial para que fosse buscada família adotiva interessada no infante. A decisão judicial foi:
Alternativas
Q1843190 Psicologia
A zona de desenvolvimento proximal revela a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outra criança mais velha. Esse conceito foi desenvolvido por:
Alternativas
Q1843191 Psicologia
Presenteísmo é: 
Alternativas
Q1843192 Psicologia
O conceito desenvolvido por D.W. Winnicott sobre a produção de um mediador, pelo bebê, de forma a suportar a ausência materna é: 
Alternativas
Q1843193 Psicologia
A Abordagem Emmi Pikler considera que: 
Alternativas
Q1843194 Psicologia
Os pais de Thiago, 5 anos, procuraram o psicólogo Eduardo para conversar sobre o quadro de fobia social que o menino vem apresentando. No primeiro atendimento a Thiago, Eduardo utilizou jogos e brincadeiras. A essa técnica se dá o nome de:
Alternativas
Q1843195 Psicologia
Jéssica, 17 anos, tem sobrepeso e se tornou alvo de chacota por parte de colegas de sala, que a tratam por apelidos humilhantes. A coordenação da escola aconselhou Jéssica a relevar as “brincadeiras” e sugeriu que ela se dedicasse mais às aulas de Educação Física. Na saída da escola, Jéssica confrontou uma das colegas, Cristiane, 18 anos, e a agrediu com uma tesoura, causando lesões superficiais em seu braço. Sobre a aplicação da prática restaurativa nesse caso, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1843196 Psicologia
O Psicodrama desenvolvido por J. L. Moreno vem contribuindo de maneira significativa nas avaliações e na intervenção em conflitos no contexto judicial. Sobre a cena psicodramática pensada por Moreno na abordagem dos grupos, analise as afirmativas a seguir.
I. O protagonista é a pessoa em torno da qual se centraliza a dramatização e que desenvolve no cenário o tema determinado pelo diretor. II. O diretor é o psicoterapeuta do grupo e o diretor psicodramático, que facilita o bom desenvolvimento da cena dramática. III. Egos-auxiliares são pessoas que contracenam com o protagonista, retratando no palco papéis requeridos pelo mundo do paciente.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1843197 Psicologia
Bruno é usuário de crack e vive em situação de rua há muitos anos. Uma equipe de abordagem social encontrou Bruno em estado de desorientação, delirante, com suspeita de fratura em um braço e ferimentos infectados, aparentemente em decorrência de uma queda na rua. Para a garantia dos direitos de Bruno, o cuidado a ele deverá ser prestado:
Alternativas
Q1843198 Psicologia
Dona Rosa, professora aposentada, completou 85 anos em boas condições físicas e mentais. De acordo com o Estatuto do Idoso, Dona Rosa tem direito:
Alternativas
Q1843199 Psicologia
A descrição dos quadros de transtornos ligados a traumas e estressores no DSM-5 colabora para a compreensão de crianças que passam por rupturas de vínculos e medidas de acolhimento. Pode funcionar como fator de proteção contra o desenvolvimento dos transtornos de apego reativo e de interação social desinibida:
Alternativas
Q1843200 Psicologia
Ao buscarmos qualificar as intervenções psicológicas no sistema prisional, é preciso mencionar que nossas práticas se encontram hoje perpassadas pelas graves dificuldades pelas quais este sistema passa, derivadas de sua precarização, das péssimas condições estruturais e da superlotação, entre outras. A intervenção realizada pelo(a) psicólogo(a) dentro do sistema prisional deve ser ligada a uma atuação em que se procure promover mudanças satisfatórias, não só em relação às pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade ou medida de segurança, mas também em todo o sistema. A prática psicológica realizada na perspectiva da assistência à saúde e da reintegração social do preso buscará: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: C
5: B
6: C
7: C
8: E
9: D
10: B
11: E
12: C
13: D
14: D
15: C
16: C
17: A
18: E
19: D
20: B