Questões de Concurso Público Câmara de Taubaté - SP 2022 para Auxiliar Legislativo de Produção Televisiva, Edital nº 02
Foram encontradas 25 questões
1. Diretor de Imagem 2. Fotógrafo 3. Diretor de Programas 4. Coordenador de Produção
( ) Responsável pela obtenção dos recursos materiais necessários à realização dos programas, bem como pelos locais de encenação ou gravação. ( ) Responsável pela execução de um ou mais programas, conforme lhe for atribuído pela Direção Artística ou de Produção, sendo também responsável pela totalidade das providências que resultam na elaboração do programa deixando-o pronto a ser transmitido ou gravado. ( ) Executar todos os trabalhos de fotografia necessários à produção e a programação, seleciona material e equipamento adequados para cada tipo de trabalho. ( ) Selecionar as imagens e efeitos que devem ser transmitidos e/ou gravados, orientando os operadores de câmera quanto ao seu posicionamento e ângulo de tomadas. Supervisionar e dirigir toda a equipe operacional durante os trabalhos.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Com relação ao título da obra, de acordo com a FIAF (Federação Internacional dos Arquivos do Filme), é necessário para a identificação da obra audiovisual numa pesquisa e para uma boa recuperação da informação
Assinale a opção que representa a sequência a ser seguida no processo de elaboração de um roteiro.
Assinale a opção que apresenta as especificações técnicas que melhor se enquadram na sua produção.
( ) Contém o detalhamento sequencial de todas as ações e recursos técnicos necessários para a realização do programa. ( ) Apresenta um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. Desenvolve uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador. ( ) São itens do roteiro: cabeçalho técnico, locução, indicação de tempo e ficha técnica.
As afirmativas são, respectivamente,
I. É na decupagem que se faz uma primeira montagem, também chamado de copião. II. Promove uma pré-edição do áudio. III. Serve para adiantar a marcação da luz na pós-produção. IV. É um processo de revisão e análise do material gravado, no qual é anotado o tempo em que estão os trechos bons para serem usados na hora da edição.
Está correto apenas o que se afirma em
I. Não ser muito eficiente já que exige que o usuário se desloque até uma loja, onde possa retirar a obra desejada, mediante previa marcação. II. Permitir a liberdade de escolha para os usuários acerca do conteúdo audiovisual a ser consumido (qual, que horas e onde assistir) a partir da banda larga, em diferentes dispositivos. III. Não necessitar de banda larga, já que os vídeos são muito leves e de baixa qualidade.
Está correto apenas o que se afirma em
( ) O processo de mixagem é o último estágio do trabalho no som da obra. ( ) Na pós-produção, após todos os sons serem inseridos nas cenas, devem passar pelo processo de mixagem, para finalização. O objetivo principal dessa etapa é equilibrar entre si, as diversas camadas de som, como os diálogos, os ruídos e/ou trilha musical. ( ) Na mixagem, primeira fase do trabalho de som numa obra audiovisual, a música, os diálogos e outros ruídos complementares são inseridos na cena. ( ) É na etapa da mixagem que ocorre a captação dos sons no set. É o responsável pela mixagem quem grava os diálogos, os ruídos do ambiente, os efeitos sonoros etc.
As afirmativas são, respectivamente,
A imagem a seguir é de uma lauda antiga de um telejornal.
(Imagem: MACIEL, Pedro. Jornalismo de televisão: normas práticas.
Porto Alegre: Sagra; DC Luzzatto, 1995.)
Mesmo com mudanças ocorridas com as inovações tecnológicas, os scripts de telejornal obedecem a uma organização das informações que é usada até os dias de hoje.
Tendo em mente essa organização, se você tivesse que preencher
a lauda acima,