Questões de Concurso Público PC-AM 2022 para Perito Odontolegista - 4ª Classe

Foram encontradas 11 questões

Q1904443 Odontologia
De acordo com a Lei Federal nº 5.081, de 24 de agosto de 1966, que regula o exercício profissional da odontologia em todo território Nacional, existem dispositivos fundamentais que devem ser obrigatoriamente observados e respeitados pelo cirurgião-dentista na sua atividade laboral.
Com relação às competências estabelecidas na referida Lei, analise os dispositivos a seguir:

I. utilizar, no exercício da função de perito odontólogo, em casos de necropsia, as vias de acesso do pescoço e da cabeça.
II. realizar consultas mediante correspondência, rádio, televisão ou meios semelhantes.
III. praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação.

Considerando somente os dispositivos não vedados, está correto o que se atesta em 
Alternativas
Q1904445 Odontologia
A partir da publicação da Lei 5.081/66, no artigo Art. 6º, inciso IV, foram descritos os âmbitos onde o graduado em odontologia devidamente inscrito e registrado nos conselhos de classe poderia proceder à perícia.
Considerando de forma literal o conteúdo expresso no referido dispositivo, assinale, dentre as opções apresentadas, somente os fóruns que um cirurgião-dentista poderia proceder à perícia odontolegal.
Alternativas
Q1904449 Odontologia
O atual Código de Ética Odontológica é um instrumento orientador e disciplinador da classe odontológica brasileira, tendo sido aprovado pela Resolução CFO-118/2012.
Avalie se os deveres fundamentais contidos nesse estatuto incluem:

I. Diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da ciência e sua dignidade profissional.
II. Decidir, em qualquer circunstância, levando em consideração sua experiência e capacidade profissional, o tempo a ser dedicado ao paciente ou periciado, evitando que o acúmulo de encargos, consultas, perícias ou outras avaliações venham prejudicar o exercício pleno da Odontologia.
III. Apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas para o exercício da profissão ou prejudiciais ao paciente, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1904450 Odontologia
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Odontologia nº 118/2012, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013, avalie se os preceitos éticos contidos no Capítulo IV, Art. 10, das Auditorias e Perícias Odontológicas, os quais devem ser observados e seguidos pelos profissionais devidamente inscritos no conselho de classe, incluem:

I. Atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou auditor, assim como não ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.
II. Realizar ou exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exclusivamente para fins de auditoria ou perícia.
III. Exercer a função de perito, quando: a) for parte interessada; tenha tido participação como mandatário da parte, ou sido designado como assistente técnico de órgão do Ministério Público, ou tenha prestado depoimento como testemunha; c) for cônjuge ou a parte for parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o segundo grau; e, d) a parte for paciente, ex-paciente ou qualquer pessoa que tenha ou teve relações sociais, afetivas, comerciais ou administrativas, capazes de comprometer o caráter de imparcialidade do ato pericial ou da auditagem.

Considerando somente as afirmativas que levariam a constituir infração ética, está correto o que se declara em 
Alternativas
Q1904455 Odontologia
No estudo das energias de ordem mecânica, a classificação médico-legal dos agentes pressupõe, invariavelmente, como primeira etapa, a análise da lesão para sua denominação.
A literatura científica referencia que os arcos dentários humanos podem produzir vários tipos de feridas. Segundo Arbenz (1988) a dinâmica da mordida é habitualmente classificada como instrumento do tipo 
Alternativas
Q1904462 Odontologia
Na documentação odontológica, o prontuário do paciente é um requisito obrigatório e essencial dentro da rotina operacional de um cirurgião-dentista.
Segundo Ramos e Calvielli (1991) deve haver um cuidado especial na elaboração de toda documentação relacionada ao paciente e o prontuário tem relevância
Alternativas
Q1904465 Odontologia
A análise e a descrição das marcas de mordidas deve respeitar a uma sequência de procedimentos.
Com relação aos protocolos que podem ser adotados na coleta de evidências, analise as afirmativas a seguir.

I. O registro e exame clínico intraoral completo pode incluir: saliva, língua e as condições periodontais do suspeito.
II. A forma de registro mais usual das marcas na pele humana é a fotografia.
III. Deve-se sempre descontaminar o local da mordida, antes de executar a fotografia e a moldagem.
IV. A análise métrica consiste na mensuração de todas as estruturas relacionadas a mordida.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1904470 Odontologia
A estrutura e herança do DNA mitocondrial possui
Alternativas
Q1904471 Odontologia
Em relação aos aspectos genéticos, a espécie humana possui 46 cromossomos (23 pares) dos quais dois (um par) diferem dos demais. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Os gonossomos são responsáveis pelas características sexuais.
II. Os autossomos são responsáveis pelas características somáticas.
III. Um complexo cromossômico (constância de número, forma e dimensões) recebe o nome de cariograma.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1904476 Odontologia
Entre as lesões contusas superficiais causadas por ação física mecânica, temos a equimose. Na sufusão ocorre a transformação química da hemoglobina fora do vaso determinando a mudança cromática no tecido traumatizado.
Considerando o espectro equimótico de Legrand du Saulle, indique a sequência de cores no processo evolutivo dessa lesão.
Alternativas
Q1904477 Odontologia
Após uma contusão aparece uma lesão superficial do tipo equimose que pode assumir diversas formas no tecido.
Partindo dessa premissa, relacione a lesão com suas respectivas características.

1. Forma de lençóis.
2. Forma de estriações.
3. Forma de grãos de areia sobre uma área.
4. Forma de pontos de 1mm ou mais de diâmetro.

( ) Sufusões.
( ) Sugilações.
( ) Petequias.
( ) Víbices.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: C
6: A
7: B
8: A
9: B
10: D
11: E