Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Anestesiologista

Foram encontradas 70 questões

Q1900628 Não definido

Mulher, 40 anos, submetida a bloqueio no neuroeixo para cirurgia de varizes. A realização da anestesia foi fácil, sem dificuldades ou complicações e o anestésico local injetado em bolus, rapidamente. Ao término da injeção do anestésico a paciente apresentou convulsões, tratadas imediatamente com oxigenação e benzodiazepínicos, cedendo prontamente.

De acordo com a anatomia do canal medular e suas estruturas, o anestésico local foi injetado e absorvido, provavelmente, no espaço 

Alternativas
Q1900629 Não definido

A dor no pós-operatório deve ser rigorosamente combatida por estar associada e promover complicações importantes. 

Assinale a opção que indica a alteração causada pela dor, responsável por possível deterioração do quadro clínico e complicações relevantes, no pós-operatório. 

Alternativas
Q1900630 Não definido
A vasoconstrição hipóxica disseminada é uma resposta observada na circulação pulmonar que
Alternativas
Q1900631 Não definido
Para que o anestesiologista possa garantir uma adequação volêmica e hemodinâmica no paciente cirúrgico, diversos monitores medem o débito cardíaco (DC) por meio de diferentes métodos. 
É correto afirmar que o maior determinante do DC é a(o) 
Alternativas
Q1900632 Não definido
Durante a anestesia geral, o conhecimento das características físico-químicas dos anestésicos inalatórios é fundamental para sua escolha e manipulação. 
A potência de um anestésico inalatório é expressa pelo(a)
Alternativas
Q1900633 Não definido
O uso de sevoflurano e, mais recentemente, do desflurano, quando comparados a outros anestésicos inalatórios utilizados na anestesia de crianças, tem sido acompanhado de 
Alternativas
Q1900634 Não definido
Isômeros de anestésicos locais são definidos, de acordo com a direção em que a molécula desvia a luz polarizada, em dextrorotação e levo-rotação. Estudos mostraram que isômeros de um mesmo composto podem apresentar atividades biológicas diferentes. 
Estes estudos sugeriram que isômeros levogiros dos anestésicos locais tipo amida, quando comparados a forma dextrogira, tendem a produzir
Alternativas
Q1900635 Não definido

As manifestações clínicas da toxicidade dos anestésicos locais podem ser variáveis e até díspares do que é descrito como “sinais clínicos tradicionais”. Hoje, porém, sabe-se que as duas áreas mais sensíveis às alterações eletrofisiológicas tissulares são o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular.

Assinale a opção que indica o sinal clínico inicial de toxicidade sistêmica por anestésicos locais. 

Alternativas
Q1900636 Não definido
O mecanismo de ação da emulsão lipídica para combater as reações tóxicas sistêmicas de anestésicos locais (AL) está baseado na Teoria Lipid sink.
A esse respeito, leia a afirmativa a seguir. 
“Após a infusão venosa de soluções lipídicas emulsionadas elas se transformam em glóbulos oleosos emulsionados ou vesículas multilamelares.”
Assinale a opção que apresenta justificativas para a afirmativa acima. 
Alternativas
Q1900637 Não definido
A eletroconvulsoterapia (ECT) é um procedimento que vem, há alguns anos, ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizado em pacientes com depressão grave. Estes procedimentos são curtos, realizados sob sedação e é necessário que o paciente apresente convulsão intensa e prolongada, que é acompanhada por eletroencefalografia.
O fármaco mais adequado para sedar o paciente submetido à ECT, por suas características farmacológicas, é o 
Alternativas
Q1900638 Não definido
A utilização de doses subanestésicas, entre 0,3 a 0,5mg, da cetamina (S)+ em paciente politraumatizado vítima de acidente, está relacionada à
Alternativas
Q1900639 Não definido
A administração de clonidina no espaço subaracnoide, em doses superiores a 150μg, não causa hipotensão na intensidade que esta seria esperada.
A explicação para este fato é a determinação, pela clonidina, do efeito 
Alternativas
Q1900640 Não definido
A dexmedetomidina, por suas características relacionadas à ligação proteica, deve ser utilizada na manutenção de sedação ou como adjuvante na anestesia, em doses que não ultrapassem 0,2μg.kg-1.h-1, em pacientes com comprometimento
Alternativas
Q1900641 Não definido
Em crianças submetidas à cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea, as respostas hiperdinâmicas ao estímulo cirúrgico podem ser melhor controladas com o uso da associação
Alternativas
Q1900642 Não definido
Os opioides são classificados de diversas maneiras, de acordo com suas características fármaco-químicas. Assinale a opção que indica um opioide agonista puro, sintético, forte, com alta afinidade pelos receptores μ e alto potencial de dependência.
Alternativas
Q1900643 Não definido
A analgesia multimodal traz inúmeros benefícios fisiológicos, potencializando a analgesia, tanto no pré-operatório como no pós-operatório.
O anti-inflamatório não hormonal (AINH) com alta potência, inibidor específico da COX2, que pode ser utilizado por via parenteral e é extremamente útil diante do conceito da analgesia multimodal, é o 
Alternativas
Q1900644 Não definido
Homem, 59 anos, renal crônico, compensado sem hemodiálise, sofre ferimento abdominal com faca, autoprovocado, ao preparar churrasco com amigos. Ao chegar no setor de emergência de hospital próximo, decide-se por fazer laparotomia exploradora sob anestesia geral. 
Exame físico: normal, com exceção de perfuração abdominal, sangrante; pressão arterial sistêmica: 165x95mmHg; frequência cardíaca: 123bpm. 
Exames laboratoriais no momento da internação: hematócrito = 38%; creatinina = 1,7mg/dL; ureia = 65mg/dL; Na+ = 146mEq/L; K+ = 5,9mEq/L. 
Eletrocardiograma: normal. Radiografia simples de abdome: ar na cavidade abdominal.
Na indução da anestesia geral, para facilitar a intubação orotraqueal na indução da anestesia com sequência rápida, o bloqueador neuromuscular mais adequado e a respectiva dose são
Alternativas
Q1900645 Não definido
A sala de cirurgia precisa ter inúmeros equipamentos elétrico-eletrônicos que podem sujeitar, em algumas situações, a ocorrência de fugas elétricas ou mesmo choques elétricos tanto na equipe cirúrgica como nos pacientes.
A esse respeito, assinale a correlação correta. 
Alternativas
Q1900646 Não definido
A intubação traqueal pode ser considerada como o primeiro desafio para o anestesiologista que irá realizar uma anestesia geral com a intubação sendo necessária. 
A observação cuidadosa de todos os aspectos das vias aéreas, no momento da avaliação pré-anestésica, é fundamental e nunca deve ser desconsiderada. Nesta avaliação, achados no exame físico são bons preditores de dificuldade de ventilação e intubação traqueal.
Assinale a opção que apresenta dois destes preditores.
Alternativas
Q1900647 Não definido

A necessidade da realização de anestesia em pacientes com alterações endócrinas é frequente.

Sobre as alterações possíveis de ocorrer no período perioperatório, em uma paciente com hipotireoidismo, analise os itens a seguir.

I. Hipertermia.

II. Depressão miocárdica.

III. Redução da volemia.

IV. Hiponatremia.

V. Aumento da frequência cardíaca.

VI. Distensão abdominal.

VII. Aumento da metabolização hepática de fármacos.

VIII. Dificuldade no desmame ventilatório. Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: D
6: B
7: A
8: C
9: E
10: D
11: A
12: C
13: B
14: E
15: D
16: C
17: B
18: C
19: A
20: D