Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Anestesiologista
Foram encontradas 70 questões
Mulher, 40 anos, submetida a bloqueio no neuroeixo para cirurgia de varizes. A realização da anestesia foi fácil, sem dificuldades ou complicações e o anestésico local injetado em bolus, rapidamente. Ao término da injeção do anestésico a paciente apresentou convulsões, tratadas imediatamente com oxigenação e benzodiazepínicos, cedendo prontamente.
De acordo com a anatomia do canal medular e suas estruturas, o anestésico local foi injetado e absorvido, provavelmente, no espaço
A dor no pós-operatório deve ser rigorosamente combatida por estar associada e promover complicações importantes.
Assinale a opção que indica a alteração causada pela dor, responsável por possível deterioração do quadro clínico e complicações relevantes, no pós-operatório.
É correto afirmar que o maior determinante do DC é a(o)
A potência de um anestésico inalatório é expressa pelo(a)
Estes estudos sugeriram que isômeros levogiros dos anestésicos locais tipo amida, quando comparados a forma dextrogira, tendem a produzir
As manifestações clínicas da toxicidade dos anestésicos locais podem ser variáveis e até díspares do que é descrito como “sinais clínicos tradicionais”. Hoje, porém, sabe-se que as duas áreas mais sensíveis às alterações eletrofisiológicas tissulares são o sistema nervoso central e o sistema cardiovascular.
Assinale a opção que indica o sinal clínico inicial de toxicidade sistêmica por anestésicos locais.
A esse respeito, leia a afirmativa a seguir.
“Após a infusão venosa de soluções lipídicas emulsionadas elas se transformam em glóbulos oleosos emulsionados ou vesículas multilamelares.”
Assinale a opção que apresenta justificativas para a afirmativa acima.
O fármaco mais adequado para sedar o paciente submetido à ECT, por suas características farmacológicas, é o
A explicação para este fato é a determinação, pela clonidina, do efeito
O anti-inflamatório não hormonal (AINH) com alta potência, inibidor específico da COX2, que pode ser utilizado por via parenteral e é extremamente útil diante do conceito da analgesia multimodal, é o
Exame físico: normal, com exceção de perfuração abdominal, sangrante; pressão arterial sistêmica: 165x95mmHg; frequência cardíaca: 123bpm.
Exames laboratoriais no momento da internação: hematócrito = 38%; creatinina = 1,7mg/dL; ureia = 65mg/dL; Na+ = 146mEq/L; K+ = 5,9mEq/L.
Eletrocardiograma: normal. Radiografia simples de abdome: ar na cavidade abdominal.
Na indução da anestesia geral, para facilitar a intubação orotraqueal na indução da anestesia com sequência rápida, o bloqueador neuromuscular mais adequado e a respectiva dose são
A esse respeito, assinale a correlação correta.
A observação cuidadosa de todos os aspectos das vias aéreas, no momento da avaliação pré-anestésica, é fundamental e nunca deve ser desconsiderada. Nesta avaliação, achados no exame físico são bons preditores de dificuldade de ventilação e intubação traqueal.
Assinale a opção que apresenta dois destes preditores.
A necessidade da realização de anestesia em pacientes com alterações endócrinas é frequente.
Sobre as alterações possíveis de ocorrer no período perioperatório, em uma paciente com hipotireoidismo, analise os itens a seguir.
I. Hipertermia.
II. Depressão miocárdica.
III. Redução da volemia.
IV. Hiponatremia.
V. Aumento da frequência cardíaca.
VI. Distensão abdominal.
VII. Aumento da metabolização hepática de fármacos.
VIII. Dificuldade no desmame ventilatório. Está correto o que se afirma em