Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Infectologista

Foram encontradas 30 questões

Q1905372 Medicina
Vacinação contra SARS-COV-2 é a melhor forma de prevenção contra a doença. O Brasil já apresenta grande parte da população vacinada. O esquema preconizado de três doses é recomendado para a maioria da população e alguns indivíduos já apresentam liberação para a quarta dose. 
Dentre os indivíduos listados a seguir, assinale aquele que, em nosso país, deve receber a quarta dose e o respectivo intervalo entre esta e a terceira dose aplicada.
Alternativas
Q1905373 Medicina
Paciente de 52 anos, previamente hígida, internada há 48h com febre, calafrios, disúria e punho percussão lombar positiva à esquerda. Foi iniciado tratamento empírico com ceftriaxone e a paciente evoluiu com melhora clínica importante. 
Realizou ultrassonografia de vias urinárias que não revelou complicações e a urinocultura revelou crescimento de Escherichia Coli 105 UFC/ml sensível a todas quinolonas, aminoglicosídeos, cefalosporinas de terceira geração, sulfametoxazol trimetoprima e carbapenemas. 
O médico assistente pretende dar alta com antibioticoterapia pela via oral. 
Com relação ao tratamento ambulatorial do caso, assinale a opção que contém a conduta adequada.
Alternativas
Q1905374 Medicina
Adolescente de 17 anos, cartão vacinal completo, iniciou há 72h quadro de febre baixa associada à dor no ouvido direito. Hoje amanheceu com edema na parótida direita. Foi feita hipótese de parotidite epidêmica pelo médico emergencista. A mãe, muito preocupada com o vestibular que será em 7 dias, solicita orientações com relação à quarentena do menino. 
Caso a hipótese se confirme, assinale a opção que indica o tempo em que o adolescente deve manter o isolamento. 
Alternativas
Q1905375 Medicina

O diagnóstico de tuberculose pulmonar é fundamental para controle da doença e sem tratamento. 

Sobre o diagnóstico das formas de tuberculose no adulto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q1905376 Medicina
Paciente de 34 anos, vive com HIV há 10 anos, diabético em uso de metformina 2g/dia e fez uso regular de tenofovir/lamivudina e efavirenz desde o diagnóstico até 2020, quando a terapia foi trocada para tenofovir, lamivudina e dolutegravir 1 x ao dia. Mantém carga viral para HIV indetectável há 12 anos, sem intercorrências clínicas.  Sobre a conduta de troca da terapia que ocorreu em 2020, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1905377 Medicina
A hepatite delta pode ocorrer apenas em pacientes portadores de vírus B, tanto na forma de coinfecção como por superinfecção. Sobre as apresentações clínicas das formas acima citadas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1905378 Medicina

Em pacientes com sepse cutânea por Staphylococcus aureus oxacilina resistente, a droga que deve ser evitada em paciente em uso crônico de fluoxetina é a 

Alternativas
Q1905379 Medicina
A leptospirose se caracteriza por ser uma doença predominantemente assintomática, mas pode apresentar manifestações graves em sua forma ictérica. 
Na fase de convalescença, a manifestação clínica que, classicamente, pode ocorrer até meses após a doença, é a 
Alternativas
Q1905380 Medicina
Paciente de 28 anos, vive com HIV há 5 anos, em abandono de tratamento há 3 anos, com último CD4 de 22 células por mm3 em dezembro de 2021. Iniciou há 30 dias quadro de dor abdominal difusa associada à  diarreia aquosa, média de 7 episódios por dia, sem características invasivas. Exames laboratoriais revelam hemograma com eosinofilia e discreta  colestase. Foi inicada ciprofloxacina com melhora importante do quadro.
O diagnóstico mais provável para o caso acima e a droga de escolha para o tratamento são, respectivamente, 
Alternativas
Q1905381 Medicina
Gestante de 30 semanas, reside em Manaus, chega ao pronto atendimento com febre, calafrios de 48h de evolução e prostração. Gota espessa positiva, visualizado gametócito de falciparum. A mesma está na terceira gestação e relata ter tido malária grave quando gestante de seu primeiro filho e outro episódio há 1 ano atrás. 
Sobre o prognóstico do caso acima, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1905382 Medicina
Paciente de 24 anos, previamente hígido, retornou há 14 dias de viagem à Tailândia. Refere ter se alimentado diariamente de frutos do mar. Há 3 dias iniciou quadro de cefaleia importante associada à febre baixa. Hoje vem à emergência porque se associaram ao quadro parestesias nos 4 membros. 
Ao exame físico está em regular estado geral, mas com fácies de dor e rigidez de nuca. Foi realizada TC de crânio, que não mostrou anormalidades e posterior punção lombar. O exame de líquor revela: Celulalidade: 400 com 20% de eosinófilos, 4% de PMN e 76% de linfócitos, glicose de 47mg/dl e proteínas de 72mg/dL / exame direto para germes comuns e fungos negativo. Hemograma com eosinofilia e bioquímica dentro dos limites da normalidade. 
A principal hipótese diagnóstica, baseada nos dados epidemiológicos, clínicos e laboratoriais, é
Alternativas
Q1905383 Medicina
Paciente de 18 anos, iniciou a vida sexual há 2 meses. Veio à clínica da família com queixa de dor e ulceração (lesões em espelho) há 2 semanas na região de grandes lábios. Foi feito diagnóstico de donovanose. 
Assinale a opção que contém o agente etiológico da doença e seu tratamento adequado.
Alternativas
Q1905384 Medicina
Sobre o diagnóstico de histoplasmose, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1905385 Medicina
A síndrome do choque tóxico pode ser causada tanto pelo Staphylococcus aureus quanto pelo Streptococcus do grupo A. Assinale a opção que contém as características corretas para diferenciar as etiologias.
Alternativas
Q1905386 Medicina
Paciente de 75 anos, reside em casa de apoio, hipertensa e diabética, sem internações prévias.  Há 10 dias, iniciou quadro de febre alta, coriza e prostração. Seu clínico fez diagnóstico de Influenza A, por meio de pesquisa de pcr em painel respiratório. A paciente permaneceu sob cuidados ambulatoriais com sintomáticos e teve melhora da febre após 4 dias. 
No sétimo dia de doença retorna quadro de febre, agora associado à tosse produtiva e importante queda do estado geral. Foi novamente avaliada pelo clínico que nota taquipneia (25 irpm)  e hipotensão postural. Saturação de 97% em ar ambiente e crepitações localizadas na base direita. O mesmo encaminha a paciente para internação com recomendação de oseltamivir e antibioticoterapia com amoxicilina/clavulanato e azitromicina. Após 72h de terapia, a paciente se mantem febril, com tosse e queixa-se de dor torácica localizada à D. 
Ao exame físico mais taquipneica e SATO2 92% em ar ambiente, além de apresentar intensa prostração.  RX de TX revela condensação na base direita, sem outras complicações. Laboratório revelou leucocitose com desvio, proteína C reativa e procalcitonina elevadas. 
A conduta adequada, neste momento, deve ser 
Alternativas
Q1905387 Medicina
Em relação ao diagnóstico laboratorial da Covid-19, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q1905388 Medicina
Paciente feminino, 67 anos, interna com quadro de emagrecimento de 20 Kg em 6 meses, febre intermitente, associada à anemia e esplenomegalia. Apresenta histórico de troca valvar mitral biológica há dois anos. O ecocardiograma identificou prótese mitral disfuncionante (presença de deiscência nova, comparado ao ecocardiograma anterior). Foram coletados três sets de hemoculturas, que foram negativas. Nega uso prévio de antimicrobianos. Relata abrigar vários gatos de rua no seu domicílio, inclusive filhotes. 
Sendo endocardite infecciosa uma das hipóteses diagnósticas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1905389 Medicina

Paciente 25 anos, masculino, morador de área urbana de Manaus, nega viagens no último ano. Trabalha como motoboy. Relata febre, mialgia, artralgia e dor retrorbital há cinco dias. No quinto dia houve aparecimento de exantema maculopapular nos membros inferiores. O hemograma mostra leucopenia, neutropenia e plaquetopenia. 

Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.

Alternativas
Q1905390 Medicina
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resistência microbiana é um grave problema de saúde pública e está associada ao aumento do tempo de internação, dos custos de tratamento e das taxas de morbimortalidade dos pacientes.  Com relação às medidas de prevenção contra infecções relacionadas à assistência à saúde causada por microrganismos multirresistentes (MDR), analise os itens a seguir.
i. A higiene das mãos é um dos pilares da prevenção de infecções. De acordo com a RDC 42/2010 da Anvisa é obrigatório que uma preparação alcoólica esteja disponível nas unidades de internação do paciente e em outros locais estratégicos da instituição de saúde.
ii. Superfícies ambientais nas unidades de saúde são apontadas como um grande reservatório de microrganismos, incluindo MDR. De acordo com o manual da Anvisa, a limpeza da unidade do paciente deve ser feita diariamente e sempre que necessária. Como exemplo, nas áreas consideradas críticas, a limpeza concorrente é recomendada três vezes ao dia e sempre que necessário. 
iii. Em infecções causadas por Clostridioides difficile é recomendado que a higiene das mãos seja realizada com água e sabonete líquido. Essa medida objetiva remover os esporos das mãos já que eles não são eliminados com o uso de preparação alcoólica, e deve ser realizada sempre que houver contato com o paciente e/ou o ambiente.
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q1905391 Medicina
Relacione as exposições epidemiológicas aos respectivos agentes etiológicos causadores de pneumonia adquirida na comunidade. 
I. Caça ou exposição a coelhos, raposas, esquilos.
II. Exposição a excremento de roedores, como urina, saliva.
III. Residência ou viagem para o sudeste asiático. 
IV. Exposição a caprinos, bovinos e ovinos e suas secreções. 

(   ) Hantavírus. (   ) Francisella tularensis. (   ) Coxiella Burnetti.  (   ) Paragonimus sp, Burkholderia pseudomallei. 
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: D
6: C
7: A
8: E
9: D
10: C
11: B
12: E
13: A
14: C
15: D
16: D
17: D
18: B
19: C
20: B