Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2022 para Médico Infectologista
Foram encontradas 30 questões
Dentre os indivíduos listados a seguir, assinale aquele que, em nosso país, deve receber a quarta dose e o respectivo intervalo entre esta e a terceira dose aplicada.
Realizou ultrassonografia de vias urinárias que não revelou complicações e a urinocultura revelou crescimento de Escherichia Coli 105 UFC/ml sensível a todas quinolonas, aminoglicosídeos, cefalosporinas de terceira geração, sulfametoxazol trimetoprima e carbapenemas.
O médico assistente pretende dar alta com antibioticoterapia pela via oral.
Com relação ao tratamento ambulatorial do caso, assinale a opção que contém a conduta adequada.
Caso a hipótese se confirme, assinale a opção que indica o tempo em que o adolescente deve manter o isolamento.
O diagnóstico de tuberculose pulmonar é fundamental para controle da doença e sem tratamento.
Sobre o diagnóstico das formas de tuberculose no adulto, assinale a afirmativa correta.
Em pacientes com sepse cutânea por Staphylococcus aureus oxacilina resistente, a droga que deve ser evitada em paciente em uso crônico de fluoxetina é a
Na fase de convalescença, a manifestação clínica que, classicamente, pode ocorrer até meses após a doença, é a
O diagnóstico mais provável para o caso acima e a droga de escolha para o tratamento são, respectivamente,
Sobre o prognóstico do caso acima, assinale a afirmativa correta.
Ao exame físico está em regular estado geral, mas com fácies de dor e rigidez de nuca. Foi realizada TC de crânio, que não mostrou anormalidades e posterior punção lombar. O exame de líquor revela: Celulalidade: 400 com 20% de eosinófilos, 4% de PMN e 76% de linfócitos, glicose de 47mg/dl e proteínas de 72mg/dL / exame direto para germes comuns e fungos negativo. Hemograma com eosinofilia e bioquímica dentro dos limites da normalidade.
A principal hipótese diagnóstica, baseada nos dados epidemiológicos, clínicos e laboratoriais, é
Assinale a opção que contém o agente etiológico da doença e seu tratamento adequado.
No sétimo dia de doença retorna quadro de febre, agora associado à tosse produtiva e importante queda do estado geral. Foi novamente avaliada pelo clínico que nota taquipneia (25 irpm) e hipotensão postural. Saturação de 97% em ar ambiente e crepitações localizadas na base direita. O mesmo encaminha a paciente para internação com recomendação de oseltamivir e antibioticoterapia com amoxicilina/clavulanato e azitromicina. Após 72h de terapia, a paciente se mantem febril, com tosse e queixa-se de dor torácica localizada à D.
Ao exame físico mais taquipneica e SATO2 92% em ar ambiente, além de apresentar intensa prostração. RX de TX revela condensação na base direita, sem outras complicações. Laboratório revelou leucocitose com desvio, proteína C reativa e procalcitonina elevadas.
A conduta adequada, neste momento, deve ser
Sendo endocardite infecciosa uma das hipóteses diagnósticas, assinale a afirmativa correta.
Paciente 25 anos, masculino, morador de área urbana de Manaus, nega viagens no último ano. Trabalha como motoboy. Relata febre, mialgia, artralgia e dor retrorbital há cinco dias. No quinto dia houve aparecimento de exantema maculopapular nos membros inferiores. O hemograma mostra leucopenia, neutropenia e plaquetopenia.
Assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.
i. A higiene das mãos é um dos pilares da prevenção de infecções. De acordo com a RDC 42/2010 da Anvisa é obrigatório que uma preparação alcoólica esteja disponível nas unidades de internação do paciente e em outros locais estratégicos da instituição de saúde.
ii. Superfícies ambientais nas unidades de saúde são apontadas como um grande reservatório de microrganismos, incluindo MDR. De acordo com o manual da Anvisa, a limpeza da unidade do paciente deve ser feita diariamente e sempre que necessária. Como exemplo, nas áreas consideradas críticas, a limpeza concorrente é recomendada três vezes ao dia e sempre que necessário.
iii. Em infecções causadas por Clostridioides difficile é recomendado que a higiene das mãos seja realizada com água e sabonete líquido. Essa medida objetiva remover os esporos das mãos já que eles não são eliminados com o uso de preparação alcoólica, e deve ser realizada sempre que houver contato com o paciente e/ou o ambiente.
Está correto o que se afirma em:
I. Caça ou exposição a coelhos, raposas, esquilos.
II. Exposição a excremento de roedores, como urina, saliva.
III. Residência ou viagem para o sudeste asiático.
IV. Exposição a caprinos, bovinos e ovinos e suas secreções.
( ) Hantavírus. ( ) Francisella tularensis. ( ) Coxiella Burnetti. ( ) Paragonimus sp, Burkholderia pseudomallei.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.