Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Perito Criminal - Biólogo

Foram encontradas 30 questões

Q2019086 Biologia
Em casos de crime de estupro, a detecção da presença de sêmen humano é um fator de grande auxílio nas investigações forenses. Com relação ao sêmen humano, analise os itens a seguir:
I. O sêmen é formado por espermatozoides e secreções provenientes das glândulas acessórias – próstata, vesículas seminais e bulbouretrais. II. A próstata produz um líquido que contém nutrientes para o metabolismo dos espermatozoides; as glândulas bulbouretrais contribuem com substâncias para neutralizar o meio geralmente ácido da vagina; as vesículas seminais contribuem com substrato energético para o espermatozoide e com prostaglandinas que influenciam sua motilidade e transporte. III. A enzima fosfatase ácida é produzida nos epidídimos, sendo encontrada em quantidade extremamente elevada no esperma humano. Essa enzima pode ser utilizada em investigações forenses para identificar a presença de sêmen em casos de abuso sexual, mesmo quando o suspeito é vasectomizado.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2019087 Biologia
O ‘teste de diatomáceas’ consiste na análise quantitativa e qualitativa de algas diatomáceas encontradas nos tecidos internos das vítimas de afogamento. A recuperação post-mortem destas algas é possível porque elas são constituídas por uma parede extracelular, conhecida como frústula, que é resistente a vários ácidos utilizados no processo de degradação de tecidos orgânicos em laboratório.
(Adaptado de: https://revista.rbc.org.br/index.php/rbc/article/view/67/pdf_13.)

A frústula das diatomáceas é composta tipicamente por
Alternativas
Q2019088 Biologia
Um estudo publicado no periódico acadêmico Research, Society and Development mostrou que a inoculação microbiana de feijãocaupi com o rizóbio Bradyrhizobium japonicum leva ao aumento da produção e do tamanho das sementes. A inoculação constituise, assim, em uma alternativa vantajosa para uso pelos agricultores familiares amapaenses, que podem maximizar a produção, além de dispensar a adubação nitrogenada.
Com relação à interação planta-microrganismo decorrente da inoculação microbiana citada no texto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) A associação leguminosa-rizóbio gera nitrogênio disponível para as plantas, substituindo os fertilizantes industriais e evitando, assim, riscos de danos ao ambiente, como a ocorrência de eutrofização. ( ) Os microrganismos rizóbios fixam o nitrogênio do ar atmosférico para utilizar em sua própria atividade autotrófica e, como consequência, enriquecem o solo com as substâncias fotoassimiladas – por exemplo, aminoácidos e auxinas que estimulam o crescimento das plantas. ( ) O primeiro produto importante da fixação do nitrogênio é a amônia, principal substância nitrogenada absorvida pelos organismos. A reação de fixação é catalisada pelo complexo enzimático nitrogenase, que requer um ambiente altamente aeróbio, possível graças à ação fotossintética das plantas.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2019089 Biologia
Em 1958, pela primeira vez, o hormônio de crescimento (GH), obtido de uma glândula de cadáveres, foi purificado e aplicado a um adolescente que apresentava deficiência deste hormônio. Nos anos que se seguiram, a extração de GH de cadáveres difundiu-se, ainda que em quantidade insuficiente para atender a demanda. Em 1985, porém, o GH sintético passou a ser produzido pela técnica do DNA recombinante, o que permitiu a oferta ilimitada do hormônio para uso terapêutico.
(Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-27302008000500001)
 A glândula responsável pela produção de GH é a(o)
Alternativas
Q2019090 Biologia
No período de janeiro a outubro de 2021, a cidade de Macapá registrou um aumento do número de casos da doença de Chagas. De acordo com um pesquisador do Centro de Doenças Tropicais do Amapá, o consumo de açaí contaminado foi a principal forma de transmissão do patógeno.
Com relação à doença de Chagas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, um hemoflagelado. Atualmente, a transmissão da doença através de seu principal vetor, o inseto hematófago do gênero Lutzomyia, está controlada. ( ) A doença costuma afetar o coração da pessoa infectada, causando dilatação do órgão e insuficiência cardíaca. Ainda não existe uma vacina disponível para a população que seja segura e eficaz. ( ) O T. cruzi pode apresentar diferentes formas. Em mamíferos, no sangue, encontra-se sob a forma tripomastigota, móvel e extremamente infectante; já no interior das células, encontra-se sob a forma amastigota.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2019091 Biologia
O uso de DNA para conectar um indivíduo a um crime é bem conhecido; no entanto, a análise do RNA pode servir para fornecer informações mais detalhadas em uma investigação criminal. Como as moléculas de RNA são resultantes dos genes que são expressos em uma determinada célula (transcriptoma) e, portanto, diferem entre os tipos de células, o RNA pode nos dizer coisas que o DNA não pode, como, por exemplo, qual tecido ou fluido corporal está presente na cena de um crime.
Com relação à molécula de RNA, analise os itens a seguir:
I. A molécula de RNA é organizada principalmente como uma fita simples, porém pode apresentar regiões em que há pareamento de bases complementares, originando uma estrutura tridimensional. II. Moléculas de mRNA componentes do transcriptoma das células eucarióticas resultam do processamento – splicing - do pré-RNAm. Nesse processo, ocorre a remoção dos íntrons, que são sequências não codificantes do transcrito primário. III. Além de conterem informações genéticas, moléculas de RNA podem atuar como enzimas, catalisando, por exemplo, as ligações peptídicas durante a síntese de proteínas nos ribossomos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2019092 Biologia
A doença arterial coronariana é uma condição na qual o fluxo sanguíneo para o miocárdio é reduzido pela deposição de gordura nas artérias coronárias que têm, assim, seu lúmen diminuído.
As artérias coronárias são ramificações da 
Alternativas
Q2019093 Biologia
A identificação de pessoas e cadáveres pode ser realizada por meio dos desenhos encontrados nas superfícies palmares e plantares. Esses desenhos são o resultado de dobras - projeções e reentrâncias – de certos tecidos que compõem a pele.
Sobre a estrutura da pele humana e os tecidos que a compõem, é correto afirmar que a camada 
Alternativas
Q2019094 Biologia
Em 2006, em Macapá (AP), o corpo de um bebê foi encontrado 40 dias depois de seu suposto sequestro. Graças à análise de larvas de insetos presentes no cadáver, foi possível afirmar que a criança faleceu no mesmo dia do desaparecimento. Esse caso ilustra como o processo de medição do intervalo pós morte (IPM) pode ser realizado considerando as fases de desenvolvimento de insetos necrófagos.
Exemplos de insetos de interesse forense pertencem aos grupos Coleoptera, Blattodea e Diptera e apresentam, respectivamente, desenvolvimento do tipo
Alternativas
Q2019095 Biologia
“As armas biológicas, ao lado dos venenos químicos como gás mostarda e o sarin, constituem um grupo de ameaças de origem bioquímica que inclui as toxinas e os agentes de doenças graves. (...) Como exemplos podem ser citadas as toxinas botulínica e tetânica e os agentes de infecções, como os causadores do antraz, da varíola, da peste, do botulismo e de algumas formas de febre hemorrágica. Esses agentes de infecções e produtos biológicos são classificados internacionalmente como grupo A, ou seja, de maior gravidade e maior risco de utilização em atividades ilícitas.”
(Adaptado de: https://doi.org/10.1590/S0104-597020130005000016)
Os agentes etiológicos do antraz, da varíola, da peste e do botulismo são, respectivamente,
Alternativas
Q2019096 Biologia
A tecnologia de código de barras de DNA é uma nova forma de reconhecimento molecular que utiliza fragmentos de DNA padrão para a identificação de espécies. Essa tecnologia pode contribuir, por exemplo, para rastrear e identificar a origem de amostras de maconha apreendidas pela polícia. Atualmente, os cientistas buscam sequências de genes adequados para a identificação de espécies de plantas, entre eles, os genes localizados no DNA cloroplástico (cpDNA).
Com relação ao cpDNA, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cada cloroplasto possui várias cópias do cpDNA e existem vários cloroplastos por célula, o que disponibiliza grande quantidade de material para sequenciamento. ( ) Os genes presentes nas moléculas de cpDNA têm, na maioria das plantas, herança uniparental. Nessas espécies, uma característica decorrente de mutação nos genes de cpDNA será determinada apenas pelo progenitor materno. ( ) Assim como o mtDNA (DNA mitocondrial), o cpDNA é circular e está localizado no espaço intermembrana, aderido às cristas.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2019097 Biologia
A principal diferença entre as células bacterianas e as células eucarióticas é a localização do seu DNA. Na célula eucariótica, a maioria do DNA está na organela chamada de núcleo, enquanto na célula bacteriana o DNA está concentrado em uma região não envolta por membrana, chamada de nucleoide.
Uma outra característica diferencial da célula bacteriana é a
Alternativas
Q2019098 Biologia
A história de um pescador que fisgou um pirarucu de 113 kg, em um rio no interior de São Paulo, preocupa pesquisadores. Segundo uma doutora em desenvolvimento sustentável, a presença do peixe na região pode causar desequilíbrio ambiental.
(Adaptado da reportagem do G1, RO, 19/10/2022)

Um possível motivo do desequilíbrio é que o pirarucu pode estabelecer com as espécies nativas dos rios paulistas uma relação ecológica conhecida como
Alternativas
Q2019099 Biologia
Após estimar a idade de briófitas que cresciam sobre um pedaço da tíbia de um cadáver encontrado em uma floresta em Portugal, peritos conseguiram determinar o tempo aproximado decorrido desde a morte. Isso foi possível porque o crescimento de certas espécies de briófitas ocorre por meio da multiplicação de células do meristema do ápice, originando segmentos anuais de crescimento bem definidos.
Observe o esquema com os exemplares de briófitas analisados pelos peritos. 
44.png (242×177)

Os segmentos anuais de crescimento estavam localizados no
Alternativas
Q2019100 Biologia
Os vegetais, em decorrência de sua ampla distribuição, especialmente as angiospermas, mostram-se muito úteis em questões legais. Os vestígios botânicos, que por muito tempo foram subestimados, tendo em vista sua utilidade no esclarecimento de questões criminais, têm levado ao desenvolvimento da Botânica forense.
Nas angiospermas, grupo dominante na flora mundial, a planta propriamente dita, permanente, é o 
Alternativas
Q2019101 Biologia
Os poluentes do ar podem ser de origem natural ou antrópica. Entre os poluentes naturais, estão os gases e materiais particulados produzidos por erupções vulcânicas e as emissões de gases produzidos pela fermentação em locais com alta carga orgânica. Com relação à fermentação, analise os itens a seguir:
I. Trata-se de um processo bioquímico de obtenção de ATP que ocorre sem a utilização de gás oxigênio e sem uma cadeia transportadora de elétrons. II. O primeiro passo da fermentação é a glicólise, onde a glicose é oxidada e origina três moléculas de ácido pirúvico. Essa etapa ocorre no citoplasma da célula e tem uma produção líquida de 2 ATP. III. A fermentação é realizada exclusivamente por microrganismos. O produto da fermentação depende do tipo de microrganismo - as leveduras, por exemplo, realizam fermentação etílica., produzindo etanol e CO2 .
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2019102 Biologia
Uma mulher e um homem normais para a identificação visual das cores têm um filho daltônico, cujos cromossomos podem ser vistos no idiograma a seguir:
47.png (281×217) 
(Fonte: https://andrologylab.gr/en/services/genetic-testing/karyotype/)
A explicação possível para o fato de este casal ter tido um filho daltônico é ter ocorrido a não disjunção dos(as)
Alternativas
Q2019103 Biologia
A maioria dos kits comerciais usados para a identificação genética humana contém o marcador do gene amelogenina como identificador de gênero. O gene amelogenina (AMELX), presente no cromossomo X, codifica a proteína amelogenina, que participa do desenvolvimento do esmalte dentário; a amplificação do AMELX origina um produto de 106 pb. Outra versão desse gene, o AMELY, é encontrada no cromossomo Y e sua amplificação origina um produto de 112 pb.
Observe a seguir o esquema que mostra o resultado parcial do sequenciamento de duas amostras de DNA, provenientes de dois indivíduos diferentes (I e II). Os picos mostram o resultado para o gene da amelogenina.
48.png (182×264) 
Considerando a inexistência de alterações cromossomiais, a análise do eletroferograma permite concluir que
Alternativas
Q2019104 Biologia
A utilização de agentes dopantes no esporte está cada vez mais avançada, atletas de renome estão sendo descobertos pelo uso de substâncias ilegais que auxiliam em seu desempenho. A eritropoetina (EPO) é uma forma de doping sanguíneo muito utilizada no esporte, sendo que sua incidência é elevada em atletas de provas de resistência. Contudo o uso da EPO como um agente dopante, pode estar associado ao aparecimento de distúrbios, trombose venosa, embolia pulmonar, aumento da viscosidade e hipercoagulabilidade do sangue e anemia.
(Adaptado de EFDeportes, Revista Digital, Ano 21 · n° 225. Buenos Aires, Fevereiro de 2017)
A eritropoetina é um hormônio produzido
Alternativas
Q2019105 Biologia
Na Ilha de Maracá, na Estação Ecológica Maracá-Jipioca, no Amapá, ocorre uma cobertura florestal denominada Formação Pioneira, constituída por vegetais que se encontram em fase de sucessão. Uma das duas formações encontradas por lá são os Campos de Planície, que ocorrem na faixa costeira. A cobertura vegetal é rica em gramíneas, ciperáceas e melastomáceas.
(Adaptado de Ambiente Brasil, Estação Ecológica Maracá-Jipioca)
Com relação à sucessão ecológica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A sucessão é um processo não sazonal, contínuo. ( ) As espécies que iniciam o processo de sucessão são chamadas espécies pioneiras, como, por exemplo, diversas espécies de gramíneas. ( ) Ao longo da sucessão ecológica, ocorre a redução da biomassa total.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: B
6: E
7: C
8: C
9: D
10: A
11: D
12: D
13: A
14: B
15: D
16: A
17: D
18: D
19: A
20: D