Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Perito Criminal - Engenheiro Florestal

Foram encontradas 19 questões

Q2019316 Engenharia Florestal
A sistemática de implantação florestal depende da finalidade do plantio, da cobertura vegetal ou ocupação anterior da área a ser utilizada e da disponibilidade de recursos. Nas condições brasileiras, há predomínio de plantios com espécies exóticas, com destaque para o eucalipto, cujos plantios ocuparam 7,47 milhões de hectares no ano de 2020, o que representa 78% do total de área plantada de árvores no país, segundo o relatório anual da Indústria Brasileira de Florestas (ibá) 2021. Um fator importante a ser considerado na implantação desses povoamentos florestais é o espaçamento, que definirá a distribuição das plantas no terreno, influenciando diretamente o custo de implantação e colheita. A definição do espaçamento mais adequado fornece espaço suficiente para que cada indivíduo consiga o máximo de crescimento útil, sem desperdício de espaço no menor tempo possível. Com relação ao espaçamento nos projetos de implantação florestal, analise os itens a seguir:

I. A definição do espaçamento dos plantios é afetada pela qualidade de sítio, pelo objetivo do plantio, pela espécie a ser plantada e pelo planejamento de extração, uma vez que a mecanização exige um espaçamento mínimo entre as linhas de plantio para deslocamento das máquinas e implementos. II. Os plantios feitos em espaçamentos menores atingem primeiro a idade de corte e geralmente exigem desbastes ou ciclos mais curtos de cortes, havendo o crescimento do número de árvores dominadas e mortas com o avanço da idade de povoamentos densos. III. O diâmetro e altura das árvores sofrem influência do espaçamento do plantio, com maior impacto observado na variável altura quando comparada ao diâmetro, uma vez que a variação de diâmetro depende mais das condições edáficas que do espaçamento.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2019318 Engenharia Florestal
Os sistemas agroflorestais podem, de acordo com Bene et al. (1977), ser classificados como “Sistema de manejo sustentável da terra que busca aumentar a produção de forma geral, combinando culturas agrícolas com árvores e ou animais simultânea ou sequencialmente e aplica práticas de gestão que são compatíveis com os padrões culturais da população local”.
Sendo assim, sobre sistemas agroflorestais, analise as afirmações a seguir:

I. O aumento da produção de forma geral ocorre apenas se a produção individual dos componentes for maior do que sua produção individual em sistemas de monocultivo. II. Sistemas simultâneos são aqueles em que se considera o momento do crescimento e produção do componente agrícola, sem levar em conta a interação com os outros componentes. III. Sistemas sequenciais são aqueles em que a interação entre um dos componentes do sistema agroflorestal ocorre em um momento diferente.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2019319 Engenharia Florestal
O setor florestal mundial tem utilizado técnicas baseadas em conceitos de planejamento da paisagem, de modo que as operações florestais mantenham ou melhorarem a qualidade visual das áreas.
Em relação ao planejamento de paisagem e monitoramento da qualidade estética de áreas com plantações florestais assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:

( ) As margens das plantações geralmente são visualizadas a grandes distâncias enquanto as bordas são visualizadas mais de perto. ( ) Uma mesma espécie não deve parecer dominar a composição da paisagem. É importante que se tenha um mosaico de florestas na paisagem. ( ) Deve-se evitar a colheita florestal em grandes áreas ao mesmo tempo. Grandes áreas passando ao mesmo tempo pela operação de colheita não são agradáveis de serem vistas.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2019320 Engenharia Florestal
O Programa de Regularização Ambiental (PRA) compreende um conjunto de ações e iniciativas que devem ser desenvolvidas por proprietários/possuidores de imóveis rurais para sua adequação e promoção da regularização ambiental.
Em relação ao PRA, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2019321 Engenharia Florestal
A figura a seguir representa a curva produção teórica de um povoamento equiâneo e seus incrementos.



Imagem associada para resolução da questão


A partir da curva teórica de produção são obtidas informações relevantes para o manejo florestal, como o incremento corrente anual (ICA) e o incremento médio anual (IMA).
Com base nessas informações e levando-se em conta também os conceitos teóricos referentes ao crescimento e produção florestal, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2019322 Engenharia Florestal
Leia o texto a seguir extraído de Souza; Soares (2013, p. 234):
O manejo florestal para a produção de madeira envolve, entre outras, atividades relacionadas com a colheita da madeira, tratamentos silviculturais [...]. Para que o manejo seja sustentável, é imprescindível, entre outras restrições, que a colheita seja de baixo impacto ambiental [...]. O manejo florestal engloba um conjunto de atividades que compreendem as fases pré-colheita, colheita e pós-colheita”. Estes autores apresentam uma tabela que contempla as operações/atividades relacionadas com cada uma das fases da colheita de impacto reduzido. Com base nisso, assinale a alternativa que descreve adequadamente as operações/atividades realizadas na fase de pré-colheita.
Alternativas
Q2019327 Engenharia Florestal
Um fator importante na tomada de decisão no manejo florestal trata da modelagem do crescimento e da produção florestal. Nesta modelagem, os modelos são classificados em: modelos em nível de povoamento, modelos de distribuição diamétrica e modelos em nível de árvore.
Assinale a afirmativa correta em relação aos modelos em nível de povoamento.
Alternativas
Q2019328 Engenharia Florestal
Enquanto as plantas necessitam absorver CO2 para realizar a fotossíntese, e para isso os estômatos devem estar abertos, a conservação de água é um mecanismo que depende do fechamento estomático. Esse conflito proporcionou adaptações das plantas para controlar a perda de água pelas folhas para a atmosfera e para repor a água perdida.
Sobre o movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera, assinale V para afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

( ) O potencial osmótico, potencial de pressão e potencial gravitacional não influenciam o movimento da água do solo através da planta para a atmosfera. ( ) A absorção de água pelas raízes é confinada, principalmente às regiões próximas aos ápices das raízes, onde ela pode se mover por rotas apoplástica, simplástica ou transmembrana. ( ) A ascensão de água pelas plantas no xilema resulta do aumento no potencial hídrico nos sítios de evaporação dentro das folhas. ( ) A transpiração depende da diferença na concentração de vapor de água entre os espaços foliares e o externo e da resistência à difusão dessa rota, a qual consiste da resistência dos estômatos e resistência da camada limítrofe. ( ) A eficácia das plantas em limitar a perda de água enquanto permitem a absorção de CO2 é dada pela razão de transpiração.
As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2019331 Engenharia Florestal
Observe a tabela apresentada a seguir, obtida em Silva; Jacovine; Valverde (2012): 

Imagem associada para resolução da questão



Com base nos valores apresentados na tabela e considerando que o custo marginal é igual a R$2,00 e o preço do produto é R$2,00, assinale a opção que maximiza o lucro.
Alternativas
Q2019332 Engenharia Florestal
Quanto às propriedades mecânicas da madeira, diversos fatores afetam sua resistência. Entre eles pode-se citar: tipo de grã, presenças de nós, teor de umidade e duração da carga.
Em relação ao tema, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2019333 Engenharia Florestal
O inventário florestal é uma atividade que visa obter informações quantitativas e qualitativas dos recursos florestais, sendo fundamental na sua execução, o conhecimento e aplicação de métodos e processos de amostragem. Com relação aos processos de amostragem, analise os itens a seguir:

I. A amostragem casual simples é o processo fundamental de seleção de unidades amostrais, em que todas as combinações possíveis têm igual probabilidade de compor a amostra. II. A amostragem estratificada consiste na divisão da população em estratos homogêneos, de modo que dentro desses estratos tenhamos a redução da variabilidade da variável de interesse. III. A amostragem sistemática consiste na distribuição das unidades amostrais segundo um padrão de distribuição espacial sistemático, sem a necessidade de aleatorização da primeira unidade amostral.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2019335 Engenharia Florestal
Os mapas ou cartas topográficas contêm informações técnicas do terreno, sendo um instrumento indispensável em praticamente todas as atividades de uso e conservação dos recursos naturais, uma vez que é o primeiro requisito para qualquer estudo relacionado a estes temas. Com o surgimento de métodos mais automatizados de aquisição de dados, surgiram mais facilidades de se obter informações a respeito de áreas mais isoladas e ainda sem cartografia tradicional. As técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas (SIG) são amplamente aplicadas no mapeamento e monitoramento de tipologias florestais no território brasileiro.
Relacione os conceitos abaixo listados com suas respectivas definições. 1. Sensores Remotos 2. Sistemas de Informações Geográficas 3. Fotogrametria 4. Fotointerpretação
( ) É um sistema de captação armazenamento, processamento, análise e exibição de informações georreferenciadas. ( ) É definida como o ato de examinar imagens fotográficas com a finalidade de identificar objetos e deduzir seus significados. ( ) São equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. ( ) É a arte, a ciência e a tecnologia de se obter informações confiáveis sobre objetos físicos e o meio ambiente, através de processos de gravação, medição e interpretação de imagens fotográficas e padrões de energia eletromagnética radiante e outros fenômenos.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q2019337 Engenharia Florestal
As práticas conservacionistas dividem-se em práticas edáficas, práticas vegetativas e práticas mecânicas, de acordo com as modificações utilizadas no sistema de cultivo. Relacione as práticas conservacionistas descritas a seguir de acordo com a sua classificação em práticas edáficas, práticas vegetativas e práticas mecânicas.

1. Prática edáfica 2. Prática vegetativa 3. Prática mecânica
( ) O terraceamento é uma prática de controle de erosão hídrica, visando à interceptação e condução do escoamento superficial. ( ) A adubação verde consiste na incorporação de plantas cultivadas para este fim ou resto de plantas forrageiras e ervas ao solo, para reposição de matéria orgânica de forma barata e acessível, proporcionando melhorias nas condições físicas, químicas e biológicas do solo. ( ) A rotação de culturas visa o plantio de diferentes culturas em uma mesma área, em uma sequência planejada, considerando as condições do solo, do clima, topografia, além da mão de obra, maquinário e mercado consumidor. ( ) A alternância de capinas consiste em fazer capinas alternando faixas de mobilidade do solo, deixando sempre uma ou duas faixas com cobertura vegetal, logo abaixo daquelas recémcapinadas. ( ) A adubação química do solo repõe os nutrientes retirados pelas culturas e transportados pelo escoamento superficial, para manter um nível adequado desses nutrientes, garantindo o crescimento e desenvolvimento vegetal, mantendo o solo coberto e a produtividade.

Assinale a opção que indica a relação correta entre o tipo de prática conservacionista e as práticas descritas, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2019338 Engenharia Florestal
Tendo em vista que a forma de árvores não é perfeitamente regular, o uso de métodos (fórmulas) de cubagem, implica na divisão do fuste das árvores em n seções (toras). Isto leva à medição dos diâmetros em diferentes posições ao longo do fuste. O volume de cada seção pode ser calculado pelas fórmulas de Smalian, Huber ou Newton, dependendo da posição onde o diâmetro é mensurado em cada seção.
Uma tora com 5m de comprimento, cubada pelo método de Smalian, apresenta diâmetros em suas extremidades de 60cm e 40cm.
Com base nessas informações, o volume cubado da tora é de 
Alternativas
Q2019340 Engenharia Florestal
A amostragem realizada em inventários florestais deve ser representativa para que as estimativas obtidas do parâmetro populacional sejam confiáveis. A intensidade amostral e o nível de confiança utilizados influenciam no erro de amostragem e no intervalo de confiança para a média. Em uma população florestal foi realizado um inventário, utilizando amostragem casual simples, obtendo-se um volume médio de 200m³/ha e erro padrão da média ± 10m³/ha.
Considerando um valor de t = 2, podemos afirmar que o volume da população está entre
Alternativas
Q2019341 Engenharia Florestal
Em uma floresta, foi realizado um estudo de sua florística e fitossociologia, considerando árvores com diâmetro à altura do peito (DAP) ≥ 10 cm. Foram alocadas 34 parcelas com dimensões de 20 m × 30 m, distribuídas aleatoriamente. Nesse estudo, foram registrados 1145 indivíduos pertencentes a 65 espécies.
A respeito dos parâmetros fitossociológicos obtidos, observe a tabela a seguir, em que: n = número de indivíduos amostrados; Np = número de parcelas em que a espécies foi encontrada; DR = densidade relativa (%); DoR = dominância relativa (%); e FR = frequência relativa (%). 


Imagem associada para resolução da questão

Com base nas informações constantes na tabela, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2019342 Engenharia Florestal
As madeiras sofrem retração ou inchamento com a variação da umidade entre 0% e o ponto de saturação das fibras (PSF - aproximadamente 30%). As variações dimensionais ortogonais (radial, tangencial e longitudinal), podem ser consideradas aproximadamente lineares. Com relação às variações dimensionais da madeira, analise as afirmativas a seguir:

I. A madeira incha com o aumento da umidade. II. A madeira retrai com o aumento da umidade. III. A retração na direção tangencial é maior que a retração na direção radial. IV. A retração na direção longitudinal é maior que a retração na direção tangencial. V. A retração volumétrica é aproximadamente igual a soma das três retrações lineares ortogonais.

As afirmativas corretas são
Alternativas
Q2019343 Engenharia Florestal
A produção de mudas florestais, em qualidade e quantidade, é uma das fases mais importantes para o estabelecimento de povoamentos florestais, sendo a escolha da técnica de produção dessas mudas um fator fundamental. A produção de mudas de espécies arbóreas tem sido obtida pela propagação sexuada, realizada via sementes, e de forma assexuada, pela propagação vegetativa das plantas, tanto para espécies nativas quanto exóticas. A definição de uma técnica em detrimento da outra leva em consideração vários aspectos, dentre os quais podem ser listados a espécie a ser trabalhada, finalidade das mudas e os recursos disponíveis. Com relação às formas de propagação de espécies florestais, analise os itens a seguir:


I. A propagação vegetativa é estratégia usual e recomendada para produção de mudas de espécies que apresentam restrição à propagação sexuada, assim como aquelas que serão utilizadas na recuperação de áreas, onde se deseja alta variabilidade genética. II. A enxertia é a técnica de propagação vegetativa mais empregada na obtenção de mudas florestais clonais, dada a sua aplicabilidade técnica, operacional e custo de produção competitivo em relação às demais técnicas de propagação assexuada. III. A propagação vegetativa tem como consequência a reprodução do genótipo do indivíduo de onde foram retirados os propágulos, normalmente mantendo a fidelidade genética, destacando-se neste processo a propriedade da totipotência celular que permite a produção de uma planta completa.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2019344 Engenharia Florestal
Para evitar prejuízos advindos da incidência de patógenos nas plantas, o controle é o objetivo final do estudo de qualquer doença. As medidas de controle de doença em planta podem ser agrupadas em princípios fundamentais da exclusão, erradicação, proteção, imunização, terapia, regulação e escape. Relacione os princípios abaixo listados com suas respectivas definições.

1. Proteção 2. Exclusão 3. Regulação 4. Erradicação
( ) Visa eliminar o patógeno já estabelecido em determinado local, podendo ser parcial ou total. ( ) Consiste na interposição de uma barreira, seja física, química ou biológica entre o hospedeiro suscetível e o patógeno. ( ) Consiste na alteração do ambiente, tornando-o desfavorável à ação do patógeno. ( ) Visa impedir a entrada do patógeno e seu estabelecimento em determinada área, quebrando o ciclo da doença na fase de disseminação.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: B
6: C
7: D
8: A
9: B
10: A
11: B
12: E
13: C
14: C
15: D
16: E
17: D
18: E
19: D