Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Professor de Educação Básica - Ciências
Foram encontradas 4 questões
Mais de 40 espécies de aves migratórias chegam ao Amapá todos os anos, fugindo do rigoroso inverno no Hemisfério Norte. Tal proeza é possível pois as aves apresentam diversas adaptações que permitem a elas voar por muitas horas, atividade que requer um enorme consumo de energia.
Entre as características listadas a seguir, aquela que é uma adaptação das aves diretamente relacionada ao voo é a(o)
O cultivo do coqueiro (Cocos nucifera) vem tendo sua área aumentada no Amapá. Com o crescimento do cultivo, percebe-se o aumento acentuado de seus inimigos naturais, como a brocado-bulbo do coqueiro (Strategus aloeus). O animal adulto é um besouro de hábitos noturnos, medindo cerca de 6 cm de comprimento por 4cm de largura. O adulto escava galerias, levando o vegetal à morte. As larvas geralmente se desenvolvem nos restos de madeira em decomposição próximos ao plantio.
A broca-do-bulbo do coqueiro, como os demais coleópteros, é
“O amapá, Parahancornia fasciculata, é uma árvore de grande porte que deu nome ao Estado do Amapá. Suas flores são pequenas, brancas e perfumadas, tubulares, de 5 pétalas soldadas entre si. A floração ocorre em diferentes períodos do ano, principalmente em abril ou setembro. O fruto é esférico, avermelhado a arroxeado, de casca lisa, suave e de polpa inicialmente translúcida e amarelada, depois pastosa e alaranjada, doce. As sementes são alvas, ovais, achatadas.
O leite do amapá, forte e amargo, é remédio e tônico poderoso usado por populações rurais e urbanas há centenas de anos, e estudos recentes comprovaram a ação analgésica e anti-inflamatória da espécie”.
(adaptado de http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=660)
O amapá é uma Angiosperma, grupo vegetal de ampla distribuição no planeta. Das características citadas a seguir, assinale aquela(s) exclusiva(s) deste grupo.
“Um estudo da Universidade Estadual Paulista apontou que os ouriços-do-mar estão envolvidos em mais de 50% dos acidentes ocorridos no litoral. Em segundo lugar, vêm as caravelas e águas vivas, com 25%”.
(https://super.abril.com.br/ciencia/ourico-e-agua-viva-sao-principais-causas-de-acidentes-nas-praias-do-brasil-veja-como-evitar/)
Os animais do filo Echinodermata são animais de vida livre,