Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Professor de Educação Básica - Ciências
Foram encontradas 4 questões
Durante uma atividade prática, os alunos coletaram diversas amostras de água com o objetivo de verificar seu pH. Após as medições, o valor de pH obtido para a água da chuva causou bastante surpresa, estimulando o grupo a aprofundar-se no conteúdo da aula: ácidos, bases e escala de pH.
Com relação aos temas acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O pH da água da chuva é naturalmente ácido, com valor em torno de 5,6. Essa acidez é devida à reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera que origina, assim, o ácido carbônico (H2CO3).
( ) Chuvas ácidas resultantes da ação antrópica ocorrem apenas em regiões industrializadas, onde a queima de combustíveis por automóveis e indústrias libera óxidos, como o SO2, que reage com a água na atmosfera formando H2SO4.
( ) Em uma aula prática pode-se utilizar o suco de repolho roxo ou o extrato de açaí como indicador de pH. Esses vegetais possuem antocianina, substância que muda de cor em meio ácido ou básico.
As afirmativas são, respectivamente,
No município de Oiapoque (AP), um sistema híbrido de geração de energia é composto por uma usina fotovoltaica de 4MW, uma usina térmica de 12MW com geradores a diesel e, para os próximos anos, há a previsão de instalação de uma pequena central hidrelétrica (PCH), com capacidade de 7,5MW.
Com relação às usinas geradoras de energia citadas, analise as afirmativas a seguir.
I. A usina hidrelétrica é considerada uma fonte de energia “limpa”, pois é renovável e sua instalação e funcionamento não geram gases de efeito estufa.
II. Na usina termelétrica, o diesel é usado para aquecer a água que, no estado de vapor, aciona as turbinas da usina para produzir energia elétrica. Observa-se assim, a sequência de transformações de energia: química → térmica → cinética → elétrica.
III. A usina fotovoltaica converte energia luminosa em energia elétrica. Possui baixo impacto ambiental, mas é considerada uma fonte de energia intermitente, devido à variabilidade das condições meteorológicas.
Está correto o que se afirma em
“Quanta do latim/ Plural de quantum/ Quando quase não há/ Quantidade que se medir/ Qualidade que se expressar/ Fragmento infinitésimo/ Quase que apenas mental/ Quantum granulado no mel/ Quantum ondulado do sal/ Mel de urânio, sal de rádio/ Qualquer coisa quase ideal/ Cântico dos cânticos/ Quântico dos quânticos/...”
(Gilberto Gil, 1995)
Gil cita em sua música um conceito fundamental e complexo da física moderna: o quantum, introduzido por Max Planck e, mais tarde, utilizado por Einstein.
Dos cientistas que pesquisaram a constituição da matéria citados a seguir, aquele que, baseado na teoria quântica de Planck, demonstrou que os elétrons apresentam níveis de energia foi:
“Aulas práticas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando as matérias e equipamentos e observando os organismos”.
(KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª edição. São Paulo: EDUSP, 2008)
Sabendo disso, um professor de Ciências realizou o seguinte experimento: inicialmente, instruiu seus alunos a prenderem uma vela acesa em um pires e a colocarem água o bastante no pires, mas de forma que ela não entornasse. A seguir, pediu que eles cobrissem a vela com um copo, como no momento 1 da imagem abaixo:
Os alunos perceberam que, no momento 2, a chama da vela apagou e a água subiu pelo interior do copo até certa altura.
O professor pediu aos alunos que formulassem uma hipótese
explicativa para o fenômeno. Das várias proposições feitas, a
correta era a que dizia que a água subiu porque a pressão