Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Técnico Pericial - Enfermeiro

Foram encontradas 30 questões

Q2018361 Enfermagem
Como parte dos conceitos relacionados à vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, a medida estatística que expressa a frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população e em um dado momento, é denominada
Alternativas
Q2018362 Enfermagem
Está amplamente estabelecida a relação causal, linear e contínua entre o aumento da pressão arterial (PA) e o risco de doença cardiovascular (DCV) em ambos os sexos, todas as idades e todos os grupos étnicos. Dessa forma, um paciente do sexo masculino, 56 anos, fumante, diabético com hipertensão arterial estágio 1, apresenta risco de doença cardiovascular 
Alternativas
Q2018363 Enfermagem
Na construção dos diagnósticos de enfermagem Risco de síndrome pós-trauma e Ansiedade relacionada à morte é obrigatória a utilização dos seguintes eixos da CIPE®: 
Alternativas
Q2018364 Enfermagem

Sobre a avaliação de crianças menores de cinco anos com dificuldade respiratória, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Quando, durante a inspiração, a parede torácica inferior da criança se move para dentro ocorre o fenômeno denominado tiragem intercostal.

( ) Crianças menores de dois meses que, além de tosse e da dificuldade respiratória, apresentem frequência respiratória (FR) elevada (≥ 60), com ou sem tiragem, devem ser consideradas como pacientes com pneumonia grave.

( ) O desconforto respiratório leve é caracterizado por movimento débil do ar distal, taquicardia, bradipneia e moteamento da pele.


As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Q2018365 Enfermagem
Um paciente internado com diagnóstico de malária apresentou manifestações clínicas de malária grave e complicada.
De acordo com o Ministério da Saúde, faz parte dessas manifestações: 
Alternativas
Q2018366 Enfermagem

Acerca da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:


( ) O Serviço Residencial Terapêutico Tipo I (SRT tipo I) é a modalidade de moradia destinada a pessoas com maior grau de dependência, que necessitam de cuidados intensivos específicos, do ponto de vista da saúde em geral, que demandam ações mais diretivas com apoio técnico diário e pessoal, de forma permanente.

( ) De acordo com disposições legais, o número de leitos de atenção a pessoas com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas não deverá exceder o percentual de 20% (vinte por cento) do número total de leitos do Hospital Geral.

( ) O Centro de Atenção Psicossocial II – CAPS II abrange atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação a todas faixas etárias com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2018367 Enfermagem
De acordo com a classificação das Doenças Renais Crônicas - DRC, diante de um paciente com Taxa de Filtração Glomerular – TFG3 = 30 a 44mL/min./1,73m², é correto afirmar que trata-se de um paciente
Alternativas
Q2018368 Enfermagem
Uma mulher de 28 anos, acompanhada pela atenção primária, apresentou Lesão de Baixo Grau (LSIL) no exame citopatológico. Nesse caso, a conduta recomendada é 
Alternativas
Q2018369 Enfermagem
A desidratação, na qual ocorre uma perda maior de eletrólitos do que de água, é denominada
Alternativas
Q2018370 Enfermagem

Durante a ausculta cardíaca o enfermeiro identificou sopro sistólico, melhor audível na borda eternal esquerda, sendo acentuado com a manobra de Rivero.


Esse tipo de sopro é característico da

Alternativas
Q2018371 Enfermagem
As hipercalemias podem ocorrer por excesso de oferta, por causas renais ou por redistribuição do potássio. Assinale a opção que indica um exemplo de causa da hipercalemia por redistribuição.
Alternativas
Q2018372 Enfermagem
Na ausculta cardíaca, a bulha que representa o fechamento das valvas aórtica e pulmonar e tem o timbre mais agudo é denominada 
Alternativas
Q2018373 Enfermagem

Acerca das orientações e do preparo referentes à fase pré-analítica dos exames laboratoriais em pacientes adultos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Um paciente que fez colonoscopia deve ser orientado a aguardar 10 dias para realizar a coleta de PSA (Antígeno Prostático Específico) total ou livre.

( ) No exame para pesquisa de BAAR, recomenda-se que a amostra de escarro seja coletada, preferencialmente, em jejum e que tenha um volume de 10 a 15mL.

( ) Para a realização dos exames laboratoriais de triglicerídeos, proteína C reativa – PCR, ferritina, ureia, creatinina e tempo de atividade de protrombina – TAP, recomenda-se um jejum mínimo de 8 horas.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2018374 Enfermagem
De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Dislipidemia, uma pessoa com LDL-c em jejum < 100mg/dL e Não HDL-c < 130mg/dL, apresenta um risco cardiovascular
Alternativas
Q2018375 Enfermagem
As lesões no córtex cerebral podem resultar em distúrbios neurológicos específicos no conteúdo da consciência como afasia, agnosia e apraxia. Acerca desses distúrbios, assinale a afirmativa correta.  
Alternativas
Q2018376 Enfermagem
Ao realizar o exame físico abdominal de um paciente, o Enfermeiro identificou sinal de Torres-Homem positivo. Esse sinal é obtido quando 
Alternativas
Q2018377 Enfermagem

Com base nas recomendações da OMS e do Ministério da Saúde acerca da Varíola dos Macacos (monkeypox), marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) De acordo com o escore de gravidade da lesão cutânea um paciente com cerca de 100 lesões é classificado como grave.

( ) Náuseas, vômitos, desidratação e hepatomegalia estão entre os sinais e sintomas clínicos de complicação da doença.

( ) Entrar no quarto de uma pessoa com monkeypox, sem usar proteção para os olhos em uma ou mais ocasiões, independentemente da duração da exposição é considerada uma exposição de baixo risco.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2018378 Enfermagem

Com base nas Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir.


I. Um trabalho de parto estabelecido ocorre quando há contrações uterinas regulares e dilatação cervical progressiva a partir dos 4cm.

II. Se a ocitocina for utilizada, deve-se assegurar que os incrementos na dose não sejam mais frequentes do que a cada 30 minutos.

III. Deve-se apoiar a realização de puxos espontâneos no segundo período do trabalho de parto em mulheres sem analgesia, evitando os puxos dirigidos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2018379 Enfermagem

Acerca das recomendações do Ministério da Saúde relacionada à assistência imediata ao recém-nascido, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Recomenda-se a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% e, como alternativa, tetraciclina a 1% para realização da profilaxia da oftalmia neonatal.

( ) Se os pais recusarem a administração intramuscular da vitamina K, deve ser oferecida a administração oral e eles devem ser advertidos que este método exige múltiplas doses.

( ) Deve-se coletar sangue de cordão umbilical para análise de pH em recém-nascidos com alterações clínicas, tais como respiração irregular e tônus diminuído.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2018380 Enfermagem

Paciente adulto, masculino, 58 anos, com quadro de arritmia cardíaca, apresentou o seguinte traçado na Derivação D2 do ECG:


Imagem associada para resolução da questão


Esse traçado é típico da seguinte arritmia:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: E
5: B
6: C
7: D
8: C
9: C
10: C
11: A
12: B
13: B
14: E
15: C
16: A
17: B
18: E
19: C
20: A