Questões de Concurso Público SEAD-AP 2022 para Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa

Foram encontradas 10 questões

Q1974448 História e Geografia de Estados e Municípios

Desde o período colonial, ocorreram conflitos entre Portugal e outras nações europeias (Espanha, França, Inglaterra, Holanda) na foz do rio Amazonas, visando a ocupação, a defesa e a exploração das potencialidades das terras recém-descobertas, sendo construídos fortes para garantir a defesa desse espaços.

Em relação a esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.


I. O território português foi alvo de investidas francesas, holandesas e inglesas nos séculos XVII e XVIII, a partir das margens do rio Oiapoque.

II. Dada a fluidez das fronteiras da Amazônia colonial portuguesa, colonos, indígenas e jesuítas portugueses e franceses enfrentaram-se com frequência.

III. A atividade catequética de franciscanos e jesuítas foi uma estratégia político-militar da Coroa portuguesa para ocupar o vasto território das terras do Cabo Norte.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1974449 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre os regimes de uso da mão de obra no Amapá, nos séculos XVIII-XIX, é correto afirmar que 
Alternativas
Q1974450 História e Geografia de Estados e Municípios

A respeito das disputas sobre a fronteira franco-brasileira no século XIX, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Em 1809 a Guiana Francesa foi conquistada e anexada ao império luso pela Corte portuguesa que havia se transferido para a América, pressionada pela expansão napoleônica.

( ) Em 1817, após o Congresso de Viena, Caiena e Guiana voltaram a pertencer à França Restaurada e o limite entre as duas colônias foi representado pelo rio Oiapoque.

( ) Em 1897, na Suíça, ocorreu uma arbitragem internacional para resolver o litígio: o Território Contestado foi concedido ao Brasil e o Oiapoque foi reconhecido como fronteira.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1974451 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre a criação do Território Federal do Amapá e seu contexto histórico, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q1974452 História e Geografia de Estados e Municípios

“O universo afro-religioso de Macapá é marcado por um emaranhado de práticas religiosas como festas de santos, pajelança, umbanda, tambor de mina e candomblé, que acontecem e ocupam o mesmo espaço na maior parte das comunidades religiosas e que se combinaram em função da migração de pessoas, ideias e crenças que afluíram para o Estado desde 1943 e fortemente nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, o Marabaixo e o Batuque destacam-se como importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá, estando ligadas às festas dos santos católicos, como o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade do Ciclo de Marabaixo”.

(Adaptado de PEREIRA, D. L. O candomblé no Amapá. Belém, 2008, p. 97-99.)


Com base no texto, é correto afirmar que as religiões afrobrasileiras praticadas no Amapá resultaram de um processo de 

Alternativas
Q1974453 História e Geografia de Estados e Municípios

Imagem associada para resolução da questão


A posição em latitude do estado do Amapá marca suas condições naturais com grande vigor.

Sobre as características ambientais das regiões situadas próximas da linha equatorial assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Q1974454 História e Geografia de Estados e Municípios

Analise os dados da tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre as consequências ambientais do crescimento acelerado da população de Macapá (taxas de crescimento acima de 2% ao ano), analise as afirmativas a seguir.


I. A ocupação desordenada e acelerada das ressacas em Macapá tem produzido crescente e rápida degradação do bioma dessas áreas inundáveis, bem como o agravamento da qualidade de vida da população.

II. O despejo de lixo não tratado nos lagos e canais naturais de escoamento tem provocado profundas alterações no regime hidrológico e na morfologia hidrográfica, com grande impacto sobre o meio ambiente e as comunidades locais.

III. A forma de ocupação do sítio urbano induziu a ocupação das áreas de ressacas, mas a instalação da infraestrutura básica não acompanhou o ritmo do crescimento populacional nem tampouco promoveu a equidade social dos serviços públicos.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q1974455 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre as características econômicas do estado do Amapá, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1974456 História e Geografia de Estados e Municípios

A compartimentação geomorfológica do Estado do Amapá possibilitou a caracterização e descrição do relevo com base na escala regional, como exibe o mapa a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Sobre as unidades de relevo do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.


I. A unidade Colinas do Amapá é formada por rochas do embasamento cristalino, com formas de relevo onduladas e apresenta as maiores altitudes do estado.

II. A unidade Tabuleiros Costeiros é formada por rochas sedimentares, com formas de relevo plano ou suavemente ondulado e latossolos de baixa fertilidade.

III. A unidade Depósitos do Quaternário é formada por depósitos sedimentares recentes e corresponde às áreas baixas e planas situadas ao longo do litoral.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1974457 História e Geografia de Estados e Municípios

“O empreendimento econômico desenvolvido, a partir de 1967, pelo empresário norte-americano Daniel Keith Ludwig, estava localizado na confluência dos rios Jari e Amazonas, abrangendo terras do Pará e do Amapá. O projeto Jari foi planejado para funcionar como um complexo econômico de grandes dimensões, envolvendo atividades industriais, agrícolas e de extração mineral e vegetal”.

Fonte: CPDOC – FGV. (Adaptado)


O projeto Jari pode ser caracterizado como

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: D
6: D
7: E
8: E
9: C
10: D