Questões de Concurso Público Senado Federal 2022 para Consultor Legislativo - Saúde

Foram encontradas 30 questões

Q1991154 Medicina
As opções a seguir apresentam os principais fatores de risco comportamentais para o adoecimento por doenças crônicas não transmissíveis, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1991155 Medicina
O rastreamento do diabete melito tipo 2 em indivíduos assintomáticos está indicado em todos os adultos que isoladamente tenham
Alternativas
Q1991156 Medicina
O diagnóstico laboratorial específico na fase crônica da infecção pelo vírus da chikungunya é feito por meio de
Alternativas
Q1991157 Medicina
Com relação à Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Para a indicação do uso de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, deve-se excluir, clínica e laboratorialmente, o diagnóstico prévio da infecção pelo HIV.
( ) A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV reduz a eficácia dos contraceptivos e repositores hormonais.
( ) O uso concomitante de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV e hormônios em pessoas trans é contraindicado.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1991158 Medicina
Segundo o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021- 2030 do Ministério da Saúde, a vacina contra o papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – HPV quadrivalente – foi inserida no Calendário Nacional de Vacinação para reforçar as ações de prevenção do câncer de 
Alternativas
Q1991159 Medicina
As opções a seguir apresentam sinais de agravamento da gripe (influenza), à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1991162 Medicina
Com relação à Zika, analise as afirmativas a seguir.

I. Para fins de vigilância epidemiológica, um paciente que apresente exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de febre é definido como um caso suspeito de Zika.
II. Infecção recente por outros Flavivirus ou vacina recente de febre amarela pode resultar em sorologia IgM falso-positivo para Zika.
III. Devido ao risco de microcefalia e malformação do Sistema Nervoso Central, uma gestante com diagnóstico recente de Zika deve ser tratada com medicamento antiviral específico.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1991163 Medicina
O seguinte método para o diagnóstico laboratorial da malária amplamente adotado no Brasil é, quando executado adequadamente, considerado padrão-ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS):
Alternativas
Q1991165 Medicina
Algumas medidas são empregadas para avaliar a eficiência de um sistema de vigilância epidemiológica. Dentre elas, aquela que mensura a proporção dos casos identificados pelo sistema que de fato o são e que aumenta com a especificidade do critério utilizado para definição de caso e com a prevalência da doença, denomina-se
Alternativas
Q1991166 Medicina
Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no Brasil, em 2019 foram registrados 142.800 óbitos por causas externas (Capítulo XX da 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças – CID-10).
Entre os grupos de causas externas que provocaram óbitos no Brasil, o mais importante foi o de 
Alternativas
Q1991167 Medicina
Com relação às hepatites, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pacientes infectados pelo vírus da hepatite B (HBV) e com HBeAg reagente têm maior risco de transmissão do HBV do que pacientes HBeAg não reagentes.
II. Em gestantes coinfectadas pelo vírus da hepatite C (HCV) e pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), a chance de transmissão vertical é maior do que em gestantes infectadas apenas pelo HCV.
III. A presença de Anti-HBs (anticorpos contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B - HBV) em títulos adequados no soro indica imunidade ao HBV.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1991169 Medicina
As opções a seguir apresentam sinais de alarme para dengue grave, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q1991170 Medicina
Em relação ao controle da tuberculose no Brasil, é correto afirmar que
Alternativas
Q1991171 Medicina
Com relação à covid-19, analise as afirmativas a seguir.

I. Define-se como caso suspeito de síndrome gripal pelo SARSCoV-2 todo indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.
II. Um resultado IgG reagente só deve ser considerado para fins de notificação e registro de caso em indivíduos não vacinados, sem diagnóstico laboratorial anterior para covid19 e que tenham apresentado sinais e sintomas compatíveis, no mínimo oito dias antes da realização desse exame.
III. Para fins de vigilância, de rastreamento, de isolamento e de monitoramento de contatos, deve-se considerar como um contato próximo a pessoa que esteve a menos de 1 metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado, ambos sem máscara facial ou utilizando-a de forma incorreta.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1991172 Medicina
Com relação ao Coeficiente Geral de Mortalidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O denominador do Coeficiente Geral de Mortalidade, em um ano não censitário, constitui-se da estimativa da população referida ao meio do ano, pressupondo-se que os nascimentos, as mortes e as migrações ocorram homogeneamente ao longo do ano, ou seja, os movimentos de entrada e saída de pessoas se compensam, nos dois semestres de um ano.
II. O uso do Coeficiente Geral de Mortalidade para fins de comparação entre diferentes países é indicado, pois como este indicador de saúde utiliza no numerador o total de óbitos ocorridos em determinado ano calendário e no denominador a estimativa da população total no meio do ano, o seu valor independe da composição da população por idade e por sexo.
III. As distorções do Coeficiente Geral de Mortalidade associadas à evasão e à invasão de óbitos tendem a ser minimizadas pela análise da mortalidade, segundo o local de ocorrência do óbito.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q1991173 Medicina
O Treponema pallidum é o agente etiológico da 
Alternativas
Q1991174 Medicina
Em 2022, o Ministério da Saúde atualizou as recomendações aos profissionais de saúde para o atendimento de adolescentes no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
As opções a seguir apresentam casos em que a garantia da proteção do adolescente passa pela quebra do sigilo profissional com a família, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q1991175 Medicina
O Ministério da Saúde recomenda, para o rastreamento do câncer de mama, que a mamografia seja realizada em mulheres de 
Alternativas
Q1991176 Medicina
O denominador da Razão de Mortalidade Materna é composto por
Alternativas
Q1991177 Medicina
Com relação à transição demográfica, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de envelhecimento populacional, envolve diversos fatores como a queda da mortalidade geral e da mortalidade infantil. Entretanto, isoladamente, a redução da mortalidade geral teria um impacto em todas as idades, podendo apresentar reduzida influência no envelhecimento da população; e a diminuição da mortalidade infantil tenderia a aumentar os contingentes populacionais mais jovens, em um primeiro momento.
II. Conceitua-se transição demográfica, em termos demográficos estritos, como a passagem de um contexto populacional onde prevalecem altos coeficientes de mortalidade e natalidade, para outro, onde o coeficiente de mortalidade alcança valores muito reduzidos, enquanto o coeficiente de natalidade permanece elevado.
III. A natalidade, juntamente com a mortalidade e as migrações determinam o crescimento vegetativo de uma população.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: B
6: C
7: D
8: C
9: C
10: C
11: E
12: A
13: B
14: E
15: A
16: A
17: A
18: C
19: B
20: A