Questões de Concurso Público TCE-TO 2022 para Analista Técnico - Fisioterapia

Foram encontradas 35 questões

Q1980543 Fisioterapia
Ao término do expediente em seu consultório, um profissional fisioterapeuta foi interpelado pelo ex-cônjuge de uma de suas pacientes, que solicitou a ele o direito de obter uma cópia do prontuário dela.
Nessa circunstância, a conduta acertada do profissional é:
Alternativas
Q1980544 Fisioterapia
Paciente do sexo masculino, 38 anos, procurou Serviço de Fisioterapia Respiratória por indicação de um familiar, apresentando cansaço, tosse permanente e eventos febris, mesmo após conclusão do tratamento medicamentoso para tuberculose pulmonar.
A conduta profissional do fisioterapeuta nessa situação é:
Alternativas
Q1980545 Fisioterapia
Paciente adulto jovem, sexo masculino, com membro superior esquerdo imobilizado há um mês, logo após ter fraturado a diáfise da ulna, procurou Serviço de Fisioterapia apresentando dificuldade em movimentar os dedos e o ombro esquerdo.
Nessa circunstância clínica, é recomendado:
Alternativas
Q1980546 Fisioterapia
Idosa, caucasiana, procurou atendimento fisioterapêutico portando exame de densitometria óssea com laudo confirmando quadro de osteoporose. Relatou dor leve e difusa principalmente nos membros inferiores, com piora progressiva no último ano. Considerando o caso, é adequado ao fisioterapeuta: 
Alternativas
Q1980547 Fisioterapia
Um fisioterapeuta recebe pedido de parecer médico solicitando avaliação de paciente do sexo feminino, 58 anos, com doença articular degenerativa (osteoartrite), para acompanhamento. Os sintomas mais comuns e esperados nesses casos são:
Alternativas
Q1980548 Fisioterapia
Dois dias após reiniciar atividade física, no retorno de um mês de férias, uma paciente adulta jovem refere dor muscular intensa nos grupamentos musculares diretamente relacionados com o exercício físico realizado. Considerando que o diagnóstico é de dor muscular tardia (DMT), sua principal causa está relacionada a:
Alternativas
Q1980549 Fisioterapia
Em recuperação funcional após artroscopia do ombro direito, um paciente de 45 anos apresentou grau 3 de força muscular para flexão do antebraço direito durante a avaliação fisioterapêutica, por meio do teste muscular manual. A interpretação do resultado desse teste significa que o paciente:
Alternativas
Q1980550 Fisioterapia
Uma paciente com 34 anos, diagnóstico clínico de miastenia gravis associada a timoma, com queixas de fraqueza generalizada, procurou fisioterapeuta que, após avaliação da força muscular por meio do teste muscular manual completo, observou que a paciente não conseguia completar o movimento contra uma grande resistência para abdução dos braços bilateralmente. Dessa forma, a pontuação lançada no prontuário será de:
Alternativas
Q1980551 Fisioterapia
Um paciente com 67 anos procurou Serviço de Fisioterapia Neurofuncional queixando-se de tremor de ação e perda de equilíbrio. Ao suspeitar de lesão cerebelar, o fisioterapeuta sugeriu realizar um teste para analisar a capacidade de o paciente atingir determinado alvo, verificando também se apresentava dismetria. Esse teste pode ser conhecido como:
Alternativas
Q1980552 Fisioterapia
Foi encaminhada pela triagem da equipe de enfermagem, uma paciente de 60 anos com diabetes e diagnóstico de mal perfurante plantar. Ao ser examinada pelo fisioterapeuta, foi identificada uma área hiperemiada na face plantar do calcâneo. Além do tratamento presencial, com a finalidade de melhorar a circulação local, deve ser prescrita nesse caso a seguinte conduta permanente:
Alternativas
Q1980553 Fisioterapia
Em recuperação funcional pós-operatória de revascularização do miocárdio, um paciente de 65 anos segue referindo cansaço aos médios esforços. Para avaliar a resistência cardiopulmonar ao esforço máximo, foi aplicado o teste ergoespirométrico, mas sem sucesso por inadaptação do paciente ao método. Outro teste de esforço, mas de nível submáximo, a ser realizado para início de um programa de recondicionamento físico é:
Alternativas
Q1980554 Fisioterapia
Por infecção pela Covid-19, uma paciente de 42 anos permaneceu internada por 28 dias e, após alta hospitalar, procurou o ambulatório de fisioterapia para recuperação funcional. Apresentava-se restrita a cadeira de rodas, com grande dificuldade para manter-se em posição ortostática por mais de 20 segundos sem queda da saturação de oxigênio. Além da cinesioterapia, o recurso eletrotermofototerapêutico que poderia trazer benefícios para ganho de massa muscular sem gerar um grande aumento do consumo de oxigênio é:
Alternativas
Q1980555 Fisioterapia
Mulher de 36 anos, com história gestacional de quatro partos vaginais, procurou serviço de Fisioterapia Uroginecológica com quadro de incontinência urinária de esforço, com impacto negativo na sua qualidade de vida. O principal objetivo fisioterapêutico nesses casos é:
Alternativas
Q1980556 Fisioterapia
Após ressecção de um carcinoma mamário, localizado no quadrante lateral superior esquerdo, associado a esvaziamento axilar linfático, a paciente de 56 anos apresentou linfedema em membro superior esquerdo e limitação de movimento para adução horizontal do braço do mesmo lado. Considerando o déficit motor, possivelmente foi lesionada a seguinte estrutura durante a abordagem cirúrgica: 
Alternativas
Q1980557 Fisioterapia
Uma paciente em recuperação funcional após acidente vascular encefálico, com subluxação em ombro direito, procurou atendimento alternativo com o fisioterapeuta por meio de estimulação elétrica neuromuscular. Ao utilizar esse método, o profissional deve atentar ao risco de:
Alternativas
Q1980558 Fisioterapia
Durante treino de futebol, adulto jovem sofreu entorse grau 1 no tornozelo direito e recorreu prontamente ao departamento de saúde do clube para tratamento.
Foi acolhido pelo fisioterapeuta, que prescreveu:
Alternativas
Q1980559 Fisioterapia
Paciente de 70 anos, caucasiano, recém-aposentado, passando por estresse familiar nas últimas semanas, apresentou lesões cutâneas típicas de psoríase. Sabendo da possibilidade terapêutica por meio de exposição à radiação ultravioleta, procurou Serviço de Fisioterapia e obteve a seguinte orientação profissional:
Alternativas
Q1980560 Fisioterapia
Durante treino de musculação, adulto de 42 anos apresentou dor em região cervical com irradiação para cintura escapular direita. Fez contato telefônico com o fisioterapeuta de sua confiança para tentativa de um diagnóstico. O profissional propôs um teste simples, o qual o paciente pode realizar sem a necessidade de um examinador presente, na tentativa de reproduzir os sintomas e confirmar o diagnóstico.
Trata-se do teste de: 
Alternativas
Q1980561 Fisioterapia
Adulto jovem, corredor de curtas distâncias em provas de finais de semana, apresentou dor lombar com irradiação para membro inferior esquerdo. A avaliação fisioterapêutica conduzia para hipótese diagnóstica de lombociatalgia e foi realizado o teste de elevação do membro inferior sintomático estendido em busca do sinal de Lasègue, mas com pouca reprodução dos sintomas.
Sendo assim, o fisioterapeuta realizou a dorsiflexão passiva do pé, consolidando um outro teste denominado: 
Alternativas
Q1980562 Fisioterapia
Uma secretária executiva, de 55 anos, buscou assistência fisioterapêutica, queixando-se de fraqueza para segurar objetos com a mão direita e formigamento no polegar e indicador. Ao exame, o fisioterapeuta constatou hipotrofia tenar e paresia grau 4, caracterizando o diagnóstico de: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: E
6: D
7: C
8: D
9: B
10: A
11: E
12: C
13: D
14: A
15: B
16: D
17: D
18: E
19: D
20: C