Questões de Concurso Público AL-MA 2023 para Técnico de Gestão Administrativa - Ciências Sociais (Sociólogo)

Foram encontradas 24 questões

Q2247421 Sociologia
Os indicadores sociais são recursos que informam a respeito de aspectos mensuráveis da realidade social para subsidiar as atividades de planejamento público e a formulação de políticas sociais.
As afirmativas a seguir identificam corretamente indicadores sociais classificados segundo a área temática da realidade social a que se referem, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2247426 Sociologia
Leia o trecho a seguir, a respeito da acepção de “sociedade civil”.
É fácil discernir aqueles que vivem daqueles que não vivem em uma sociedade política. Aqueles que estão reunidos de modo a formar um único corpo, com um sistema jurídico e judiciário com autoridade para decidir controvérsias entre eles e punir os ofensores, estão em sociedade civil uns com os outros; mas aqueles que não têm em comum nenhum direito de recurso, ou seja, sobre a terra, estão ainda no estado de natureza, onde cada um serve a si mesmo de juiz e de executor, [estão], como mostrei, em perfeito estado de natureza. Adaptado de LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil, Capítulo VII, §87. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 133.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente o sentido de “sociedade civil” para a doutrina jusnaturalista. 

Alternativas
Q2247427 Sociologia
Segundo Alain Touraine, “Só existe movimento social quando a ação coletiva é dotada de objetivos sociais, quer dizer, reconhece a existência de valores e interesses sociais gerais e, em consequência, não reduz a vida política a um confronto entre campos ou classes, ainda que organize ou acirre conflitos. Somente nas sociedades democráticas é que os movimentos sociais se formam sozinhos, pois a livre escolha obriga cada ator social a lutar simultaneamente pelo bem comum e pela defesa de interesses particulares.”  Adaptado de TOURAINE, A. Qu'est-ce que la democratie? Paris: Fayad, 1994, p. 88.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto dos movimentos sociais segundo a perspectiva sociológica de Alain Touraine.
Alternativas
Q2247428 Sociologia
Em suas teorias sobre a mobilização política, Charles Tilly elaborou a noção de “repertório de ações coletivas” para indicar tipos de ações utilizadas por movimentos sociais, diferentemente de outros modos de agência política.
As opções a seguir exemplificam corretamente o repertório dos movimentos sociais, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2247429 Sociologia
A expressão “novos movimentos sociais” (NMS) se refere às modalidades da ação política que emergem a partir dos movimentos de maio de 1968, as quais romperam com o ativismo tradicional e incluíram novos temas na agenda, como o feminismo, o ambientalismo e os movimentos LGBTQIA+.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um aspecto dos NMS.
Alternativas
Q2247430 Sociologia
Assinale a opção que descreve corretamente direitos da população trans reconhecidos no Brasil.
Alternativas
Q2247431 Sociologia
De acordo com Pierre Lévy,
“Um dos aspectos mais interessantes dessa prática democrática é a possibilidade de todos falarem por si mesmos. Trata-se de interatividade e de uma liberdade de expressão que não tínhamos na época do monopólio dos meios de comunicação de massa. Outro aspecto é que hoje creio que exista mais transparência ou pelo menos desejo de transparência nos Governos e nas grandes empresas, por parte dos cidadãos, além de termos os meios técnicos necessários para esta transparência. Finalmente, temos mais habilidade de discutir coletivamente problemas importantes, de deliberar sobre questões que são importantes para a vida política de nossos países e nossas cidades.”  Adaptado de https://www.fronteiras.com
O trecho lista os potenciais da prática política denominada democracia
Alternativas
Q2247432 Sociologia
O Decreto 6.040/2007 institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais que, em seu Art. 3º, define “povos e comunidades tradicionais” como: Grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Essa noção de povos e comunidades tradicionais engloba grupos minoritários como povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, pescadores artesanais e ribeirinhos, entre outros.
Com base no enunciado, as afirmativas a seguir identificam corretamente aspectos relacionados à caracterização das comunidades tradicionais, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2247433 Sociologia
A respeito do léxico sociológico utilizado para analisar a questão racial, leia a definição a seguir.
Política de distribuição desigual de grupos raciais em diferentes ocupações, muitas vezes associada a disparidades salariais e limitações de oportunidades.
O trecho define o conceito de
Alternativas
Q2247434 Sociologia
O acesso à educação de qualidade é uma das principais bandeiras de movimentos e grupos preocupados com a transposição de barreiras sociais.
Com relação ao tema da equidade étnico-racial na educação brasileira, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Para favorecer a equidade étnico-racial em ambiente escolar é necessário adotar estratégias universalistas, que valorizem todas as culturas, com base no ideal de tolerância em relação à alteridade e de igualdade de direitos de todos os estudantes. ( ) Para desenvolver a equidade étnico-racial é necessário implementar políticas educacionais que valorizem a identidade negra, indígena e quilombola, aumentando sua legitimidade no sistema educacional, bem como seu desempenho e sua permanência escolar. ( ) Para promover a equidade étnico-racial na educação é preciso abrir espaço entre os formuladores de políticas públicas para vozes negras, indígenas e quilombolas, por meio de acesso e representação em posições de liderança com proporcionalidade.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2247435 Sociologia
Para a ciência política, “Nas democracias representativas modernas, o grupo politicamente majoritário é o que vence as eleições e seus representantes ocupam os órgãos de poder do Estado. As minorias são os que perdem e assumem a função de oposição ao governo eleito, sendo essa uma dinâmica central para o funcionamento pleno das democracias.” Adaptado de BOBBIO, N (Org.). Dicionário de Política. Brasília: Ed. UnB, 1986, p. 319 e 327.
Assinale a opção cujo par conceitual fundamenta corretamente a ideia de minoria descrita no trecho.

Alternativas
Q2247436 Sociologia
As teorias decoloniais integram um campo epistêmico voltado a desnudar e denunciar a dependência dos países ditos em desenvolvimento perante a hegemonia dos países europeus e dos Estados Unidos.
A respeito do giro decolonial, analise as afirmativas a seguir.
I. O pensamento decolonial baseia-se no desconstrutivismo e pós-estruturalismo dos estudos teóricos de Foucault, Derrida e Lacan, considerados estratégicos para superar a imposição ideológica do universalismo iluminista. II. As teorias decoloniais denunciam a existência de uma colonialidade do poder e do saber, referidas à constituição de um padrão de dominação europeu centrado na ideia de raça e na validação de saberes científicos e modos de conhecimento tipicamente europeus em detrimento de saberes outros. III. Para os teóricos decoloniais é necessário descolonizar os campos do saber, do ser e do poder pois o eurocentrismo organizou os saberes que constituem a colonialidade, invisibilizando identidades e conhecimentos milenares dos povos colonizados.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2247438 Sociologia
No Brasil, a partir dos anos 1950, cientistas políticos e economistas começaram a discutir o modelo de Estado desenvolvimentista. Para esses intelectuais, o desenvolvimentismo brasileiro pode ser definido como o conjunto de ideias políticas e de estratégias econômicas que orientou
Alternativas
Q2247439 Sociologia
Leia o trecho a seguir, a respeito da comunicação deliberativa no contexto do espaço público.
A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posição e opinião; nela os fluxos comunicativos são filtrados e sintetizados a ponto de condensarem opiniões públicas enfeixadas em temas específicos. Do mesmo modo que o mundo da vida tomado globalmente, a esfera pública se reproduz através do agir comunicativo implicando apenas o domínio de uma linguagem natural. Adaptado de HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p.93.
As afirmativas a seguir interpretam corretamente a noção de esfera pública proposta por J. Habermas à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q2247440 Sociologia
O modelo de estado desenvolvimentista periférico nacional-dependente é o dos países que realizaram sua revolução capitalista, mas que perderam parte de sua autonomia nacional e passaram a crescer muito lentamente após a grande crise da dívida externa dos anos 1980.
A respeito do estado desenvolvimentista nacional-dependente, analise as afirmativas a seguir. 
I. O Brasil e o México exemplificam esse modelo pois realizaram sua revolução industrial entre 1930 e 1980, desenvolvendo-se aceleradamente nesse período, mas semiestagnaram em seguida, não conseguindo manter suas taxas de crescimento aceleradas. II. No Brasil, o discurso desenvolvimentista enfatizou a necessidade da industrialização e da intervenção do Estado para promovê-la, recorrendo frequentemente ao endividamento externo. III. Na década de 1980 aumentou a crítica do Ocidente ao estado desenvolvimentista latino-americano, em consonância com a preeminência da ideologia neoliberal e a formulação do chamado Consenso de Washington.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2247441 Sociologia
Para Antonio Carlos Gil, de acordo com a acepção clássica, um dos métodos das ciências sociais é o que “parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica. É o método proposto pelos racionalistas (Descartes, Spinoza, Leibniz), segundo os quais só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro, que decorre de princípios a priori evidentes e irrecusáveis”. Adaptado de GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008, p.9.
O trecho descreve um método das ciências sociais que proporciona bases lógicas para a investigação, denominado método
Alternativas
Q2247442 Sociologia
O materialismo dialético, enquanto método de interpretação da realidade, fundamenta-se na(o) 
Alternativas
Q2247443 Sociologia
Para assegurar objetividade e precisão na pesquisa dos fenômenos sociais, os sociólogos utilizam-se de uma série de técnicas de aferição e de análise de dados.
A esse respeito, relacione os métodos de investigação listados a seguir com suas respectivas caracterizações.
1. Método experimental. 2. Método estatístico. 3. Método comparativo.
( ) Consiste essencialmente em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigado. ( ) Procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles. ( ) Fundamenta-se na aplicação da teoria da probabilidade e possibilita determinar, em termos numéricos, a margem de erro ou acerto de um valor obtido.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q2247444 Sociologia
De acordo com Lévi-Strauss, para que um modelo científico possa ser definido de "estrutura" deve satisfazer as condições descritas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2247445 Sociologia
A pesquisa é um processo sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o qual o pesquisador social intenta descobrir respostas para problemas.
I. Um primeiro tipo de pesquisa busca desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, para formular problemas precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. II. Um segundo tipo de pesquisa é realizado com o objetivo de identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente os tipos de pesquisa I e II, respectivamente.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: C
6: A
7: B
8: A
9: E
10: B
11: A
12: D
13: B
14: E
15: E
16: A
17: C
18: D
19: B
20: A