Questões de Concurso Público AL-MA 2023 para Técnico de Gestão Administrativa - Médico do Trabalho

Foram encontradas 19 questões

Q2253892 Medicina
Um trabalhador mecânico de automóveis, exposto a óleos, graxas e solventes, procurou um dermatologista com quadro de irritação perifolicular, lesões pápulo-eritematosas e pústulas acneiformes, há dois anos, acometendo ambos os antebraços.
Esse diagnóstico é compatível com o seguinte tipo de dermatose ocupacional: 
Alternativas
Q2253893 Medicina
Trabalhadores de marmorarias apresentam maior risco de desenvolver
Alternativas
Q2253894 Medicina
Trabalhador de reciclagem de bateria de automóveis, de pele negra, procura pronto-socorro com quadro de cólicas intestinais intensas, com alguns sinais de abdômen agudo, dores articulares, dores ósseas, apresentando linha gengival azul/violácea ao exame da cavidade oral (“Linha de Burton”) e hemograma com anemia normocítica.
Esse quadro é compatível com
Alternativas
Q2253895 Medicina
Assinale a opção que indica uma atividade econômica que apresenta risco aumentado para o desenvolvimento de bissinose em seus respectivos trabalhadores. 
Alternativas
Q2253896 Medicina
Um tipo de dermatose ocupacional que pode estar relacionado com exposição ocupacional ao cimento na indústria de calçados e vestuário de couro é a Dermatite
Alternativas
Q2253897 Medicina
Trabalhadores, em abatedouro de aves, que realizam o corte de frangos com facas e tesouras, em pé, e executam esforços repetitivos durante sua jornada de trabalho com os membros superiores elevados à altura dos ombros, apresentando queixas de dores com os ombros abduzidos em 90º e teste de Gerber positivo, podem estar apresentando os seguintes distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT):
Alternativas
Q2253898 Medicina
Um servidor público do Poder Legislativo Estadual procurou um psiquiatra com queixas de exaustão física e mental, dificuldades de concentração, sentimentos de derrota e desesperança, sensação de isolamento, negatividade constante e diminuição do sentimento de realização pessoal. O médico, ao aprofundar sua investigação clínica, detectou que o trabalhador tinha jornadas extensas de trabalho, levando serviços para realizar em casa, e que sofria pressão e estresse constante por aumento de produtividade por parte de seu superior hierárquico.
Esse quadro pode estar relacionado com 
Alternativas
Q2253899 Medicina
O processo de mineração artesanal do ouro no Brasil, por meio do garimpo, tem se intensificado de forma ilegal em áreas de reservas indígenas na região amazônica. Nesse processo, para a extração do ouro, é utilizado mercúrio em sua forma líquida (Hg°), expondo os trabalhadores ao vapor desse metal por meio inalatório.
São sinais de intoxicação aguda pelo vapor de mercúrio:
Alternativas
Q2253900 Medicina
A atividade de garimpo ilegal, além de intoxicar trabalhadores por exposição ao vapor de mercúrio essencial (Hg°), provoca também a contaminação do meio ambiente por esse metal que, nos rios e mares, é transformado por micro-organismos do plâncton em compostos organomercuriais, como o metil-mercúrio, que contamina peixes, moluscos e crustáceos.
No Brasil, populações ribeirinhas e de pescadores, assim como povos indígenas, expostas a esse contaminante por via alimentar, estão arriscadas a sofrer intoxicações graves, que podem causar 
Alternativas
Q2253901 Medicina
O herbicida Glifosato, agrotóxico utilizado no Brasil em diversos tipos de lavouras, é apontado como causador de 
Alternativas
Q2253902 Medicina
O mesotelioma é uma neoplasia do mesotélio, tecido de revestimento de determinados órgãos. Cresce, principalmente, sobre superfícies serosas e atinge a pleura (81% dos casos), o peritônio (15%), o pericárdio (4%) e, em menor frequência, a Tunica vaginalis. Com prognóstico ruim, aproximadamente 95% dos casos chegam ao óbito até dois anos após o diagnóstico.
Assinale a opção que indica um contaminante ambiental que tem sua exposição associada ao mesotelioma.
Alternativas
Q2253903 Medicina
Das ocupações a seguir listadas, a que apresenta maior risco de desenvolver câncer de cavidade nasal é a de
Alternativas
Q2253904 Medicina
O método estatístico, bastante utilizado pela epidemiologia, que tem como princípio fundamental o aumento do tamanho amostral, o qual é obtido pelos resultados numéricos de vários estudos examinando a mesma questão, permitindo uma síntese estatística do conjunto de resultados, é denominado
Alternativas
Q2253905 Medicina
Tivemos recentemente, no Brasil, uma calamidade sanitária resultante dos impactos da pandemia de COVID 19 sobre a população. Ocorreram no país, segundo o Ministério da Saúde, 37.671.814 casos confirmados, 703.964 mortes, o que representa 17.926,21 casos confirmados para cada 100 mil habitantes, e 335 óbitos para cada 100 mil habitantes.
(https://covid.saude.gov.br/ acesso em 28/05/2023).
Apesar de ser o sétimo país mais populoso do mundo, o Brasil obteve a segunda colocação em número de mortes por COVID, o que demonstra que o risco de morte pela pandemia no país foi maior que a média dos demais países do mundo.
Dos indicadores epidemiológicos citados no texto acima, os números 37.671.814; 703.964; 17.926,21 e 335 correspondem, respectivamente, a
Alternativas
Q2253906 Medicina
Em epidemiologia, a letalidade é uma medida
Alternativas
Q2253907 Medicina
Na epidemiologia, o Risco Atribuível expressa
Alternativas
Q2253909 Medicina
O benzeno, de fórmula C6H6, é um hidrocarboneto aromático e um solvente orgânico com vasta aplicação na área da Química Orgânica. Sendo incolor, inodoro e altamente volátil, pode ser encontrado como contaminante em ambientes de coqueria de siderurgias, refinarias de petróleo, ou até mesmo em postos de gasolina, como contaminantes da gasolina. O benzeno é muito tóxico para o gênero humano, podendo causar leucopenia, aplasia de medula, leucemia e alterações neurocomportamentais.
Para monitorar a exposição do trabalhador a essa substância podemos utilizar a dosagem de ácido
Alternativas
Q2253919 Medicina
Segundo o Código de Ética Médica, é permitido ao médico 
Alternativas
Q2253920 Medicina
Segundo a Resolução CFM nº 2.323, de 6 de outubro de 2022, aos médicos do trabalho e demais médicos que atendem o trabalhador, independentemente do local em que atuem, cabe 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: D
6: E
7: C
8: D
9: B
10: A
11: E
12: A
13: B
14: E
15: B
16: B
17: A
18: C
19: E