Questões de Concurso Público CGE-SC 2023 para Auditor do Estado - Ciências da Computação - Tarde (Conhecimentos Específicos)

Foram encontradas 22 questões

Q2066784 Banco de Dados
Em relação às diferenças de características técnicas entre um banco de dados planejado para lidar com informações transacionais (operações do dia a dia de uma empresa) e um Data Warehouse, é correto afirmar que
Alternativas
Q2066785 Banco de Dados
Assinale a opção que apresenta uma diferença funcional entre um banco de dados planejado para lidar com informações transacionais (operações do dia a dia da empresa) e um Data Warehouse
Alternativas
Q2066786 Banco de Dados
Avalie se os componentes de um Data Warehouse incluem:
I. Sistemas de origem. II. Infraestrutura de ETL (Extraction-transformation-load). III. Data Warehouse. IV. Aplicações de Front-end para o usuário final.
Estão corretos os itens
Alternativas
Q2066787 Banco de Dados
Uma rede de lojas de departamentos planeja configurar uma tabela de fato (VENDAS) que favoreça a integridade para análise de vendas no mesmo carrinho (na mesma transação de venda, tal qual a associação conhecida entre fralda e cerveja). A tabela de fato possui os seguintes atributos: ChaveCalendário(FK), ChaveLoja(FK), ChaveProduto(FK), ChaveCliente(FK), IDTransação, HoraMinVenda, ReaisVendidos e QuantidadeVendida.
Assinale a opção que indica o(s) atributo(s) que deve(m) ser a chave primária da tabela de fato VENDAS.
(FK = Foreign Key/chave estrangeira)
Alternativas
Q2066788 Banco de Dados
As informações analiticamente úteis das fontes de dados operacionais (das operações do dia a dia do negócio) são carregadas no Data Warehouse por meio do processo de ETL. Um dos recursos úteis em um DW é poder observar um mesmo item de dimensão em vários instantes de tempo (timestamps), como, por exemplo, observar o preço de venda de um produto ao longo dos anos.
Assinale a opção que indica a técnica que torna possível a disposição desse recurso.
Alternativas
Q2066789 Banco de Dados
Uma rede de lojas de departamentos usa o modelo dimensional estrela conforme o seguinte diagrama:
17.png (421×204)  (Os atributos sublinhados denotam chave primária)
Observando o aumento na quantidade de reclamações dos clientes nas lojas, os analistas de BI resolveram incluir as informações analiticamente úteis da base de reclamações no Data Warehouse.
Para que a criação da constelação de fatos (também chamada de galáxia) contemple o fato RECLAMAÇÃO, os analistas devem adicionar
Alternativas
Q2066790 Banco de Dados
A qualidade desejada para dados e metadados começa por seu planejamento e sua especificação, fases em que os metadados são criados e implementados.
As opções a seguir apresentam dimensões de qualidade dos dados segundo o DAMA, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2066791 Banco de Dados
Sobre a proposta geral do modelo dimensional em um Data Warehouse, não é correto afirmar que o modelo dimensional
Alternativas
Q2066811 Banco de Dados
Select at.customerid, at.tdate from salestransaction at where at.tdate > GETDATE( ) - 10 order by at.tdate desc
A instrução SQL acima é executada milhões de vezes por dia em um SGBDR Microsoft SQL Server. Considerando que ‘customerid’ é parte da chave primária e que ‘tdate’ não está indexada e não apresenta valores únicos, assinale o índice a seguir que irá prover uma melhor otimização para essa consulta.
Alternativas
Q2066812 Banco de Dados
Considere os clientes de uma loja cadastrados em um SGBDR Microsoft SQL Server, e a necessidade de sortear um cliente para receber um prêmio. O administrador resolve realizar o sorteio através de um código Transact-SQL (TSQL).
Dos códigos a seguir, identifique o que irá realizar o sorteio de forma imparcial.
Alternativas
Q2066813 Banco de Dados
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (SGBDR) permite manipular bancos de dados sobre uma camada de software, dispondo os dados em formato de tabelas ao invés de arquivos em pastas. Para servir à finalidade de aplicações transacionais, as boas práticas apontam o uso do conceito de normalização.
Assinale a afirmativa incorreta em relação às vantagens da normalização.
Alternativas
Q2066814 Banco de Dados
Uma plataforma de streaming de podcast registra o tema e o nome dos podcasts. Também são registrados os nomes dos apresentadores, além do nome e a profissão dos convidados.
Cada entidade possui um identificador único.
Considerando a 3FN, assinale a opção que contempla o modelo Entidade/Relacionamento do problema.
(os atributos sublinhados são chaves primárias)
Alternativas
Q2066815 Banco de Dados
O diagrama a seguir representa especialização total e subclasses desmembradas.
43.png (318×188) 
A partir do diagrama, assinale a opção que descreve os requisitos de banco de dados.
Alternativas
Q2066816 Banco de Dados
Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) relacionais que seguem o padrão SQL implementam objeto chamado VIEW.
Segundo Ramakrishnan, em seu livro Sistemas Gerenciador de Banco de Dados, VIEW é definida como tabelas cujas linhas não são armazenadas explicitamente no banco de dados, mas calculadas conforme necessário, com base na definição de visão.
Com relação à VIEW no Microsoft SQL Server, analise as afirmativas a seguir.
I. A view é utilizada para tornar a percepção do usuário mais simplificada e focalizada. II. Visões são instrumentos de segurança, pois permitem restringir o acesso aos dados, ou seja, usuários não possuem permissões para acessar as tabelas base. III. O Objeto view é utilizado para simular versões anteriores de tabelas que teve seu esquema transformado e assim garantir o pleno funcionamento dos sistemas. IV. As instruções de SQL UPDATE, DELETE e INSERT são permitidas desde que realizadas utilizando colunas de uma única tabela base.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2066817 Banco de Dados
Nos SGBDs relacionais, os procedimentos chamados automaticamente como ação imediata após um determinado evento são chamados Trigger ou Gatilho. Geralmente esses objetos são especificados por um DBA.
Na descrição de uma Trigger podem-se encontrar três partes: (i) evento que é a alteração no banco de dado que ativa a trigger; (ii) condição, consulta ou teste que é executado quando a trigger é ativada; e (iii) ação que diz respeito ao procedimento que é executado quando a trigger é ativada e quando a condição é verdadeira.
Sobre triggers no SGBD Microsoft SQL Server, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
( ) Não é permitido criar trigger de DELETE/UPDATE em colunas de tabelas que sejam chaves estrangeiras e tenham configurado DELETE/UPDATE de forma CASCADE. ( ) Uma das maneira de auditar tabelas de bancos de dados é usando trigges. No SQL Server é permitido construir triggers em eventos do TRUNCATE TABLE uma vez que esse comando não deixa de ser de fato um comando de DELETE. ( ) É permitido criar triggers para eventos de CREATE, DROP, ALTER, RESTORE DATABASE assim como para LOGON com intuito de aumentar a segurança do banco de dados.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2066818 Banco de Dados
Basicamente, um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD) pode ser considerado, de maneira abstrata, como um conjunto de registros ou arquivos, arquivos esses nos quais se armazenam a estrutura e os dados das tabelas.
Porém, procurar dados percorrendo todas as tabelas e arquivos não é eficiente. Desta forma, os SGBD implementam estruturas que organizam os registros de dados permitindo a recuperação de maneira eficiente desde que sejam satisfeitas as condições de pesquisa. A essa estrutura dá-se o nome de índices.
Em relação a índices em um SGBD, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
( ) Uma tabela que possua um número grande de índices e na qual as colunas da tabela estão fazendo parte de N índices, operações de INSERT, UPDATE, DELETE terão seu desempenho afetado devido ao fato de que todos os índices deverão ser ajustados. ( ) Em um banco de dados, todas as tabelas, independentemente do tamanho e da frequência com que são atualizadas, possuem pelo menos um índice NOCLUSTERED ou CLUSTERED a fim de tornar operações de SELECT eficientes. ( ) Índices que implementam estruturas de árvore B+ não são eficientes, uma vez que a tarefa de percorrer a estrutura da árvore está diretamente ligada à sua altura. Dessa forma, é sempre melhor opção o uso da estrutura árvore B, que utiliza o algoritmo de busca binária para percorrer a estrutura.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2066819 Banco de Dados
É comum, em um sistema de informação que utiliza banco de dados relacional, como por exemplo o MySQL, executar diferentes comandos SQL em sequência para obter um resultado.
A depender do que será realizado, muitos SQL em sequência podem ser executados em módulos diferentes do mesmo sistema. Para estimular a reutilização de código, tornar a programação mais simples, além de compartilhar com os servidores de banco de dados o uso de recursos computacionais para executar os comandos SQL, o SGBD permite criar objetos chamados Stored Procedure
Os SGBDs possuem regras estabelecidas para a criação de Stored Procedure. Ao utilizar o MySQL, analise as afirmativas a seguir.
I. Na construção de uma Stored Procedure, o MySQL permite o uso do comando RETURN para retornar ao programa principal o valor do dado tratado. II. No MySQL, os parâmetros recebidos por uma Stored Procedure podem ser do tipo IN, que informa que somente aceita dados de entrada, OUT, que informa que o parâmetro é utilizado apenas para retorno, ou INOUT, em que o parâmetro é utilizado para entrada e retorno. III. No MySQL, uma Stored Procedure é finalizada ao utilizar o comando END, uma vez que o sinal de ponto e vírgula delimita o fim da instrução SQL.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2066820 Banco de Dados
Em 1970, Codd propôs o modelo de dados relacional. Na época, os bancos de dados usavam modelos hierárquicos e de rede. O modelo relacional revolucionou a área de banco de dados deixando os dois outros modelos praticamente esquecidos.
Como o nome do modelo já diz, um banco de dados relacional é uma coleção de relações com nomes distintos entre entidades. Um banco de dados é considerado bom quando o SGBD garante que as informações sendo armazenadas estão corretas e, para isso, é utilizado o conceito de restrições de integridade.
Assim, para garantir a integridade dos dados, SGBDs como o Microsoft SQL Server implementam o conceito de chaves primária e estrangeiras.
Em relação a chaves primárias e estrangeiras no Microsoft SQL Server, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.
( ) Se, ao criar uma chave primária em uma tabela, não for especificado NOCLUSTERED ou CLUSTERED e se essa tabela não possuir um índice CLUSTERED, por definição a chave primária é criada junto a um índice CLUSTERED. ( ) Os dados das colunas usadas para compor a chave primária devem possui valores exclusivos, de modo que o valor NULL só pode aparecer uma vez. ( ) Uma chave estrangeira de uma tabela pode fazer referência a uma coluna de outra tabela de outro banco de dados. ( ) Uma chave estrangeira de uma tabela não precisa estar vinculado a uma chave primária de outra tabela, desde que a coluna referenciada seja UNIQUE.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2066821 Banco de Dados
Sobre a divisão e tratamento de dados, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2066822 Banco de Dados
Suponha que, dado um problema em que os dados são bidimensionais e executamos o algoritmo PCA (Principal Component Analysis – Análise de Componentes Principais) nesses dados para redução de dimensionalidade, o resultado do PCA produza dois autovalores de valores iguais.
A respeito desse resultado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: E
6: B
7: D
8: D
9: C
10: D
11: A
12: D
13: D
14: A
15: B
16: E
17: E
18: C
19: B
20: D