Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Cirurgia Torácica

Foram encontradas 15 questões

Q2266888 Medicina
O estreito torácico superior tem como limites ósseos: lateralmente, a primeira costela; posteriormente, a primeira vértebra torácica e, anteriormente, o manúbrio esternal.
Nesse espaço rígido, transitam as estruturas anatômicas listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q2266889 Medicina
O termo síndrome da cimitarra refere-se à
Alternativas
Q2266890 Medicina
O estadiamento linfático preciso da neoplasia pulmonar malígna é de grande importância na determinação da melhor forma de tratamento a ser adotada, além de estabelecer critérios de ressecabilidade e prognóstico.
É considerada comprometimento “N1”, a extensão neoplásica que compromete a estação linfática
Alternativas
Q2266891 Medicina
O pneumotórax espontâneo primário está relacionado à
Alternativas
Q2266892 Medicina
Com relação aos tumores neuroendócrinos pulmonares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O tumor carcinoide típico apresenta baixo índice mitótico. ( ) O carcinoide atípico é, mais frequentemente, de localização periférica, diferente do típico, produz menos sintomas e sinais obstrutivos. ( ) Os tumores carcinoides típicos não apresentam qualquer relação com o história prévia de tabagismo. ( ) Os tumores carcinoides típicos, em conjunto com os atípicos, representam a maioria dos tumores neuroendócrinos pulmonares.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2266893 Medicina
No tratamento cirúrgico das metástases para o pulmão, assinale a opção que não é um fator prognóstico.
Alternativas
Q2266894 Medicina
A embolia aérea é um diagnóstico difícil que deve ser pensado, em pacientes com trauma penetrante de tórax, nas situações a seguir.

I. Em pacientes previamente lúcidos, que desenvolvem quadro neurológico súbito. II. Nas lesões penetrantes com comprometimento hilar. III. Em pacientes com colapso circulatório grave, de instalação súbita, sem perda volêmica significativa.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2266895 Medicina
Com relação ao divertículo de Zenker, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É classificado como divertículo de pulsão. ( ) Sua formação é secundária à disfunção do músculo cricofaríngeo. ( ) Em pacientes sintomáticos, o tratamento pode ser cirúrgico convencional ou endoscópico. ( ) A ressecção cirúrgica rente à base da herniação mucosa, confere, de forma isolada, elevado índice de sucesso no tratamento cirúrgico convencional.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2266896 Medicina

Um paciente com diagnóstico de acalasia, com 8 anos de evolução, foi tratado ao longo deste período com múltiplas dilatações pneumáticas, sem sucesso. Há um ano submeteu-se a uma miotomia extensa, com fundoplicatura a Nissen.



Atualmente, persiste com disfagia intensa e perda de peso progressiva. A endoscopia digestiva alta revela esôfago muito dilatado, com resíduo alimentar presente e sinais de estenose cicatricial em esôfago distal, provavelmente secundária à esofagite de refluxo.



Nesse caso, assinale a opção que indica a conduta mais adequada.

Alternativas
Q2266897 Medicina
Na hérnia de hiato paraesofageana do tipo II, observa-se 
Alternativas
Q2266898 Medicina
Cistos mediastinais causadas por falhas no desenvolvimento embriológico do intestino anterior são lesões benignas incomuns, comumente assintomáticas, mas que podem se manifestar principalmente pela compressão de estruturas adjacentes. Entre as principais entidades deste grupo temos o cisto broncogênico e o cisto de duplicação esofágica.

Na distinção entre eles, é importante considerar:

I. o tipo de epitélio de revestimento, quando presente. II. a presença de cartilagem na parede do cisto broncogênico. III. a presença de músculo liso na parede do cisto de duplicação enterógeno. IV. A localização em relação às outras estruturas mediastinais.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2266899 Medicina
No tratamento do empiema pleural pós-lobectomia, com encarceramento pulmonar na presença de fístula broncopleural ativa, não é indicado(a)
Alternativas
Q2266900 Medicina
O fator etiológico, atualmente mais aceito na gênese do Pectus Excavatum, está relacionado
Alternativas
Q2266901 Medicina
No tratamento da síndrome do desfiladeiro torácico de etiologia venosa, em presença de trombose de veia subclávia, não está indicado(a) 
Alternativas
Q2266902 Medicina
Em relação aos hamartomas pulmonares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É um tumor benigno que pode se apresentar como nódulo pulmonar solitário ou mesmo, como lesão endobrônquica
( ) O diagnóstico pode ser feito, com elevado índice de certeza, com a detecção da presença de densidade de gordura em nódulo pulmonar, na tomografia computadorizada
( ) O tratamento é sempre cirúrgico, pelo risco de transformação neoplásica.
( ) É um tumor composto de tecido condroide e condromixoide, além de outros componentes mesenquimais, como gordura e músculo liso.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: A
6: D
7: A
8: B
9: E
10: A
11: E
12: D
13: B
14: C
15: B