Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Cirurgia Vascular
Foram encontradas 15 questões
Sobre o aneurisma de aorta torácica, em relação às Zonas de Ishimaru, a zona 1 corresponde
Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca = 85 bpm, frequência respiratória = 22 irpm, Sat O2 99%. Observa-se palidez e frialdade da perna direita, com pulsos femorais amplos e simétricos. Os pulsos poplíteos encontram-se assimétricos, não palpável à direita. Pulsos podálicos esquerdos amplos mas ausentes à direita. Apresentando perda de sensibilidade em ante pé direito. Realizado o Eco Color Doppler Arterial (Duplex Scan), observa-se: oclusão de artéria poplítea direita. No Doppler Venoso, não há alterações.
Com os dados acima, a posição do paciente na classificação de Rutherford e o tratamento a ser indicado são, respectivamente,
Assinale a opção que indica a medicação e seus respectivos mecanismos de ação.
Em relação à classificação clínica, um paciente com alterações tróficas (lipodermatosclerose, atrofia branca) deverá ser classificado como
De uma maneira geral, a contagem mínima de plaquetas (por microlitro de sangue) que permite a realização de um acesso com relativa segurança, é de
Ao exame físico, observa-se preservação da temperatura, pulsos femorais e poplíteos presentes, pulsos podálicos de difícil palpação. Solicitado Eco Color Doppler (Duplex Scan) Venoso Profundo dos membros inferiores, é diagnosticada trombose fêmoro-poplítea esquerda.
A principal hipótese diagnóstica e o melhor exame a ser solicitado são, respectivamente,
Exames laboratoriais apontam leucocitose (19000 leucócitos), hiperglicemia (glicemia 300mg/dL) e proteína C reativa 18mg/dL.
Ao exame físico, observa-se a presença de pulsos amplos podálicos bilateralmente com ITB > 0,8.
Neste caso, a melhor conduta inicial será
Exames laboratoriais apontam leucocitose (20000 leucócitos), hiperglicemia (glicemia 250mg/dL) e proteína C reativa 10mg/dL. Ao exame físico, observa-se a presença de pulsos amplos podálicos bilateralmente com ITB >0,8.
Nesse caso, a classsificação WIfI é de
1. Paciente do sexo masculino de 37 anos de idade deu início à um quadro de astenia, emagrecimento e anorexia, associado à tosse produtiva e dispneia. Evoluiu com epistaxe e extensa ulceração da mucosa nasal, além de alteração da função renal e infiltrado pulmonar importante.
2. Paciente do sexo feminino, 40 anos com história de púrpura palpável e ulcerações de pele associado a artralgia assimétrica. Durante investigação foi evidenciado proteinúria e sedimento urinário alterado, além de derrame pleural no raio-x de tórax.
3. Paciente do sexo masculino, 45 anos de idade com quadro inicial de febre, queda do estado geral, anorexia e perda de peso, evoluindo inicialmente com rinite alérgica seguida, mais tarde, por asma e comprometimento dos pulmões, dos nervos periféricos, da pele e dos rins.
4. Criança de 7 anos de idade com infecção de vias aéreas superiores, evoluiu com púrpura palpável distribuída sobre as nádegas e extremidades inferiores, artralgias, sinais e sintomas gastrointestinais e glomerulonefrite.
( ) Púrpura de Henoch-Schönlein ( ) Poliangiite microscópica ( ) Síndrome de Churg-Strauss ( ) Granulomatose de Wegener
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.