Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Hematologia e Hemoterapia
Foram encontradas 15 questões
Como começou a apresentar episódios de hemartrose, foi feita a pesquisa de inibidor de fator VIII, que foi positiva, com um título de 400 Unidades Bethesda (UB). Foi tentado tratamento de imunotolerância, com o uso de concentrados de fator VIII de origem plasmática para supressão do anticorpo anti-fator VIII, por 6 meses, sem sucesso, já que o título de inibidor subiu para 580 UB.
Segundo as diretrizes clínicas e protocolos do Ministério da Saúde, assinale a opção que corresponde ao tratamento de escolha para esta criança.
Assinale a opção que apresenta o tratamento de escolha para esse paciente.
1. Imunodeficiência severa e combinada (SCID) 2. Síndrome de Wiskott-Aldrich 3. Síndrome de Chediak-Higashi 4. Síndrome de Barth
( ) Ausência de funcionamento dos linfócitos T e B ( ) Lise deficiente de bactérias fagocitadas ( ) Trombocitopenia congênita ( ) Neutropenia congênita
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
I. Corresponde à hemólise pós-transfusional tanto das hemácias transfundidas quanto das hemácias do próprio indivíduo.
II. A presença de múltiplos alo-anticorpos anti-eritrocitários está quase sempre presente no plasma das pessoas que desenvolveram a complicação.
III. Uma das medidas básicas em pacientes que desenvolveram a complicação é evitar ao máximo novas transfusões no paciente.
Está correto o que se afirma em
1. Dispneia súbita, acompanhada de hipóxia e infiltrados pulmonares bilaterais, que surgem até 6 horas após o início da transfusão.
2. Ansiedade, dispneia, hipotensão e estridor respiratório intenso que surgem até 45 minutos após o início da transfusão.
3. Dispneia intensa e edema pulmonar cardiogênico.
4. Febre alta, calafrios, hipotensão.
( ) Sepse pós-transfsuional ( ) Sobrecarga circulatória (TACO) ( ) Reação anafilática ( ) TRALI
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
I. A síndrome mielodisplásica com poucos blastos (< 5%) e deleção isolada do 5q (SMD-5q-) caracteriza-se por evoluir inexoravalmente para leucemia aguda.
II. A síndrome mielodisplásica com sideroblastos em anel caracteriza-se por anemia, ausência de blastos e mais de 15% de precursosres eritroides com sideroblastos em anel na medula óssea.
III. Nos casos de síndrome mielodisplásica com sideroblastos em anel > 15%, na medula óssea, e anemia sintomática, pode estar indicado o uso de luspatercept.
Está correto o que se afirma em
( ) Pelo critério de idade, o transplante alogênico de medula óssea autólogo só está contraindicado nos casos de pacientes com mieloma e idade superior a 75 anos.
( ) O bortezomibe pode ser usado como medicamento de primeira linha em todos os pacientes com mieloma múltiplo.
( ) O anticorpo monoclonal daratumumabe está indicado sempre que houver recidiva pós-transplante.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Assinale a opção que corresponde à explicação para este fenômeno.
( ) Ocorrendo fatos que, a critério do médico prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional, o médico tem o direito de renunciar ao atendimento, devendo para isto comunicar previamente decisão ao paciente ou a seu representante legal, para então se afastar do caso.
( ) O médico deve informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, salvo quando se tratar de caso de câncer, fora de possibilidade terapêutica, situação em que o médico deve comunicar o fato apenas a um representante legal do paciente.
( ) Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
1. Talassemia beta major 2. Talassemia Intermedia 3. Alfa-Talassemia 4. Doença da hemoglobina H
( ) Doença grave, caracterizada por anemia intensa, eritropoiese ineficaz e deformidades ósseas e hepato-esplenomegalia.
( ) Anemia microcítica leve, praticamente sem repercussões clínicas.
( ) Anemia que varia de leve a grave e que pode requerer programa de hipertransfusão.
( ) Anemia hemolítica sintomática e esplenomegalia.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.