Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Infectologia Pediátrica

Foram encontradas 15 questões

Q2267548 Medicina
RN, dois dias de vida, nascido PV/AT sem intercorrências, assintomático, filho de mãe com teste rápido para sífilis positivo no momento do parto. VDRL da mãe negativo em dois exames durante a gestação. Foram realizados novos exames maternos no 1º dia após o parto: VDRL negativo e novo teste rápido positivo, sem tratamento prévio para sífilis.
Assinale a opção que indica a conduta adequada para o caso descrito.
Alternativas
Q2267549 Medicina
Paciente masculino, 14 anos, com febre há 1 (um) mês, emagrecimento e discreta tosse seca. RX de tórax evidenciou derrame pleural volumoso, sendo realizada toracocentese com saída líquido amarelo citrino, sem acometimento de parênquima pulmonar.
O exame com mais chance de confirmar a principal suspeita diagnóstica, considerando sensibilidade e especificidade, é 
Alternativas
Q2267550 Medicina
Lactente 2 meses, com IgM positivo pra Toxoplasmose no teste do pezinho e IgM e IgG positivos no exame sorológico de sangue periférico, realizado posteriormente. USG trasnfontanela, fundoscopia e hemograma realizados aos 45 dias de vida sem alterações. Mãe com IgG para toxoplasmose positivo com 8 semanas de gestação, considerada não suscetível.
Assinale a opção que indica a conduta adequada para o caso descrito.
Alternativas
Q2267551 Medicina
Sobre o tratamento das infecções pneumocócicas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2267552 Medicina
Sobre HIV na infância, analise as afirmativas a seguir.

I. O principal fator de risco para a transmissão vertical é a carga viral materna. Assim, RNs de mães com CV positiva na gestação devem receber profilaxia com três drogas antirretrovirais por 28 dias, sendo 2 inibidores de transcripitase reversa nucleosídeos mais um inibidor de integrasse ou inibidor de protease.
II. Em parturientes soropositivas, o AZT deve ser administrado por via venosa durante o trabalho de parto, independentemente da via de parto ou da condição virológica da mãe.
III. A terapia antirretroviral deve ser iniciada para todas as crianças vivendo com HIV, independentemente da Carga Viral ou contagem de CD4, e o esquema inicial recomendado, atualmente, é com 2 inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeo (ITRN) e um inibidor de integrasse.
IV. A falha imunológica com queda do percentual CD4, sem falha virológica é uma indicação de troca de esquema antirretroviral imediato sem genotipagem.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: C
5: B