Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Infectologia
Foram encontradas 15 questões
A respeito de tais acidentes, assinale a afirmativa correta.
Exames iniciais indicaram sorologia anti-HIV reagente, contagem de linfócitos T-CD4 = 70 células/mm3 e ferritina muito acima do limite superior da normalidade.
Por também apresentar pancitopenia, foi solicitado aspirado de medula óssea e o citopatológico do tecido detectou a presença de formas amastigotas na coloração de Giemsa.
Com base nas informações apresentadas, é imperativo o início de tratamento com
Hoje refere que não houve melhora da dor e a descarga uretral se mantém, mas em menor quantidade. Ele não conseguiu colher amostra de corrimento no laboratório e foi orientado a fornecer o primeiro jato de urina para cultura (que fechou negativa) e para painel molecular, cujo resultado foi:
A respeito do caso deste paciente, assinale a afirmativa correta.
A respeito do caso, analise as afirmativas a seguir.
I. As alternativas de tratamento oferecidas pelo SUS são genótipo-específicas, exigindo a realização da genotipagem antes do tratamento.
II. É dispensável a realização de elastografia hepática para o início do tratamento da hepatite C.
III. O tratamento para hepatite B deverá ser iniciado somente após o da hepatite C.
IV. O paciente deverá ser vacinado contra a hepatite A.
Está correto o que se afirma em:
A respeito das formas clínicas da esquistossomose, assinale a afirmativa correta.
A respeito de tais tecnologias, assinale a afirmativa correta.
• PA em decúbito dorsal: 120 x 80mmHg; • PA de pé, aferida após 1 minuto: 100 x 60mmHg; • Restante do exame físico normal.
Foram obtidos exames laboratoriais:
• Hematócrito = 40%; • Hemoglobina = 10,5g/dL; • Leucócitos = 4 000/mm3 (50% neutrófilos); • Plaquetas = 140 000/mm3; • Teste rápido NS1 negativo.
A respeito desse caso, assinale a afirmativa correta.
Assinale a opção que indica os mecanismos mais prováveis, capazes de explicar os padrões de resistência à ampicilina e à vancomicina encontrados.
*CIM = concentração inibitória mínima.
Após um período de melhora inicial, no quinto dia de UTI voltou a ter febre. Foi trocado o acesso venoso e colhidas hemoculturas. Dois dias depois, o paciente mantém febre e instabilidade hemodinâmica.
O laboratório de microbiologia então envia um comunicado confirmando o crescimento de leveduras em todas as amostras de hemoculturas, com previsão de identificação da espécie nas próximas 24 horas. Para este caso, está indicado o início de tratamento empírico para a infecção que está causando a febre do paciente.
Nesse caso, a opção terapêutica adequada é
A respeito da mpox, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Uma pessoa pode transmitir a doença desde o início dos sintomas até a erupção ter cicatrizado completamente e uma nova camada de pele se formar.
( ) Uma forma necrosante grave com manifestações dermatológicas e sistêmicas fulminantes, que pode levar à morte, pode ocorrer em pessoas que vivem com HIV e com contagem de linfócitos T-CD4 < 200 células/mm3 .
( ) A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é composta pelo vírus vaccínia vivo atenuado, não replicante, administrada em duas doses com intervalo de 4 semanas entre elas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Um homem cisgênero de 32 anos, sem nada significativo na história patológica pregressa, foi diagnosticado como vivendo com HIV há 2 semanas e foi atendido, inicialmente, em uma unidade básica de saúde, onde foram solicitados exames e iniciada a terapia antirretroviral com tenofovir-desoproxila, lamivudina e dolutegravir.
Ele comparece agora à primeira consulta com você. Refere estar perdendo peso rapidamente e tem inapetência. O exame físico é normal. IMC = 27kg/m2 .
Os resultados dos exames solicitados na UBS (antes do início da TARV) foram:
• Carga viral HIV: 54 000 cópias/mL;
• Linfócitos CD4: 197 células/mm3;
• HBsAg reagente, anti-HBc não reagente;
• Anti-HCV não reagente;
• VDRL 1/16;
• Pesquisa de antígeno criptocócico no sangue positiva;
• Hemograma e bioquímica básica sem alterações;
• Radiografia de tórax normal.
A respeito de condutas para este caso, analise as afirmativas a seguir.
I. Está indicado o tratamento preemptivo para criptococose com fluconazol e punção lombar para pesquisa da doença no sistema nervoso central.
II. Está indicada a troca do esquema antirretroviral para tenofovir-alafenamida, lamivudina e darunavir/ritonavir.
III. Está indicado o tratamento com penicilina benzatina 2,4 milhões de unidades, dose única por semana, ao longo de 3 semanas.
Está correto o que se afirma em
(Estado de Minas, 11 jul. 2023).
O texto acima refere-se à seguinte ação:
Assinale a opção que apresenta a conduta correta para o caso descrito.
Assinale a opção que apresenta a justificativa para a manutenção dessas medidas.
Refere que os episódios febris começaram há 2 semanas, sempre no período noturno e nunca ultrapassaram 39ºC. Na avaliação clínica o exame físico não demonstra nenhuma alteração notável, à exceção de dentes em mau estado de conservação e febre documentada de 39,2ºC.
Exames complementares:
– Radiografia de tórax normal. – Ecocardiograma transtorácico com regurgitação mitral moderada, semelhante ao descrito no último ecocardiograma da internação anterior. – Crescimento de Streptococcus sanguinis em três amostras de hemoculturas.
Para estabelecer o diagnóstico definitivo de endocardite infecciosa em atividade nessa paciente, de acordo com os novos critérios de Duke (2023), um dos achados possíveis é: