Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Reumatologia Pediátrica
Foram encontradas 15 questões
I. É uma síndrome caracterizada por lesões cutâneas, bloqueio cardíaco congênito (BCC), citopenias e alterações hepáticas.
II. As crianças acometidas são nascidas de mães portadoras de LES, síndrome de Sjogren ou doença mista do tecido conjuntivo com a doença em atividade.
III. A passagem transplacentária de anticorpos patogênicos (anti-Ro, anti-La) se inicia por volta da 4ª semana de gravidez e o maior risco para o feto acontece entre a 8ª e a 16ª semanas de gestação, período no qual ocorre o desenvolvimento do sistema de condução cardíaco no embrião.
IV. As manifestações hematológicas mais frequentes são anemia, leucopenia, neutropenia e plaquetopenia, sendo raramente graves, e podem não requerer tratamento.
Está correto o que se afirma em
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é
De acordo com o caso descrito, assinale o órgão mais importante a ser examinado.
Assinale a opção que indica o teste de laboratório mais adequado para o diagnóstico desse quadro.
Em relação a essa paciente, assinale a afirmativa correta.
( ) É o exemplo clássico de artrite reativa. ( ) É a primeira causa de doença cardíaca adquirida nos países em desenvolvimento. ( ) A profilaxia secundária pode ser feita com sulfa ou eritromicina nos pacientes alérgicos à penicilina, a cada 21 dias.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A. Maior risco de HAP B. Síndrome de Parry Romberg C. Síndrome de Shulman D. Crise renal esclerodérmica E. Esclerodermia linear
I. Está associada à presença de anti-Sclero 70. II. Hemiatrofia de face sem lesão cutânea. III. Esclerose sistêmica limitada. IV. Forma de apresentação mais comum na infância. V. Caracteriza-se por edema e inflamação da pele e dos tecidos profundos.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
( ) A SAM é uma complicação grave das doenças autoimunes como a forma sistêmica da AIJ, LES e doença de Kawasaki , das doenças autoinflamatórias e também pode ser desencadeada por infecções como vírus EBV, tuberculose, Covid-19 e leishmaniose.
( ) Os pacientes com linfohistiocitose hemofagocítica primária respondem bem ao tratamento com corticoide e etoposide.
( ) O laboratório de pacientes com SAM mostra citopenias, elevação de enzimas hepáticas, queda da PCR e da hemossedimentação e hipercoagulabilidade.
( ) As principais citocinas liberadas nos quadros de ativação macrofágica são IL1, IL2, IL6, IL12, IL18, IFN gama e TNF alfa.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
I. A corticoterapia no tratamento da Doença de Kawasaki está indicada em todos os pacientes acima de 7 anos de idade que não respondem ao tratamento com AAS e imunoglobulina endovenosa pelo alto risco de complicação por IAM.
II. As vasculites associadas ao ANCA caracterizam-se por lesão necrotizante em vasos de pequeno e médio calibre, envolvimento multiorgânico e o tratamento de indução e manutenção deve ser realizado com metilprednisolona e imunossupressores, a fim de reduzir as agudizações da doença.
III. A Púrpura de Henoch Schonlein, atualmente denominada vasculite por IgA, acomete crianças e adultos e pode ser desencadeada por estímulos infecciosos ou desconhecidos, com deposição de imunocomplexos na parede dos vasos de pequeno calibre.
Está correto o que se afirma em