Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Médico - Toxicologia Médica

Foram encontradas 15 questões

Q2268048 Medicina
Reações idiossincráticas ocorrem imprevisivelmente em indivíduos suscetíveis na forma de uma resposta não usual a presença de uma determinada substância.
POWERS, R.H.; DEAN, D.E. Forensic Toxicology: mechanisms and pathology. Boca Raton: CRC Press, 2016. p.27.

Acerca das reações idiossincráticas, analise as afirmativa a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Ocorrem em casos de sensibilidade extrema a doses baixas de um fármaco.

( ) Ocorrem em casos de insensibilidade extrema a doses altas de um fármaco.
( ) Podem ser atribuídas a polimorfismos genéticos no indivíduo.
( ) Não estão relacionadas ao mecanismo das interações fármaco-receptor.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2268049 Medicina
A tolerância é um estado que se desenvolve em consequência da adaptação produzida pelo reajuste dos mecanismos homeostáticos em resposta ao uso repetido de uma droga.
BRUNTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As bases farmacológicas da terapêutica - Goodman & Gilman. 12ª ed. Porto Alegre: McGraw Hill/ Artmed, 2012.

A respeito da tolerância desenvolvida pelo uso de opioides, analise os itens a seguir.
I. A tolerância é acompanhada invariavelmente pela dependência. II. A tolerância ocorre com a mesma velocidade para todos os efeitos dos opioides. III. Em geral, não apresentam alto grau de tolerância cruzada, exceto para pouquíssimos compostos de estrutura química semelhante.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2268050 Medicina
Muitos artrópodes como escorpiões e aranhas, são predadores que utilizam seu próprio veneno para imobilizar sua presa. A tityustoxina, toxina de interesse médico proveniente de escorpiões do gênero Tityus, possui atividade neurotóxica tecidual devido à sua ação nos canais de sódio pós-ganglionares.

ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M. B. Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte: Folium, 2001. p. 156-156.

Acerca do tratamento de acidentes por picada de escorpião do gênero supracitado, analise os itens a seguir.
I. Casos leves devem permanecer em observação, sendo tratados, a princípio, somente com analgésicos para combater a dor.
II. Em casos moderados é indicado o uso de duas ampolas de soro antiescorpiônico por via intramuscular e tratamento da dor e distúrbios eletrolíticos.
III. Em casos graves é indicado o uso de quatro ampolas de soro antiescorpiônico, sendo que a dose não varia de acordo com a idade ou o peso do paciente.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2268051 Medicina
Em casos específicos de grande suspeita ou confirmação clínica de dosagem excessiva de opioides, pode-se utilizar a terapia com antídotos.

Assinale a opção que descreve o antídoto para opiáceos e seu mecanismo de ação.
Alternativas
Q2268052 Medicina
Álcool é a droga lícita mais consumida no mundo. No Brasil, as estatísticas apontam a influência do álcool em 39,4% dos acidentes fatais de trânsito, com 56% dos motoristas fatalmente feridos em acidentes sob efeito de álcool.
PONCE, J.C. et al. Alcohol-related traffic accidents with fatal outcomes on the city of São Paulo. Accid Anal Prev. 2011: 43(3):782-7.

Na detecção e quantificação post mortem de álcool de um determinado indivíduo, os critérios usados objetivam diferenciar o etanol endógeno produzido por bactérias durante o processo de decomposição, do etanol exógeno, ingerido em bebidas alcoólicas quando em vida.
Ante o exposto, assinale a opção que contém metabólitos ante mortem do etanol utilizados como marcadores pela toxicologia analítica.
Alternativas
Q2268053 Medicina
O alto consumo de pescado contaminado por mercúrio e exposição direta e prolongada a esse metal por habitantes de áreas onde predomina a extração de minério, bem como pelos próprios agentes envolvidos com o seu manuseio, tem resultado em elevadas concentrações de Hg no cabelo e no sangue, manifestações neurológicas e casos de anemia.
NUNES, M.S.B. et al. Impacto do consumo de peixes contaminados por mercúrio na saúde humana em habitantes da Amazônia brasileira: revisão sistemática. Braz J Hea Rev. 2023: 6(4), 15111–24).

A respeito do mercúrio, analise os itens a seguir.
I. A exposição ocorre principalmente pela inalação de vapores de Hg0 e, pela dieta, por ingestão de metilHg.
II. Uma vez no organismo, o metilHg pode se acumular nos rins, fígado e, principalmente, no sistema nervoso central.
III. Quadro de estresse oxidativo é frequentemente observado na exposição ao mercúrio, podendo gerar danos ao DNA, membranas celulares e proteínas, ocasionando por sua vez apoptose e necrose.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2268054 Medicina
Catinona é um alcaloide encontrado nas folhas da planta arbustiva Catha edulis, encontrada na Península Arábica e na África. Compartilha semelhança estrutural com a efedrina e com a anfetamina e, a partir da sua molécula, foram sintetizados diversas outras moléculas semelhantes denominadas então como catinonas sintéticas.
As catinonas sintéticas entraram amplamente no mercado de drogas recreativas no final dos anos 2000 e, desde então, sua popularidade vem crescendo. Conforme o consumo foi aumentando, ficaram claros os riscos para a saúde pública devido aos diversos relatos de intoxicações e mortes envolvendo tais substâncias.

SOARES J. et al.. An updated review on synthetic cathinones. Arch Toxicol. 2021: 95(9):2895-2940.

Acerca das catinonas sintéticas, é correto afirmar que
Alternativas
Q2268055 Medicina
As intoxicações são causas frequentes de procura de atendimento médico em serviços de urgência e de emergência em todo o mundo.
Acerca da abordagem inicial do paciente, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Petéquias e equimoses de maior dimensão na pele podem indicar distúrbios de coagulação secundários a toxinas de serpentes e a cumarínicos.

( ) Benzodiazepínicos são efetivos no controle de taquicardias causadas por drogas simpaticomiméticas.

( ) Betabloqueadores não seletivos como o propranolol são indicados no tratamento da hipertensão em casos de overdoses por drogas simpaticomiméticas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q2268056 Medicina
Leia o trecho a seguir.

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um reagente industrial importante e um solvente encontrado em removedores de tintas, fluídos automotivos e verniz. Também pode ser acrescentado ao etanol de uso industrial de forma a torná-lo impróprio para ingestão. Intoxicações com o metanol podem ocorrer pela ingestão de etanol industrial, bem como pela ingestão de bebidas falsificadas ou que não tenham passado por adequado controle de qualidade no processo de destilação. No organismo, o metanol provoca depressão do sistema nervoso central e toxicidade ocular que pode resultar em cegueira.

BRUNTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As bases farmacológicas da terapêutica - Goodman & Gilman. 12ª ed. Porto Alegre: McGraw Hill/ Artmed, 2012.

A respeito da farmacologia do metanol, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2268057 Medicina
Os barbitúricos são depressores não seletivos do Sistema Nervoso Central e utilizados como hipnótico-sedativos e anticonvulsivantes. Produzem com facilidade dependência psicológica e física e, mesmo com uma sobredose relativamente pequena, podem causar depressão respiratória e cardiovascular. Apesar destas características, ainda são utilizados atualmente na anestesia intravenosa e no tratamento da epilepsia.
PEREZ, M.M. et al. Intoxicación por barbitúricos, una mirada toxicológica. Horiz Sanit. 2019, 18(2):111-18.
Acerca dos barbitúricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Diante de um quadro de intoxicação grave, a lavagem gástrica e a indução de vômito podem ser realizados.
II. São achados clínicos da intoxicação grave por fenobarbital: coma, arreflexia, miose, insuficiência respiratória e hipotermia.
III. A alcalinizarão da urina aumenta a excreção do fenobarbital em cerca de cinco a dez vezes.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2268058 Medicina
Possíveis causas de intoxicação aguda por cianeto podem ser inalação de fumaça, ingestão acidental, exposição ocupacional, homicídios, tentativas de suicídios e ingestão de substâncias cianogênicas.
Vítimas de inalação de fumaça em incêndios podem sofrer intoxicação por cianeto de hidrogênio devido combustão incompleta de materiais a base de carbono e hidrogênio (ex. plásticos, lã e fibras sintéticas), além da intoxicação por monóxido de carbono.

DORTA, D.J. et al. Toxicologia Forense. 1 ed. São Paulo: Blucher, 2018. p. 330, 334.

Em relação à intoxicação por cianeto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2268059 Medicina
As alterações neurofisiológicas causadas pelo uso da cocaína, principalmente por sua ação nas vias dopaminérgicas, resultam em complicações psiquiátricas, sendo os episódios psicóticos e a dependência os que mais geram impacto na sociedade. No caso da cocaína fumada, tais complicações parecem ser de maior gravidade ainda.
DORTA, D.J. et al. Toxicologia Forense. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2018. p. 152.

Assinale a opção que indica o produto da queima da cocaína quando a via de administração é a respiratória (fumada).
Alternativas
Q2268060 Medicina
O Roundup® é um dos herbicidas mais utilizados em nosso país. Contem 41% de glifosate e 15% de surfactante (polioxietilenamina). É usado para controlar o crescimento de ervas daninhas em culturas de frutas, vegetais, grãos, algodão, silvicultura etc.

Sobre o Roundup®, analise as afirmativas a seguir.

I. Acredita-se que sua toxicidade seja somente pelo componente surfactante da formulação.

II. É um herbicida organofosforado, não inibidor da colinesterase.

III. Os casos graves de intoxicação ocorrem após a ingestão do produto, pois os contatos dérmico, ocular e inalatório causam apenas irritação leve.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2268061 Medicina
As sulfoniluréias são utilizadas para estimular a liberação de insulina pelo pâncreas em portadores de diabetes do tipo 2. Elas também reduzem a depuração hepática da insulina, aumentando ainda mais os níveis plasmáticos de insulina. Entre as sulfoniluréias, a clorpropamida recebe uma atenção especial, principalmente em pacientes idosos com comprometimento da função renal ou hepática, pois sua meia-vida é bem mais longa que os demais (por volta de 35 horas) e seus metabólitos que também possuem atividade hipoglicemiante a tornam potencialmente perigosa, podendo causar reações hipoglicêmicas, incluindo o coma.

BRUNTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As bases farmacológicas da terapêutica - Goodman & Gilman. 12ª ed. Porto Alegre: McGraw Hill/ Artmed, 2012. p.1255-6.

Com relação aos casos de intoxicação por clorpropamida, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2268062 Medicina
Os cumarínicos possuem ação anticoagulante e são utilizados na terapêutica e no controle de roedores (rodenticidas). As intoxicações humanas por esses agentes são relatadas em tentativas de suicídio e de homicídio e, entre os sinais e sintomas incluem-se sangramento na gengiva e nariz, contusões, hematomas e hemorragia gastrointestinal.

Acerca dos cumarínicos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: D
6: E
7: A
8: B
9: C
10: E
11: E
12: A
13: B
14: D
15: C