Questões de Concurso Público FHEMIG 2023 para Nutricionista
Foram encontradas 15 questões
Em relação a tais interferentes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A atividade de água é um fator extrínseco que influencia na multiplicação dos micro-organismos. Assim, quanto maior a atividade de água, menor sua capacidade de multiplicação naquele alimento. Exemplos disso são as carnes frescas, que apresentam maior atividade de água.
( ) O potencial hidrogeniônico é caracterizado como um fator intrínseco. Dessa forma, os alimentos ácidos (pH maior do que 4,0) são os mais sujeitos à multiplicação microbiana, tanto de espécies patogênicas quanto de espécies deteriorantes, especialmente as bactérias.
( ) A temperatura do ambiente se caracteriza como um fator extrínseco. Sendo assim, micro-organismos psicrófilos são aqueles que se desenvolvem e se multiplicam em temperatura acima de 60oC.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Sendo assim, sobre os nutrientes, suas funções e os aspectos clínicos da sua carência, assinale a afirmativa correta.
Quanto à esta temática, analise as afirmativas a seguir.
I. A textura dos alimentos pode ser avaliada pelo seu teor de fibras (em vegetais) ou de tecido conjuntivo (em alimentos de origem animal). Um alimento sem resíduos apresenta grande quantidade de celulose ou tecido conjuntivo, como por exemplo, as verduras e os cereais integrais.
II. A centrifugação é um método de união de sólidos e/ou líquidos, utilizando agentes de pressão, como um espremedor manual.
III. O método de transmissão de calor do tipo convecção é caracterizado pelo deslocamento de moléculas aquecidas, que, por serem menos densas, sobem para a superfície, substituindo-se pelas mais frias e densas, que se movem para o fundo do recipiente.
Está correto o que se afirma em
No que tange a EAN, assinale a afirmativa correta.
Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento, é considerado como aditivo alimentar.
Em relação aos aditivos alimentares e suas características bromatológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um aditivo alimentar caracterizado como agente de massa tem a função de reduzir as características higroscópicas dos alimentos, diminuindo a adesão entre as partículas e aumentando o valor energético do produto.
( ) Um regulador de acidez é um aditivo alimentar que altera ou controla a acidez ou a alcalinidade dos alimentos.
( ) O sódio (na sua forma de cloreto de sódio) é um aditivo alimentar utilizado para desidratar, ressaltar o sabor e conservar os alimentos, devido ao aumento da atividade de água.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Quanto a esse Código, assinale a afirmativa correta.
Após consulta, observou que a refeição proposta obteve os seguintes valores para o somatório dos macronutrientes: 10g de proteínas, 5g de carboidratos e 9g de lipídios.
Assinale a opção que indica o total calórico dessa refeição.
A mulher, preocupada com a indicação, questionou quanto a quantidade máxima de cálcio tolerada pelo organismo a ser ingerida diariamente, sem que traga prejuízo à saúde. O profissional explicou que para o sexo e idade da mulher, este limite máximo diário seria de 2,5g.
Sobre esse valor, de acordo com o contexto, assinale a opção que indica o tipo de Dietary Reference Intakes (DRI).
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
( ) No DM tipo 2 é comum o quadro de resistência à insulina, pois este hormônio apresenta dificuldade de se ligar em seu receptor, prejudicando a translocação do GLUT4 (glucose transporters) em neurônios, células hepáticas e adiposas.
( ) A cetoacidose diabética é uma complicação grave do DM tipo 1 descompensado, onde há maior produção de corpos cetônicos, como etanol, beta-hidroxibutirato e acetona, que alcalinizam o sangue.
( ) No tratamento dietoterápico do DM, deve-se preferir o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, como tapioca e pão integral, pois nestes alimentos os carboidratos são rapidamente digeridos e absorvidos, elevando a glicemia de forma lenta e gradativa.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
I. Quanto às gorduras de suínos, é proibido na fabricação da banha o emprego de ossos da cabeça, órgãos das cavidades torácica e abdominal, gorduras rançosas ou com outros defeitos.
II. A velocidade do rigor mortis da carne de animais abatidos não é influenciada pela reserva de glicogênio, pH e temperatura do músculo.
III. A cura de carnes é utilizada para melhorar suas qualidades sensoriais, sem conservação do produto. Neste processo é proibida a adição de sal, de açúcar ou qualquer tipo de condimentos.
Está correto o que se afirma em
A esse respeito e de acordo com a resolução citada, assinale a afirmativa correta.
Sobre as DTAs, analise as afirmativas a seguir.
I. A salmonelose é uma DTA veiculada por alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos contaminados. Assim, a Salmonella é uma bactéria Gram-negativa, aeróbia, que forma endósporos e tem forma de coco, que é capaz de tolerar o pH ácido do estômago.
II. E. coli enterotoxigênica (ETEC), conhecida como causadora da diarreia dos viajantes é uma bactéria Gram-negativa, que se fixa à mucosa do intestino delgado, gerando sintomas sem invadi-la, isto é, por meio de suas toxinas.
III. A Listeria monocytogenes é uma bactéria Gram-positiva que não forma endósporos e é capaz de se multiplicar vagarosamente sob temperaturas de refrigeração.
Está correto o que se afirma em:
A esse respeito e, segundo a atualização das diretrizes da Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (ASPEN) publicada em 2022, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Mesmo sem evidência de impacto em desfechos, a recomendação da ASPEN sugere uma oferta menor de calorias nos primeiros 7 a 10 dias de UTI (12 a 25kcal/kg/dia).
( ) Sugere-se uma dose aumentada de proteína de 1,8 a 2,5g/kg/dia, considerando aportes proteicos mais baixos em queimados, obesos e na Terapia de Substituição Renal (TSR).
( ) Segundo a atualização, há inúmeras evidências científicas confirmando que uma emulsão composta exclusivamente por óleo de soja apresenta melhores desfechos quando comparada à uma emulsão lipídica mista.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Quanto aos exames laboratoriais, assinale a afirmativa correta.