Questões de Concurso Público PGM - Niterói 2023 para Técnico de Procuradoria

Foram encontradas 100 questões

Q2166710 Português
Observe os dois pequenos textos a seguir.
Texto 1: Comece a fazer um tipo de investimento que assegure a aqueles que virão depois de você uma vida boa como a sua.
Texto 2: Ah, que bom ficar sem fazer nada, belo e tranquilo, tendo guardado o que ganhei na vida. Posso dormir depois do almoço enquanto os outros trabalham.
O que há de comum entre esses dois textos é:
Alternativas
Q2166711 Português
Leia a seguinte frase de um economista:
“Preço” e “valor” significam a mesma coisa, mas “não tem preço” e “não tem valor” são antônimos.
O pensamento abaixo que mostra uma estruturação apoiada em antônimos, é:
Alternativas
Q2166712 Português
Observe o seguinte pensamento do humorista Millôr Fernandes: “A economia compreende todas as atividades do país, mas nenhuma atividade do país compreende a economia”. O pensamento é composto por duas orações; sobre a sua estruturação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2166713 Português
O vocábulo “você” é um pronome de tratamento íntimo, usado em relacionamentos de amizade. Em algumas frases, entretanto, ele se refere, indeterminadamente, a todas as pessoas. A frase abaixo em que isso ocorre, é: 
Alternativas
Q2166714 Português
Observe o seguinte pensamento de A. Huxley:
“O dinheiro não traz nenhuma satisfação quando é necessário trabalhar para ganhá-lo: pois que, trabalhando para consegui-lo, não sobra tempo para gastá-lo”.
A afirmação adequada sobre o dinheiro, tendo em vista o que é dito nesse pensamento, é que ele:
Alternativas
Q2166715 Português
Observe a seguinte frase: “Nunca roubes: desse modo, nunca terás sorte nos teus negócios. Procura ludibriar apenas”. Toda essa frase mostra o tratamento na segunda pessoa do singular; se a passarmos para a terceira pessoa do singular, a forma correta dessa frase seria:
Alternativas
Q2166716 Português
O ex-presidente John Kennedy declarou: “A paz mundial, como a paz em uma comunidade, não necessita que cada um ame o seu vizinho – mas que vivam com mútua tolerância, submetendo suas disputas a um acordo justo e pacífico”.
Infere-se dessa declaração que:
Alternativas
Q2166717 Português
Muitas frases são construídas tendo por inspiração outras frases muito conhecidas; a opção abaixo em que a frase inspiradora é vista com reprovação, é: 
Alternativas
Q2166718 Português
Na escrita, um só termo pode substituir, de forma adequada, uma locução ou mesmo toda uma oração. Em todas as opções abaixo há uma locução adverbial sublinhada; a frase em que a locução foi substituída adequadamente por um advérbio de mesmo sentido, é:
Alternativas
Q2166719 Português
O célebre escritor Emerson escreveu certa vez: “Um autor aparece com mais vantagem nas páginas de outro livro, distinto do seu. No seu próprio, ele é apenas um candidato à espera da aprovação do leitor; no livro de outro autor ele tem a autoridade de quem legisla”.
Deduz-se dessa afirmação que:
Alternativas
Q2166720 Português
Os dois vocábulos com o mesmo sentido básico, em que o segundo pertence a outra família etimológica, são: 
Alternativas
Q2166721 Português
As duas formas de particípio indicadas para o verbo inicial são igualmente válidas em:
Alternativas
Q2166722 Português
Machado de Assis escreveu certa vez sobre os cronistas (autores de crônicas): “O cronista não tem cargos d’almas, não evangeliza, não endireita os tortos do mundo; é um mero espectador, as mais das vezes pacato, cuja bonomia tem o passo tardo dos senhores do harém”. Segundo esse pequeno texto, o cronista:
Alternativas
Q2166723 Português
Um ex-governador da Bahia, já falecido, falando de um adversário político, declarou: “Não dá para lidar com alguém que não usa paletó, usa sobretudo”. O argumento empregado pelo ex-governador pode ser classificado como inadequado porque: 
Alternativas
Q2166724 Português
Observe a construção da seguinte frase, com atenção especial ao emprego do verbo “fazer”: “Certamente aqueles que não têm nada a dizer conseguem levar o máximo de tempo para fazê-lo”. A frase abaixo em que seu emprego obedece ao mesmo padrão, é:
Alternativas
Q2166725 Português
No prefácio de um de seus livros, o escritor modernista Mário de Andrade escreveu: “Mas todo este prefácio, com todo o disparate das teorias que contém, não vale coisíssima nenhuma”. Sobre o curioso vocábulo “coisíssima”, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2166726 Português
Uma das marcas da textualidade é a coesão, que estabelece ligações formais entre elementos de um texto. O referente do pronome sublinhado está corretamente identificado em:
Alternativas
Q2166727 Português
Um funcionário de uma empresa escreve para seu chefe: “Chefe: para mim, folgar na segunda ou na quarta é indiferente, mas prefiro segunda a quarta, pois minha mulher também folga nesse dia e, assim, poderíamos curtir junto o descanso”.
O chefe respondeu: “Tudo bem, mas preste mais atenção à Língua Portuguesa!” O chefe, certamente, se refere ao seguinte erro, cometido pelo funcionário:
Alternativas
Q2166728 Português
As funções de linguagem fazem parte do conteúdo desta prova; a frase abaixo que documenta a função de linguagem denominada conativa, ou seja, a que pretende influenciar o receptor, é:
Alternativas
Q2166729 Português
De cada uma das frases abaixo podem-se retirar informações implícitas ou pressupostas; a opção em que a informação implícita está adequadamente referida, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: D
6: B
7: D
8: B
9: B
10: C
11: B
12: E
13: B
14: D
15: C
16: A
17: C
18: E
19: E
20: D