Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE 2023 para Professor 2 - Arte

Foram encontradas 5 questões

Q2205008 Artes Plásticas
“Belo” - junto com “gracioso”, “bonito” ou “sublime”, “maravilhoso”, “soberbo” e expressões similares - é um adjetivo que usamos frequentemente para indicar algo que nos agrada, em uma dada sociedade. Parece que, nesse sentido, aquilo que é belo é igual àquilo que é bom e, de fato, em diversas épocas históricas criou-se um pretenso laço entre o Belo e o Bom.
Adaptado de ECO, Umberto. História da Beleza. São Paulo: Record, 2004.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a categoria estética de beleza proposta por Umberto Eco.
I. A definição de beleza não é unívoca, sendo sempre conotada culturalmente. II. A qualidade de ser belo é prerrogativa das coisas, das obras de arte em si mesmas. III. A beleza está associada à bondade e às virtudes morais e se manifesta em formas harmoniosas.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2205012 Artes Plásticas
Imagem associada para resolução da questão

Banco em madeira do Povo Luba (República Democrática do Congo) e estatueta em madeira, tecido e contas do Povo Attie (Costa do Marfim) - Museu Afro Brasil (SP).
A representação da figura feminina na arte africana tradicional não está necessariamente associada à ideia da maternidade. É o caso do banco luba, em que a figura feminina esculpida potencializava a comunicação com o espírito de importantes dirigentes do passado, servindo como trono e receptáculo do espírito de um chefe. Já a estatueta feminina attie era utilizada por sacerdotes como interlocutora, pois sua função principal era dar acesso às mensagens provindas do mundo ancestral.
A respeito da representação da figura feminina nas obras citadas de arte africana tradicional, analise as afirmativas a seguir.
I. Ambas as figuras femininas representadas aparecem como símbolo de força e estão associadas ao exercício do poder.
II. O assento do banco é apoiado em uma figura feminina sem músculos aparentes, mas a sua força é evidenciada por ela sustentar o assento apenas com as pontas dos dedos.
III. A estatueta attie representa uma figura feminina com músculos inflados e uma postura imponente, além de um penteado elaborado, evidenciando sua importância na hierarquia social.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2205015 Artes Plásticas
Observe os desenhos de edifícios religiosos a seguir. Eles exemplificam diversas culturas visuais que marcaram a história da arquitetura e das artes visuais no Brasil. Imagem associada para resolução da questão

São exemplos do barroco colonial brasileiro
Alternativas
Q2205024 Artes Plásticas
Francisco Brennand é um artista pernambucano que escolheu a cerâmica como o seu meio expressivo privilegiado. Em 1971, reformou a fábrica de cerâmica de seu pai, próxima a Recife, e a transformou em um ateliê povoado de seres fantásticos, representados em relevos, painéis, objetos cerâmicos e esculturas.
Imagem associada para resolução da questão
Francisco Brennand, “A Fonte do Desejo”, 1995, cerâmica, 182 x 47 x 47 cm.
Com base na imagem e em seus conhecimentos a respeito das esculturas em cerâmica de Brennand, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As esculturas fazem referência à procriação e ao desenvolvimento constante da matéria humana, motivo pelo qual remetem visualmente à sexualidade.
( ) A partir dos arquétipos masculino e feminino, o escultor molda totens antropomorfos.
( ) O barro é matéria-prima e tema de suas obras, por estar simbolicamente associado à própria vida nos mitos da criação do homem.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2205026 Artes Plásticas
O trabalho educativo com imagens de obras de arte permite ampliar o repertório visual dos estudantes e pode ser realizado com a metodologia Image Watching, (olhando imagens), elaborada por Robert William Ott na década de 1980 para desenvolver a relação do apreciador com a obra de arte, em museus, escolas ou em espaços comuns da vida cotidiana. Esse sistema de análise se desdobra em cinco etapas consecutivas: Descrevendo, Analisando, Interpretando, Fundamentando e Revelando.
A respeito dessa metodologia para educar a percepção estética, assinale a afirmativa que caracteriza a etapa de culminância Revelando.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: E
5: E