Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE 2023 para Professor 2 - Arte
Foram encontradas 10 questões
I. A atividade cerebral criadora e combinatória é aquela em que o indivíduo precisa criar algo novo para adaptar-se a novas situações e, para isso, utiliza a imaginação e a fantasia.
II. A atividade criadora se desenvolve paulatinamente, sendo estimulada pelo uso de linguagens simbólicas, mediante jogos e situações lúdicas em que o indivíduo é solicitado a inventar, decifrar e resolver desafios.
III. A imaginação perpassa todas as realizações humanas, possibilitando a produção artística, técnica e científica, sendo responsável pela atividade criadora humana, pela produção de cultura.
Está correto o que se afirma em
Adaptado de DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993, p. 253-54.
II. Alexander Rodchenko, Ao Telefone, 1928, impressão com banho de prata (MoMA):
Considerando o texto sobre as relações entre arte contemporânea e fotografia, assinale a afirmativa que identifica corretamente elementos próprios da linguagem fotográfica presentes na obra “Ao Telefone” de Rodchenko.
Adaptado de https://jaboatao.pe.gov.br/prefeitura-do-jaboatao-entrega-premiosaos-mestres-homenageados-na-mostra-cultural/
O relato exemplifica uma concepção de cultura popular relacionada a
Adaptado de http://www.arteafricana.usp.br/
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente os sentidos atribuídos às máscaras africanas em seu contexto de origem.
Jaider Esbell. Desenhos e textos produzidos com pincel Fonte: http://www.jaideresbell.com.br/
Em 2019, Esbell realizou uma performance da Carta ao velho mundo, apresentando sua obra na Europa, com o objetivo de “o indígena sair daqui, não exatamente levado por ninguém, mas através de uma articulação autônoma, e levar essa devolutiva de toda essa questão para alguns palcos da arte europeia” (depoimento Esbell, 2020).
Com base na caracterização da “Carta ao Velho Mundo”, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a arte indígena contemporânea de Jaider Esbell.