Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE 2023 para Professor 2 - Ciências

Foram encontradas 9 questões

Q2204768 Biologia
Jaboatão é um dos principais destinos das tartarugas marinhas em Pernambuco. Todos os anos, as espécies Cabeçuda, Oliva, Verde e de Pente chegam às praias de Piedade e Candeias para fazer a desova.
As tartarugas marinhas pertencem ao grupo dos Testudines, répteis que têm como características 
Alternativas
Q2204771 Biologia
“A biodiversidade é resultado da evolução e, para entendê-la, temos de ter em mente que a vida e o ambiente físico estão em constante processo de interação e de mudança.”
LOPES, S. Bio, v. 3. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
Com relação à evolução biológica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O estudo dos fósseis e a existência de órgãos análogos e órgãos vestigiais são algumas das evidências usadas para comprovar as relações de parentesco entre diferentes grupos de seres vivos.
( ) A ocorrência de mutação pode levar ao surgimento de novos alelos, porém, quando ocorrem nas células somáticas, as mutações não têm efeito evolutivo.
( ) A seleção natural proporciona mudanças aleatórias no código genético dos indivíduos, levando à produção progressiva de adaptações favoráveis à sobrevivência dos mesmos.
As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2204772 Biologia
Para a produção in vitro de determinada proteína humana usada para fins terapêuticos, um laboratório precisa obter a sequência de DNA que codifica essa proteína. Para tal, o laboratório usa a seguinte estratégia: isola o RNA codificador da proteína a partir de células do órgão “X”, que a produzem; em seguida, realiza uma reação de transcrição reversa para obtenção do DNA complementar (cDNA) referente à proteína de interesse.
Com relação à síntese de proteínas e ao procedimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. O RNA isolado foi o RNA-t, molécula que nas células “X”, in vivo, é responsável por transportar a sequência de códons, do núcleo para o citoplasma, onde ocorrerá a tradução.
II. O DNA complementar obtido é diferente da molécula de DNA presente no núcleo das células “X”, pois esta possui sequências de bases não codificadoras da proteína, que são removidas durante a transcrição in vivo.
III. A proteína obtida in vitro apresenta o mesmo número e sequência de aminoácidos que a proteína produzida in vivo, o que garante que ela exerça a mesma função da proteína original.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2204773 Biologia
A insuficiência dos serviços de saneamento, a aglomeração humana em determinadas áreas e a habitação inadequada colaboram para o surgimento das chamadas Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI), que têm relação direta com o ambiente degradado.
DRSAIs que podem ser transmitidas por intermédio do contato direto com a água contaminada incluem
Alternativas
Q2204776 Biologia
A Caatinga conta com 5.218 espécies de fungos e plantas. Há registros de 734 espécies de fungos, 44 espécies de algas, 93 espécies de briófitas, 25 espécies de samambaias, 2 espécies de gimnospermas e 4.320 espécies de angiospermas.
(FORZZA et al, 2010).
O número total de espécies, citadas no texto, que possuem vasos condutores, mas não produzem frutos, é igual a
Alternativas
Q2204777 Biologia
“Existem dois ciclos reprodutivos fortemente associados nas mulheres. O termo ciclo menstrual refere-se especificamente às mudanças que ocorrem cerca de uma vez por mês no útero. Tais mudanças cíclicas no útero são controladas, por sua vez, pelo ciclo ovariano. Assim, o ciclo reprodutivo das mulheres é na realidade um ciclo integrado envolvendo dois órgãos, o útero e os ovários.”
(Adaptado de: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015).
Com relação ao ciclo reprodutivo feminino, analise as afirmativas a seguir:
I. O ciclo ovariano é controlado pelos hormônios FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), ambos produzidos pela adenohipófise.
II. Durante a fase folicular do ciclo ovariano, o estrógeno secretado em quantidades crescentes pelo folículo em desenvolvimento leva a um pico na produção de LH que, por sua vez, determina a ovulação.
III. Após a ovulação, segue-se a fase lútea do ciclo ovariano, período em que o corpo lúteo secreta progesterona. Esse hormônio estimula as glândulas do endométrio a secretar seus produtos (fase secretora) e mantém o endométrio desenvolvido.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2204784 Biologia
O sistema nervoso, presente apenas em animais, coordena diversas funções do organismo, participando de seu equilíbrio e das reações aos estímulos do ambiente.
Com relação ao sistema nervoso humano, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O sistema nervoso central humano, responsável por receber, analisar e integrar informações dos meios externo e interno, é dividido em encéfalo e nervos cranianos.
( ) O sistema simpático está relacionado à preparação do corpo para a ação, promovendo reações como a dilatação das pupilas, a aceleração dos batimentos cardíacos e a produção de adrenalina e noradrenalina.
( ) A medula espinal, assim como o encéfalo, é constituída de uma substância branca e uma substância cinzenta, mas a disposição delas é diferente nos dois. Na medula, a substância cinzenta está presente no exterior e a substância branca na parte interna.
As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2204788 Biologia
“A cobertura vegetal nativa da região do município de Jaboatão dos Guararapes tem ocorrência restrita a poucas áreas, representada por restos da antiga Mata Atlântica e pelos tipos designados como capoeira, capoeirinha densa, capoeirinha rala, vegetação arbustiva, vegetação higrófila e vegetação de manguezal. As áreas de ocorrência de Mata Atlântica perfazem pouco mais de 3% do município.”
(Adaptado de CPRM. Atlas do meio físico do município do Jaboatão dos Guararapes. Estado de Pernambuco. Recife: CPRM, 1997)
Com relação ao bioma brasileiro Mata Atlântica, analise os itens a seguir:
I. Historicamente, os ciclos da cana-de-açúcar e o do café são exemplos de ações antrópicas que afetaram a Mata Atlântica.
II. Ecossistemas costeiros, como os manguezais e as restingas não têm associação possível com a Mata Atlântica.
III. A Mata Atlântica é um ecossistema ameaçado, sofrendo grande pressão antrópica e por isso é classificado como um hotspot de biodiversidade.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2204792 Biologia
A matéria e a energia de um ecossistema passam de um ser vivo para outro por meio da nutrição, criando as cadeias e teias alimentares.
Com relação às cadeias e suas representações em pirâmides ecológicas, analise os itens a seguir:
I. Em comunidades aquáticas, em alguns momentos, a biomassa de algas microscópicas (fitoplâncton) pode ser menor que a de consumidores primários (zooplâncton), fazendo com que a pirâmide ecológica fique invertida.
II. Quanto mais distante estiver um nível trófico do nível do produtor, menor será a energia química disponível no conjunto de seus integrantes.
III. A quantidade de matéria orgânica produzida pelas plantas de um ecossistema em certo intervalo de tempo e por determinada área ou determinado volume, descontando-se a parte consumida pela própria planta na respiração, é chamada de produtividade primária bruta.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: C
6: E
7: E
8: C
9: B