Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Analista em Saúde - Terapia Ocupacional

Foram encontradas 30 questões

Q2310762 Terapia Ocupacional
Em uma enfermaria de pós-operatório, é indicada a avaliação de uma paciente negra, de 55 anos, destra, que passou por uma mastectomia total direita. Diante da ausência de dados sobre a paciente no prontuário, o terapeuta ocupacional pergunta à paciente sobre seus papéis ocupacionais desempenhados antes da cirurgia, utilizando o instrumento de avaliação próprio para este fim.
Avalie se as categorias de papéis ocupacionais apresentadas na Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais incluem:
I. amiga; II. serviço doméstico; III. religioso.
Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q2310763 Terapia Ocupacional
Considerando o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, uma das responsabilidades fundamentais do terapeuta ocupacional estabelecidas no capítulo II da Resolução nº 425, de 08 de julho de 2013, é 
Alternativas
Q2310764 Terapia Ocupacional
Roberta, mulher branca, de 29 anos, de classe média, é levada com perda da consciência para o serviço de urgência-emergência de um hospital público de uma região pobre da cidade.
Após a avaliação e os procedimentos médicos, com indicativo de traumatismo crânio-encefálico, a paciente, já na enfermaria, é indicada para avaliação do serviço de Terapia Ocupacional hospitalar. No prontuário há registros de dependência da paciente para as atividades de higiene pessoal.
Em avaliação inicial, o terapeuta ocupacional identifica hematomas na região da cabeça, no tórax e no membro superior direito da paciente. Durante a entrevista com o terapeuta, Roberta relata ser casada há mais de 5 anos com um conhecido médico da zona rica da cidade, e ter com ele uma relação turbulenta, marcada por brigas e agressões físicas, por ele ser muito ciumento. Relata que sua dificuldade de movimentar o braço é antiga, devidas às frequentes agressões do marido, sempre na mesma região.
Em avaliação física são descartadas disfunções neuro-músculoligamentares, caracterizando a dor provocada pela contusão. Em dado momento, Roberta desabafa em prantos, dizendo não suportar mais viver situações como a atual. Reclama que o marido sempre a leva a hospitais diferentes, longes de onde mora, para que a imagem de seu marido seja preservada. Sinaliza seu receio de morrer, pois relata que as brigas têm sido cada vez mais violentas. Após o desabafo, a paciente pede ajuda ao terapeuta ocupacional em relação à situação.
Diante do quadro apresentado, seguindo as recomendações do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, o terapeuta ocupacional deve
Alternativas
Q2310765 Terapia Ocupacional
Levando em consideração os princípios dos cuidados paliativos, e o papel do terapeuta ocupacional neste contexto, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Criar uma ambiência para se falar da morte e auxiliar o sujeito a realizar suas atividades significativas, dentro de suas possibilidades, bem como ampliar a sua autonomia com qualidade até a finitude da vida.
( ) Promover diálogos com padres, mães de santo, pastores, monges, ou seja, com sacerdotes que já tenham vínculos com o paciente para ampliar as possibilidades de construção de projetos terapêuticos ocupacionais que considerem a espiritualidade como parte integrante dos cuidados paliativos
( ) Promover grupos de usuários e familiares abordando o tema da finitude da vida, com orientações de atividades que os preparem para o momento da morte com qualidade de vida durante esse processo.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2310766 Terapia Ocupacional
Autores do campo da Terapia Ocupacional em contextos hospitalares afirmam que o adoecimento e a hospitalização de longa duração podem causar diferentes tipos de danos e significativas rupturas no cotidiano dos pacientes internados.
Nesse contexto, o terapeuta ocupacional deve usar técnicas terapêuticas de posicionamento, mobilização e conservação de energia, para alívio de sintomas físicos, melhora funcional e do autocuidado, bem como o uso de
Alternativas
Q2310767 Terapia Ocupacional
Num contexto hospitalar pediátrico, o terapeuta ocupacional, orientado por uma clínica ampliada e por uma concepção de cuidado integral, considera a ambiência como elemento estruturante de suas abordagens. Com isso em mente, avalie se o terapeuta ocupacional pode recorrer às seguintes ações:

I. Promoção de abordagens grupais e individuais em enfermaria pediátrica, utilizando jogos e brincadeiras que minimizem os estresses e rupturas de vínculos e rotinas durante o período de internação.
II. Criação de espaços para construção de vínculos família-bebê, promovendo o acolhimento das demandas emocionais de modo singular, tanto da família quanto de cada criança, considerando as necessidades cognitivas, sociais e afetivas de cada um.
III. Orientar as famílias e as equipes multiprofissionais sobre as atividades básicas da vida diária da criança dentro do contexto hospitalar, priorizando as patologias e limitações de cada criança.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2310768 Terapia Ocupacional
A avaliação é um procedimento fundamental para a construção de um projeto terapêutico ocupacional que venha favorecer bons resultados e prognósticos aos pacientes.
Considerando o contexto hospitalar, relacione os tipos de testes e exames de avaliação às respectivas descrições. 
1. Mini Exame do Estado Mental -MEEM 2. SF-36 3. Medida Canadense de desempenho ocupacional 4. GLASGOW 5. PERME

( ) Identifica problemas no autocuidado, atividade produtiva, lazer bem como seu grau de importância para o sujeito.
( ) Investiga memória, atenção, concentração, orientação espaço-temporal.
( ) Pesquisa de Atividade de Vida Diária e qualidade de vida.
( ) Avalia o nível de consciência com três parâmetros de respostas (ocular, verbal e motora)
( ) Mede de forma objetiva, a condição de mobilidade do paciente internado na UTI.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q2310769 Terapia Ocupacional
A correta abordagem do terapeuta ocupacional diante dos impactos no cotidiano de pessoas em situação de perdas e luto inclui 
Alternativas
Q2310770 Terapia Ocupacional
De acordo com o Comitê de Ajudas Técnicas de 2009, no que diz respeito ao rol das categorias da Tecnologia Assistiva, avalie se os recursos usados no cuidado de pacientes hospitalizados em UTI incluem:
I. Sonda nasoentérica e nasogástrica. II. Sonda de gastrostomia e orogástrica. III. Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa.
Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q2310771 Terapia Ocupacional
Ao prescrever recursos de tecnologia assistiva ao paciente acamado, o terapeuta ocupacional deve considerar alguns aspectos fundamentais, e somente utilizar tais recursos quando
Alternativas
Q2310772 Terapia Ocupacional
Pacientes com disfunções reumatológicas são acometidos por dores articulares cotidianamente. Orientações sobre a percepção de fatores que influenciam no padrão e intensidade da dor, são condições preliminares para que o terapeuta ocupacional elabore projetos terapêuticos para aliviar a dor ou minimizar os sintomas desconfortáveis.
No que diz respeito a esses fatores, avalie se os itens a seguir são verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) quadros depressivos. ( ) mudanças na rotina. ( ) uso de medicação.
Os itens são, respectivamente,
Alternativas
Q2310773 Terapia Ocupacional
Considerando a reabilitação psicossocial como diretriz do trabalho do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental, com vistas à construção de projetos terapêuticos ocupacionais singulares, é de fundamental importância que o profissional analise
Alternativas
Q2310774 Terapia Ocupacional
A família tem lugar primordial de cuidado e proteção de seus membros, em especial, em situações de cronificação de doenças e de necessidade de cuidados prolongados.
A abordagem técnica e ética do terapeuta ocupacional nesse contexto tem como objetivo 
Alternativas
Q2310775 Terapia Ocupacional
Alguns cuidados são necessários na hora de o terapeuta ocupacional eleger seus recursos terapêuticos no contexto hospitalar.
A esse respeito, avalie se as recomendações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Utilizar pranchas de comunicação alternativa apenas nos ambulatórios, pois nas UTI são agentes de infecções.
( ) Confeccionar almofadas e coxins de posicionamento para utilização exclusiva de cada paciente internado.
( ) Propor sessões de filmes e karaokê apenas em atividades ambulatoriais, para não interferir no silêncio e repouso aos pacientes de enfermarias.
( ) Confeccionar órteses de repouso para pacientes internados apenas em material termoplástico.

As recomendações são, respectivamente,
Alternativas
Q2310776 Terapia Ocupacional
Mesmo com a Reforma Psiquiátrica, ainda há um número significativo de pessoas que vivem em hospitais ou em leitos psiquiátricos.
Suponha que o terapeuta ocupacional identifica, numa das enfermarias em que trabalha, no hospital geral, um paciente com histórico de esquizofrenia e sem familiares, que está há mais de 3 anos no hospital sem nenhuma intercorrência clínica e nenhum sintoma psiquiátrico positivo. Junto à equipe da enfermaria propõe elaborar um projeto terapêutico que viabilize a saída desse paciente do hospital. O projeto conta com ações integradas à Redes de Atenção Psicossocial.
Diante do caso exposto, este é um projeto de
Alternativas
Q2310777 Terapia Ocupacional
Em serviços de saúde mental, de base territorial e orientados pelas diretrizes do Ministério da Saúde, de redução de danos, como os CAPS-Ad, terapeutas ocupacionais acolhem usuários em situações de crise geradas pelo uso problemático de substâncias psicoativas.
Considerando o contexto apresentado, o terapeuta ocupacional deve adotar a seguinte abordagem:
Alternativas
Q2310778 Terapia Ocupacional
João, homem preto, de 45 anos, profissão policial militar, foi internado em hospital especializado em traumato-ortopedia, devido a uma lesão raquimedular, na altura de L5, por perfuração de bala, fruto de acidente de trabalho numa operação policial. Diante de outras condições de comorbidade, o tempo de internação de João tem sido maior que o habitual para o caso, o que tem gerado maiores demandas de cuidados da equipe de enfermagem no leito, embora João apresente funcionalidade preservada de membros superiores e os estados de lucidez, comunicação e volição preservados. O serviço de terapia ocupacional foi acionado para proceder a avaliação de João, a fim de identificar a possibilidade de favorecer o treinamento de atividades básicas e instrumentais da vida diária no ambiente hospitalar.
Considerando o quadro de João, assinale a opção correta para a indicação, bem como o tipo de atividade a que se refere a prescrição do terapeuta ocupacional para o caso
Alternativas
Q2310779 Terapia Ocupacional
A prescrição e uso das órteses para crianças apresentam diferentes tipos de indicação e de objetivos terapêuticos em diferentes contextos.
Nesse sentido, observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta corretamente o nome, o tipo de indicação e os objetivos terapêuticos da órtese para esse caso. 
Alternativas
Q2310780 Terapia Ocupacional
Fernanda tem 2 anos e ainda não consegue sentar. É encaminhada ao serviço de terapia ocupacional com o objetivo de avaliar e traçar plano terapêutico para cuidar de seu atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
No que concerne ao déficit postural, o terapeuta ocupacional deve
Alternativas
Q2310781 Terapia Ocupacional
No contexto hospitalar infantil, quando a criança permanece limitada ao leito por longos períodos de internação, é frequente a prescrição de órteses estáticas para atingir objetivos como, por exemplo, 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D
5: A
6: E
7: A
8: C
9: B
10: A
11: A
12: D
13: D
14: C
15: B
16: B
17: A
18: E
19: A
20: E