Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Analista em Saúde - Veterinária

Foram encontradas 27 questões

Q2310792 Veterinária
Para auxiliar no tamponamento dos ácidos graxos produzidos, e para contribuir para o meio de fermentação dentro das câmaras anteriores do estômago, um enorme volume de saliva é produzido pelas glândulas salivares dos bovinos.
Sobre as glândulas salivares em bovinos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2310793 Veterinária
A hemoncose é uma doença parasitária importante causada pelo parasita nematoide do gênero Haemonchus. Os ovinos e caprinos são a ela mais suscetíveis.
Nos ovinos, o principal local onde se encontram esses parasitas na forma adulta é no
Alternativas
Q2310794 Veterinária
Vários microrganismos ou toxinas podem causar problemas reprodutivos em suínos. Um exemplo é a zearalenona, micotoxina produzida por fungos do gênero Fusarium, muito encontrada como contaminante natural em diversos alimentos, com destaque especial para o milho.
O principal problema reprodutivo, em suínos, causado pela ingestão de zearalenona é
Alternativas
Q2310795 Veterinária
A esporotricose é uma doença fúngica causada pelo complexo Sporothrix spp. de grande importância em saúde pública, uma vez que afeta não apenas animais domésticos como também o homem.
Sobre o diagnóstico da esporotricose, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310796 Veterinária
O ciclo estral pode ser dividido em diferentes estágios, sendo cada estágio caracterizado por alterações dos ovários ou comportamentais.
O estágio durante o qual começa o desenvolvimento do corpolúteo, imediatamente após o período ovulatório é chamado de
Alternativas
Q2310797 Veterinária
Os ruminantes conseguem usar carboidratos de origem vegetal que os humanos não são capazes de digerir, graças a suas adaptações anatômicas e fisiológicas.
Sobre o processo de fermentação que ocorre no rúmen, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2310798 Veterinária
O processo de respiração envolve diferenças de pressão, criadas por um aumento ou redução do volume do tórax, que levam à entrada e saída de ar dos pulmões como resposta.
Sobre as pressões respiratórias, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2310799 Veterinária
Os macro e os microminerais são importantes para o crescimento e a reprodução normais dos animais, atuando em processos fisiológicos como manutenção do equilíbrio ácido-básico, transmissão nervosa e componentes de hormônios.
Um importante micromineral é o 
Alternativas
Q2310800 Veterinária
A tristeza parasitária bovina (TPB) é um complexo de doenças parasitárias causadas por vários agentes etiológicos, porém com sintomatologia e epidemiologia similares.
Ela gera grandes prejuízos econômicos ao rebanho mundial, principalmente em países tropicais e subtropicais. Sobre a TPB, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310801 Veterinária
No Brasil, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) possui uma legislação voltada para o diagnóstico dessas doenças, dada a relevância de ambas.
Especificamente sobre o diagnóstico da brucelose em bovinos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310802 Veterinária
O diagnóstico da tuberculose em bovinos é realizado por meio de testes alérgicos de tuberculinização intradérmica, conforme estabelecido pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
Sobre esses testes de tuberculinização, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2310803 Veterinária
A Artrite Encefalite Caprina (CAE) é uma importante doença infecciosa e contagiosa em caprinos, bastante conhecida como joelho grosso. No Brasil, ela está amplamente disseminada em rebanhos caprinos leiteiros.
Sobre a CAE, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310804 Veterinária
A criação de caprinos e ovinos possui alta participação no agronegócio brasileiro. Uma das formas mais eficientes e de baixo custo de se manter uma boa genética no rebanho é a inseminação artificial.
Sobre o procedimento de inseminação artificial em caprinos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310805 Veterinária
Técnicas de controle do ciclo estral e ovulação em bovinos de corte são muito utilizadas atualmente, facilitando a utilização da inseminação artificial e permitindo que o criador escolha qual a época do ano mais adequada para a inseminação do rebanho.
Sobre os meios para o controle do ciclo estral, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2310806 Veterinária
A dermatofilose, cujo agente etiológico é o Dermatophilus congolensis, é uma afecção amplamente distribuída no mundo, mas apresenta maior prevalência em regiões úmidas, tropicais e subtropicais. Quando os ovinos são afetados, essa doença também é conhecida como lã de pau, devido ao aspecto que sua pelagem adquire.
Sobre a dermatofilose em ovinos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310807 Veterinária
A cetose bovina é um transtorno metabólico que pode ocorrer em vacas leiteiras, geralmente ocorrendo no período pós-parto. Ocorre quando há um excesso na produção e concentração de corpos cetônicos na corrente sanguínea devido a uma maior exigência de energia para que possa haver a produção do leite.
Sobre o metabolismo energético e cetose em bovinos, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310808 Veterinária
Bovinos, ovinos, caprinos e suínos todos possuem um total não variável de sete vértebras
Alternativas
Q2310809 Veterinária
Sobre as particularidades do aparelho locomotor nas diferentes espécies animais, com relação aos ossos do membro torácico é correto afirmar que
Alternativas
Q2310812 Veterinária
A criptorquidia é uma anomalia do sistema reprodutivo masculino, ocorrendo comumente em equinos, suínos, caprinos, cães e gatos. Quando identificado, o procedimento recomendado é remover o animal criptorquida da reprodução.
Sobre o criptorquidismo, é correto afirmar que
Alternativas
Q2310813 Veterinária
No aparelho reprodutor masculino, o local dos testículos onde os espermatozoides são armazenados e maturados é
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: E
6: D
7: E
8: C
9: A
10: A
11: D
12: B
13: E
14: C
15: D
16: A
17: A
18: C
19: D
20: B