Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Médico - Geriatra

Foram encontradas 30 questões

Q2312572 Medicina
Um dos critérios diagnósticos centrais que diferencia a Demência com Corpos de Lewy (ou Transtorno Neurocognitivo Maior com Corpos de Lewy) da Demência de Alzheimer é a presença de
Alternativas
Q2312573 Medicina
Paciente de 65 anos apresenta quadro de vertigem episódica quando faz determinados movimentos da cabeça. A manobra posicional de Dix-Hallpike tem como objetivo a identificação de vertigem postural paroxística benigna, condição mais comum de vertigem em idosos.
A característica do nistagmo clássico que torna o teste positivo para VPPB é 
Alternativas
Q2312574 Medicina
Paciente de 86 anos, portadora de hipertensão arterial de difícil controle, incontinência urinária de urgência em uso de fralda geriátrica, obesidade, diabetes mellitus tipo II, sem resposta adequada ao uso de metformina oral.
Para esse caso, os inibidores da enzima SGLT-2 (sodium-glucose cotransporter 2), como a dapaglifosina ou empaglifosina, se indicados, devem ser usados com cautela porque
Alternativas
Q2312575 Medicina
Paciente de 74 anos apresenta quadro de perda não controlada de urina de volume moderado, que ocorre imediatamente após uma necessidade urgente e incontrolável de urinar. Foi prescrita a oxibutinina, com intuito de redução da frequência e maior controle da micção. Entretanto, a paciente começou a se queixar de sonolência, tontura, boca seca e constipação.
Essas reações adversas da oxibutinina se devem ao seu potente efeito
Alternativas
Q2312576 Medicina
Paciente de 72 anos, portador de hipertensão arterial e diabetes, queixa de dor em queimação e aperto na panturrilha direita ao caminhar 100 metros. A dor diminui ou cessa rapidamente quando o paciente para de andar.
Diante desse quadro, assinale a opção que indica o tipo de claudicação que o paciente apresenta e o melhor exame para a identificação do quadro mais provável do paciente.
Alternativas
Q2312577 Medicina
A abordagem diagnóstica do hipotireoidismo no idoso inclui a pesquisa de condições clínicas e medicamentos que podem interferir na função tireoidiana.
Assinale o medicamento que pode induzir ao hipotireoidismo no idoso por levar à alteração da secreção do hormônio tireoidiano.
Alternativas
Q2312578 Medicina
Paciente de 60 anos apresenta déficit da memória e alteração da atenção e concentração, comprovados por testes cognitivos de rastreio.
A característica que está presente no transtorno cognitivo leve e que diferencia essa condição de um quadro de demência é a
Alternativas
Q2312579 Medicina
Sobre a reposição hormonal para prevenção e tratamento de sarcopenia, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A reposição de testosterona aumenta a massa muscular está indicada de forma rotineira homens com idade acima de 60 anos.
( ) O tratamento farmacológico da sarcopenia, embora motivo de intensas pesquisas, ainda não é indicado, não havendo medicações aprovadas essa condição.
( ) A suplementação de hormônio do crescimento (GH) em idosos saudáveis demonstrou eficácia em melhorar a funcionalidade ou outros desfechos clínicos relacionados à idade.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2312580 Medicina
Paciente de 65 anos apresenta quadro de tremor fino, rápido, com as mãos estiradas, persistente, que melhora com uso de propranolol, de longa data. O paciente relata que seu pai também apresentava esses sintomas.
Assinale o diagnóstico mais provável para o caso.
Alternativas
Q2312581 Medicina
Um dos diagnósticos diferenciais das síndromes parkinsonianas em idosos é o parkinsonismo medicamentoso ou induzido por uma substância. A substância pode levar ao parkinsonismo devido a sua ação antidopaminérgica é
Alternativas
Q2312582 Medicina
Paciente de 68 anos, portador de declínio cognitivo progressivo em múltiplas funções, há aproximadamente 10 meses, com relativa preservação da memória, mas perda funcional intensa devido à quadro de rigidez, ataxia da marcha, múltiplas quedas e bradicinesia. Apresenta alucinações visuais recorrentes e sono extremamente agitado desde o início do quadro, que vem levando à uma sobrecarga da família nos cuidados.
Considerando a causa mais provável de demência nesse caso, o medicamento que deve ser evitado por risco de hipersensibilidade grave é
Alternativas
Q2312583 Medicina
Paciente de 90 anos, frágil, portador de disfagia pela demência de Alzheimer, apresenta quadro de tosse produtiva, febre e estertores crepitantes no pulmão direito.
Considerando a aspiração de conteúdo oral e/ou gástrico a principal causa da pneumonia descrita, assinale o agente etiológico que se deve considerar para a prescrição da antibioticoterapia.
Alternativas
Q2312584 Medicina
As lesões por pressão, chamadas anteriormente de úlceras de decúbito, são consequências frequentes da síndrome da imobilidade.
Sobre a prevenção das lesões por pressão em um paciente restrito ao leito, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A desnutrição, desidratação, má higiene e sedação excessiva são fatores que contribuem para a formação de lesões por pressão.
( ) A mudança de decúbito, preferencialmente de duas em duas horas, é uma medida protetiva recomendada para a prevenção de lesões por pressão.
( ) O colchão piramidal, ou “caixa de ovo”, mostra-se muito eficaz na prevenção de lesões por pressão, estando indicado a todos os pacientes com síndrome de imobilidade.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2312585 Medicina
Paciente de 65 anos queixa-se de dificuldade de manter a ereção peniana suficiente para uma relação sexual satisfatória e pergunta se pode utilizar a sildenafila.
Considerando que os inibidores da PDE-5 (sildenafila, tadalafila, vardenafila) possuem evidência na melhora da disfunção erétil, a prescrição desses medicamentos está contraindicada de forma absoluta se o paciente
Alternativas
Q2312586 Medicina
Paciente de 65 anos, idoso robusto, autônomo e independente, apresenta alto risco para doença cardiovascular, por ser tabagista, portador de diabetes mellitus associada à presença de placa > 1,5 mm em carótidas à ultrassonografia.
De acordo com as Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, assinale a melhor recomendação para o tratamento desse paciente.
Alternativas
Q2312587 Medicina
Como uma forma de rastreio de sarcopenia, a medida antropométrica mais sensível para avaliação da massa muscular em idosos é
Alternativas
Q2312588 Medicina
Paciente idosa, de 90 anos, apresentava quadro de insônia e ansiedade ao se deitar. Sua filha, preocupada, administrou por conta própria o medicamento clonazepam 2 mg. A paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência por mais de 24 horas após o uso do Clonazepam, sendo levada ao pronto-socorro.
Assinale a mudança fisiológica do envelhecimento que pode ter levado ao aumento da meia-vida do Clonazepam nessa paciente.
Alternativas
Q2312589 Medicina
Entre os inibidores seletivos da receptação de serotonina (ISRS) usados para tratamento da depressão maior, aquele que, de acordo com os Critérios de Beers (2023), deve ser evitado em idosos por apresentar maior efeito anticolinérgico é 
Alternativas
Q2312590 Medicina
Paciente de 88 anos, portador de insuficiência cardíaca, apresentou quadro de alteração da memória, orientação, afasia de Broca e alteração da função executiva associada à hemiplegia à direita, após quadro de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) há um ano, mas recuperando parte da sua funcionalidade após reabilitação motora.
Apresentou novo quadro de AVCi há 2 meses, evoluindo com dependência para atividades básicas e instrumentais de vida diária e piora cognitiva significativa em múltiplas funções.
Assinale o tipo de demência apresentada pelo paciente. 
Alternativas
Q2312591 Medicina
Sobre o esquema de vacinação antipneumocócica para idosos recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (2023- 2024), analise as afirmativas a seguir:

I. Para pacientes idosos que nunca foram vacinados com a vacina antipneumocócica, recomenda-se uma dose da vacina pneumocócica conjugada 13 valente (VPC - 13), seguida de uma dose da vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP- 23), após 6 a 12 meses.
II. Recomenda-se a vacinação antipneumocócica somente para idosos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica.
III. Para idosos que já receberam uma dose de VPP- 23, é recomendada a aplicação de uma dose de VPC – 13, após 1 ano.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: B
5: C
6: A
7: D
8: D
9: B
10: C
11: B
12: A
13: C
14: A
15: E
16: A
17: E
18: A
19: B
20: C