Questões de Concurso Público Prefeitura de São José dos Campos - SP 2023 para Técnico em Radiologia
Foram encontradas 7 questões
“Um burro atravessava um rio carregando sal. Como escorregou e caiu na água, o sal derreteu e a carga tornou-se mais leve. Feliz com isso, quando certa vez passava novamente perto do rio carregando esponjas, acreditou que, se caísse de novo, também aquela carga se tornaria mais leve. Então, escorregou de propósito, mas aconteceu-lhe que, como as esponjas absorveram a água, ele não pôde mais levantar-se e ali morreu afogado”.
Nessa fábula, o fato narrativo inicial, que desencadeia todas as demais ações, é
“É proibido pisar no gramado. Quem não souber ler, pergunte ao guarda. ”
Sobre esse texto, assinale a afirmação correta.
“ABERTURA DOS PORTOS – Monumento erigido na Praia do Russel, em comemoração ao Decreto de D. João VI, em 28/01/1808, determinando a abertura dos portos, medida que acarretou a integração do Brasil no comércio exterior. Este monumento, de bronze, é constituído por duas imagens de mulher, simbolizando o “Comércio” e a “Navegação”. O referido monumento foi obra de Eugène Benet, escultor francês”.
Nesse trecho, apareceu três vezes o vocábulo “monumento”; a estratégia empregada pelo autor do texto para que essa repetição não se tornasse inadequada foi
“Há algum tempo vi um anúncio muito interessante na televisão: um cachorro era abandonado numa estrada e seus olhos imploravam que não o deixassem. Era um pequeno poema terno e triste, talvez um pouco cruel. Agradam-me muito mais os anúncios que muitos filmes ruins ou banais que, em lugar de divertir ou educar, somente nos consideram imbecis. Os anúncios são ideais por três motivos. O primeiro: são curtos e concisos. O segundo: neles aparecem frequentemente jogos de palavras. E em terceiro lugar, embora não menos importante: chegam até nós de uma forma fulminante, como um pequeno raio de inspiração. Assim, deixando de lado as mensagens subliminares e as bobagens do tipo “seja livre com este carro esportivo”, um pequeno poema vale mais que cento e vinte minutos de chatice.
Esse texto de caráter argumentativo mostra a seguinte tese: