Questões de Concurso Público SEDUC-TO 2023 para Professor da Educação Básica - Professor Regente - Educação Indígena Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Foram encontradas 27 questões
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Editora: Lexikon; 7ª edição; p. 199.
Essa definição da classe dos artigos se fundamenta nos seguintes critérios:
Assinale a opção em que essa modificação foi feita de forma adequada.
Millôr Fernandes.
Sobre a estruturação desse pequeno texto, é correto afirmar que se trata de um texto
Millôr Fernandes
Nesse segmento há uma relação lógica entre profetas e seguidores, relação essa que se repete em
Verbos abundantes são aqueles que possuem duas ou mais formas equivalentes
Assinale a opção que só apresenta verbos abundantes do
particípio.
Segundo Luciano (2011), a educação como manejo do mundo vem para contrapor a ideia de educação para manipulação, exploração, dominação e destruição do mundo, pois a ciência, embora busque a compreensão da natureza, é sempre para subjugá-la, dominá-la, explorá-la como se isso fosse possível em sua plenitude e, não para compreendê-la, respeitá-la, protegê-la e cuidá-la como algo tão imprescindível para a vida no planeta.
LUCIANO, G. J. S.. Educação para o manejo e a domesticação do mundo entre a escola ideal e a escola real. Os dilemas da educação escolar indígena no Alto do Rio Negro. Tese. UnB: Brasília, 2011.
O fragmento tem o objetivo de
Um site brasileiro totalmente escrito em idioma indígena vem se mostrando um grande aliado na luta contra o desaparecimento de línguas nativas do Brasil. A página virtual Kanhgág Jógo (em português, Teia Kaingang), lançada em 2008, está permitindo a modernização e a manutenção do idioma tradicional da comunidade Kaingang, que, com seus cerca de 30 mil representantes em aldeias das regiões Sul e Sudeste, é uma das cinco maiores populações indígenas do país. Essa modernização ocorre não apenas pelo fato de a internet ser um suporte tecnológico de ponta, mas também por oferecer um espaço para a ampliação do uso e da geração de conteúdo no idioma kaingang.
Disponível em:<https://cienciahoje.org.br/acervo/rede-indigena/. > . Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Uma língua morre quando uma geração deixa de passá-la para a seguinte. Este é um fator preponderante quando pesquisadores falam em morte de línguas. Quando isso ocorre são pouquíssimos os falantes que manterão a sua língua ao longo do tempo. Esse é um fato que vem sendo constatado pelas pesquisas com línguas indígenas onde quer que elas ocorram. O resgate de uma língua extinta requer tremendos esforços e recursos financeiros. Uma língua sendo deslocada, ainda não extinta, pode ser revigorada, fortalecida, empoderada (empowered), mas requer esforços não só de seus falantes, como de especialistas e de políticas governamentais que cumpram seu papel de salvaguarda de seus bens imateriais, caso das línguas indígenas brasileiras.
BRAGGIO, S. L. B. Os diferentes tipos de situação sociolinguística e os tipos de empréstimos na adição do português ao xerente akwén: fatores positivos e negativos. Liames (UNICAMP), v. 12, p. 157-177, 2012.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
ESBELL, Jaider. Makunaima, o meu avô em mim! Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 11-39, jan/jul, 2018.
Considerando o texto de Jaider Esbell, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sentidos, que têm constituição espaço-temporal, são ideológicos e, por isso, dependentes das esferas de atividades em que circulam.
II. Expor Makunaíma em Makunaíma faz revolver as narrativas da história e possibilita retirar da invisibilidade questões da ancestralidade, da organização social e da subjetividade do indígena.
III. Ações decoloniais, como atos de insurgência, podem ser experimentadas nas obras, nas vozes e na agentividade dos artistas indígenas contemporâneos.
Está correto o que se afirma em
Nos enunciados da narrativa a seguir, há o uso de palavras de línguas da família tupi-guarani
Disponível em: <https://www.mundinhodacrianca.net/wpcontent/uploads/2018/06/mImageHandlerA-4.png>. Acesso em 10 mar. 2023.
Sobre o uso de palavras de línguas indígenas na língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir.
I. A língua usada no dia a dia do Brasil recebeu grande influência do idioma tupi.
II. A contribuição do tupi se deu principalmente no vocabulário com nomes de plantas e animais que não eram conhecidos pelos colonizadores.
III. A língua portuguesa do Brasil, mediante o contato com o tupi, se diferenciou muito do português falado em Portugal.
Está correto o que se afirma em
Ao fazer menção à educação indígena, nos referimos aos ensinamentos que são passados pela família, considerando sempre os saberes dos mais velhos, uma vez que estes são os sábios da aldeia, os detentores dos saberes tradicionais. E, para o Povo Pankararu, esses saberes são traduzidos através de várias expressões. O canto é uma das mais completas, que faz conexões com diversos contextos. Podemos afirmar que os Toantes indígenas vêm sendo passados pelos nossos antepassados e vivem, através dos tempos, na memória de todos nós. Nossos antepassados traduziram nossa história através dos Toantes. Eles nos deixaram saberes sobre todos os assuntos. Cantaram a natureza, a geografia, as pessoas, as histórias, as lendas, as curas e deixaram vivos na memória de cada geração. Os cantos fazem parte de diferentes momentos. Toantes e Torés são saberes e memória. O espaço da escola sistematiza saberes, o fazer pedagógico indígena tem os Toantes também presentes nessas construções de aprendizagens.
PANKARARU, Elisa. Nossos saberes, nossos cantos. Disponível em:<http://www.thydewa.org/wp-content/uploads/2013/12/CANTANDO-web-2013.pdf> . Acesso em 4 mar. 2023.
Segundo o texto, os Toantes e Torés são
Analise a tirinha a seguir.
Disponível em: <https://developerslife.tech/pt/> Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
A pintura corporal é usada em certos rituais e de acordo com o gênero e a idade. Indicam os grupos sociais ou a função de cada indivíduo do povo indígena. Muitas vezes estão associadas a rituais onde ocorrem danças indígenas. As tintas usadas são naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O jenipapo é o fruto mais usado. Os índios o utilizam para escurecer a pele, enquanto o urucum dá o tom vermelho. Já o branco é conseguido através da tabatinga. São as mulheres que pintam os corpos e os desenhos têm valor simbólico, retratando um momento ou um sentimento.
Disponível em:<https://www.auditorioibirapuera.com.br/em-qual-momento-apintura-corporal-e-utilizada-pelos-indigenas/> . Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/-bibliotecapublica-lugar-de-conhecimentos-parte-6-musica-indigena>. Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto do cartaz, assinale a afirmativa correta.
A história da saúde indígena no Brasil e os desafios da pandemia de Covid-19
Há tempos, nossas populações indígenas enfrentam inúmeras tensões no âmbito da saúde, desde os primeiros contatos com os não indígenas, ainda no século XVI, passando pelas epidemias de gripe e sarampo, no século XX, mais recentemente com a gripe H1N1, em 2009, até a pandemia de Covid-19, em 2020. Cada uma dessas epidemias e/ou crises sanitárias impactaram de diferentes formas os grupos indígenas atingidos, seja social, econômica ou demograficamente, sendo, portanto, importante um olhar para as especificidades de cada região e de cada povo na compreensão e no enfrentamento de questões de saúde pública entre os povos indígenas.
Disponível em: <https://coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1779-ahistoria-da-saude-indigena-no-brasil-e-os-desafios-da-pandemia-de-covid-19. Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
“Apesar da legislação, apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação indígena, o Brasil pouco investe na educação para essas populações. Menos da metade de todas as escolas indígenas são regulamentadas pelos sistemas de ensino; além disso, quando estão funcionando, metade delas não possui material pedagógico adequado. Ou seja, não valorizamos e respeitamos a cultura desses povos, seus saberes ancestrais, seus conhecimentos. Estamos desperdiçando a diversidade cultural e a riqueza de perspectivas inerentes à essa diversidade.”
Disponível em:<https://actionaid.org.br> . Acesso em 4 mar. 2023.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.
CHAMORRO, G.; LANGER, P. P; COMBES, I. Povos Indígenas no MS: História, Cultura e Transformações Sociais. 2012.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
Historicamente a cidade sempre foi um espaço vedado aos indígenas, sendo apenas local de visitas rápidas para compras ou tratamento de saúde. Com o decorrer do tempo a cidade tornou-se um espaço que pode ser apropriado por essa população através de, pelo menos, dois processos: um é a cidade que cresce e encosta na área indígena, tornando-se um bairro da periferia, ou é a cidade que foi fundada a partir de uma aldeia; [...] o outro, é o processo de migração, que adensara a população urbana em função da industrialização e urbanização, que forma os elementos mais valorizados para se alcançar a meta desenvolvimentista [...].
RANGEL, Lucia Helena; GALANTE, Luciana; CARDOSO, Cynthia Franceska. A presença indígena nas cidades. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2013. p. 113- 128.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
CUNHA, M. C.; MAGALHÃES, S. B. e ADAMS, C. Povos tradicionais e biodiversidade no Brasil: contribuições dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais para a biodiversidade, políticas e ameaças. São Paulo: SBPC, 2021.
De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.